/governosp
A Fundação Memorial da América Latina apresenta o simpósio “Língua Portuguesa na América: Estudos e Perspectivas”. Trata-se do segundo encontro de especialistas em vários aspectos de vertentes do português falado no Brasil atualmente. O evento ocorrerá no auditório da Biblioteca Latino-americana Victor Civita, na terça, 30 de abril, a partir das nove da manhã. A entrada é franca.
Falado por mais de 190 milhões de pessoas em um imenso território, o português do nosso país é o objeto de investigação de inúmeros pesquisadores e de inúmeras publicações recentes. Esse simpósio tem como objetivos, portanto, apresentar o resultado de parte dessas pesquisas e publicações ao público. Evento em parceria com a Editora Contexto. Conheça os temas das palestras:
Palestras:
– A ciência etimológica no Brasil: desafios – Dr. Mário Eduardo Viaro (USP)
Resumo: A Etimologia é uma ciência de longa data e, para tal, nesta apresentação, será feito um percurso historiográfico das pesquisas etimológicas desde sua gênese, enfatizando a construção de seu método ao longo dos séculos, até o estabelecimento do método etimológico no século XIX, que é aplicado e desenvolvido no recém-criado Núcleo de Pesquisas em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP/USP), cujo primeiro projeto prevê revisar as datações disponíveis nos dicionários etimológicos atuais. Cumpre observar que há um rigor distinto para cada tipo de origem e de étimo, uma vez que não é possível trabalhar da mesma forma com línguas com vasta documentação e com outras ágrafas. Nesse sentido, a própria técnica de reconstrução e os graus de certeza atribuídos a um étimo são diferenciados e propõe-se, para tal, uma nova simbologia, necessária após décadas de estagnação nos estudos etimológicos, que foram exercidos de maneira fantasiosa, complicando o caráter científico da Etimologia.
– Manuscritos da corte – Dr. Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP/CNPq/FAPESP)
Resumo: Palestra sobre manuscritos antigos, enfatizando os cuidados quanto à autoria, datação, leitura e edição de tais textos para que o resultado sirva de fonte ou base ou objeto para pesquisas e interpretações sócio-históricas, culturais e linguísticas confiáveis. Nessa vertente, o autor falará de cartas manuscritas particulares atribuídas a D. Pedro I e a D. Pedro II.
– Dialética da Língua Portuguesa – Dr. Alcebíades Fernandes Júnior (UnG)
Resumo: Resultante de uma pesquisa de campo realizada desde 1981, o estudo Dialética da Língua Portuguesa caracteriza-se pela sua auto-referência nas relações funcionais extrínsecas e intrínsecas das unidades linguísticas descritas em oito níveis linguísticos, interligando toda a língua por meio de modelos gráficos aplicados a cada nível e associados sucessivamente em diferentes níveis para análise ou produção de estruturas funcionais para a Comunicação, de modo que resulta em um conhecimento hologlótico, autônomo, autodidata e sui-referencial. Por isso, é considerado a “Gramática do Século XXI”.
Serviço:
Língua Portuguesa na América: Estudos e Perspectivas
Mediação Prof: Nailton Matos (UNINOVE)
Coordenação acadêmica: Maria Célia Lima-Hernandes e Murilo Jardelino da Costa
Entrada franca
Não é necessária inscrição prévia (serão fornecidos atestados de presença).
30 de Abril, Terça 9h.
Biblioteca Latino-Americana
Mais Informações:
Tel.: (11) 3823-4780 / E-maileventoscbeal@memorial.sp.gov.br