/governosp
Durante 7 dias, o 3º Festival de Cinema Latino-Americano traz para São Paulo 121 filmes com o melhor da sétima arte produzida na América Latina.
Confirma aqui a programação completa.
1-MOSTRA SOLANAS ( 8 filmes)
ARGENTINA LATENTE / Argentina Latente (Argentina, França e Espanha | 100 min | 2007).direção: FERNANDO SOLANAS
Um ensaio testemunhal sobre as potencialidades da Argentina para enfrentar sua reconstrução. Emocionados testemunhos de técnicos, trabalhadores e cientistas fazem recordar o que foram capazes de fazer e mostram as contradições: um país muito rico com um avançado desenvolvimento científico, que apresenta bolsões de pobreza e não consegue deter a fuga de cérebros.
OS FILHOS DE FIERRO/ Los Hijos de Fierro (Argentina | 120 min | 1972).direção: FERNANDO SOLANAS
O filme parte do poema “Martín Fierro” de José Hernández, escrito em 1872. Toma como referência histórica o período que vai do golpe que derrotou Perón no ano de 1955 até sua volta ao poder em 1973. Filmado em fábricas, sindicatos, bares, na rua e nas casas, é interpretado por gente do povo e um pequeno número de atores profissionais.
A HORA DOS FORNOS / La Hora de los Hornos (Argentina | 264 min | 1968).direção: FERNANDO SOLANAS
A trilogia documental A hora dos fornos é uma obra fundamental do cinema políticomilitante da época, apoiado em uma teoria sobre o cinema da descolonização. Dividese em três partes: “Neocolonialismo e violência”; “Ato para a liberação”, dividido por sua vez em dois grandes momentos – “Crônica do peronismo (1945-1955)” e “Crônica da resistência (1955-1966)” –; e “Violência e liberação”.
MEMÓRIA DO SAQUEIO / Memoria del Saqueo (Argentina, França e Suíça | 120 min | 2004).direção: FERNANDO SOLANAS
A saída do governo do presidente argentino Fernando de La Rúa é o ponto de partida deste documentário que analisa os mecanismos que levaram a Argentina a mergulhar em uma crise sem precedentes na sua história. O cineasta argentino Fernando Solanas não apenas investiga as razões da derrocada de seu país, mas também aponta os principais responsáveis por ela.
A NUVEM/ La Nube (Argentina e França | 114 min | 1998).direção: FERNANDO SOLANAS
O filme narra esforços, alegrias e desventuras de um grupo de atores que defendem seu velho teatro independente que está prestes a ser vendido. São assolados pelos problemas cotidianos e por seus próprios conflitos: o amor, a procura de emprego, o clamor de justiça. Entre a esperança e a resignação, os personagens resistem com dignidade ao retrocesso aos tempos nebulosos.
SUR (Argentina e França | 128 min | 1988).direção: FERNANDO SOLANAS
Argentina, 1983, no final da ditadura, um homem acusado de atividades subversivas deixa a prisão depois de ter permanecido cinco anos nela. Quando redescobre as ruas de Buenos Aires, surge uma série de imagens. Estes fantasmas evocam a história e os sonhos do país em um passeio através da vida e da morte. É o amor de um casal e também uma história de amor por um país.
TANGOS, O EXÍLIO DE GARDEL / Tangos, el Exilio de Gardel (Argentina e França | 118 min | 1985).direção: FERNANDO SOLANAS
Na amargura do exílio, um grupo de argentinos em Paris procura distração e uma ligação com sua cultura montando uma série de tangos. O filme alterna-se entre os vibrantes ensaios e suas vidas limitadas a apartamentos baratos, subemprego, a difícil comunicaçãocom suas famílias em casa, tentando seguir em frente com o que acreditam ser condições temporárias de vida em uma terra estranha.
A VIAGEM / El Viaje (Argentina, México, Espanha, França e Grã-Bretanha | 138 min | 1992).direção: FERNANDO SOLANAS
Martín mora na Terra do Fogo com sua mãe e seu padrasto. A partir de lá, inicia uma viagem pela América Latina em busca de seu pai. No longo trajeto, descobre as necessidades e os sonhos de todo um continente.
2 – CONTEMPORÂNEOS ( 35 filmes)
OS ANDES NÃO CRÊEM EM DEUS / Los Andes No Creen En Dios (Bolívia | 105 Min | 2007). Direção: ANTONIO EGUINO
Nos anos 20, o trem internacional chega a Uyuni, povoado repleto de aventureiros em busca de metais preciosos. É um lugar de estranho magnetismo, carregado de euforia coletiva. Ali convergem cinco personagens – Alfonso, Adolfo, Clota, Genaro e Joaquin – que se envolvem em um jogo de paixões e frustrações.
ANO UNHA/Año Uña (México | 82 min | 2007). Direção: JONÁS CUARÓN
Um romance impossível entre Molly, uma norte-americana de 21 anos, e Diego, um
adolescente mexicano que está entrando na puberdade. Molly viaja pelo México, onde aluga a casa de Diego. Uma relação de proximidade se estabelece entre os dois, mudando a vida de ambos.
O ASSALTANTE /El Asaltante (Argentina | 67 min | 2007). Direção: PABLO FENDRIK
Toda a ação do assaltante ocorre em uma única manhã. Um homem está prestes a executar um plano que esteve preparando há muito tempo. A câmera o segue ao longo de toda sua ação. O público se transforma em testemunha privilegiada dos momentos mais íntimos de ansiedade e desespero que antecipam uma decisão de vida ou morte.
BAIXIO DAS BESTAS (Brasil | 80 min | 2007).direção: CLÁUDIO ASSIS
Zona da Mata de Pernambuco. Auxiliadora é uma menina explorada pelo velho avô. Seu Heitor, um moralista ambíguo que em tudo vê falta de autoridade, mas ganha dinheiro explorando sua neta. Cícero é um jovem de uma conhecida família local que assiste ao drama da menina e cria por ela uma paixão insustentável. Do enfrentamento dos dois será decidido o destino de Auxiliadora.
O BRINDE / El Brindis (Chile | 100 min | 2007).direção: SHAI AGOSIN
A convite de seu pai, que pouco viu durante a vida, Emilia, uma fotógrafa mexicana, viaja para o Chile cheia de insegurança e medos. Ali encontrará sua família, que a receberá tanto com carinho quanto com hipocrisia e lhe mostrará um mundo desconhecido para ela. Obstinado em conquistá-la, Isidoro lhe mostrará seu mundo simples, onde ela irá encontrar David, um homem que passa por uma profunda crise.
CÃO SEM DONO (Brasil | 80 min | 2007).direção: BETO BRANT, RENATO CIASCA
Uma observação de um relacionamento amoroso, escrita com as cores íntimas de um retrato de geração. Narra o encontro entre Ciro, recém-formado em Literatura, que passa por uma crise existencial marcada pelo ceticismo e pela falta de planos, e Marcela, uma modelo em início de carreira, que se entrega de forma obsessiva ao seu trabalho e, com isso, adia para mais tarde a realização de qualquer sonho.
CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS (Brasil | 85 min | 2007). Direção: HILTON LACERDA, LÍRIO FERREIRA
A história de um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, Cartola traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória do país. O retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo.
A CASA DE ALICE (Brasil | 90 min | 2007).direção: CHICO TEIXEIRA
Alice é uma manicure que tem em torno de 40 anos e mora na periferia da cidade de São Paulo. Ao lado de sua família, Alice tenta levar a vida do melhor jeito possível ao enfrentar os problemas do dia-a-dia.
O COBRADOR/ Cobrador, In God We Trust (México, Espanha, Argentina, Grã-Bretanha e Brasil | 96 min | 2006).direção: PAUL LEDUC
A violência é hoje um fato cotidiano e forma parte do imaginário mundial. O cobrador é uma imersão no universo do escritor Rubem Fonseca, a partir do amplo cenário da violência globalizada (ou será da violência da globalização). Onde começa o massacre? O cobrador não pretende dar a resposta, busca traçar o problema a partir de personagens dispersos retratados pelo diretor mexicano Paul Leduc.
DE QUEM É A CINTA-LIGA? / ¿De Quien es el Portaligas? (Argentina | 109 min | 2007).direção: FITO PAEZ
Leo, Romi, e Juli são amigas de toda a vida. Um dia Leo suspeita que Gonzalo a está traindo e, quando vai contar para sua amiga Juli, percebe que é com ela que ele a engana. Depois desse choque, Leo sai à rua confusa, sofre um acidente e entra em coma. A história delira entre mafiosos e malandros; garotas dos anos 80 e supermães de todos os tempos; maridos aborrecidos e amantes bem quentes.
DIGA A MARIO QUE NÃO VOLTE / Decile a Mario que no vuelva (Uruguai | 82 min | 2007). direção: MARIO HANDLER
Depois de um longo exílio na Venezuela, o cineasta Mario Handler volta a seu país. Percebe que, apesar da passagem dos anos, a ditadura continua presente, sobretudo na memória das pessoas. Como não havia feito um filme sobre a ditadura no Uruguai (1973-1986), sente que deve algo aos companheiros de luta que não puderam sair do país.
ESTRELAS/ Estrellas (Argentina | 64 min | 2007).direção: FEDERICO LEÓN, MARCOS MARTINEZ
Um grupo de pessoas marginalizadas descobre que desempenhando o papel de si mesmas e usando suas casas como cenário, podem encontrar uma saída artística e profissional.
Dentro dessa constelação destaca-se Julio Arrieta, líder comunitário, que realiza diversas atividades artísticas. Ele se torna o empresário de atores não-profissionais que se destacam em filmes como ladrões, viciados, presos, piqueteiros, etc.
FALSA LOURA (Brasil | 103 min | 2007). Direção: CARLOS REICHENBACH
Operária especializada e competente, a bela Silmara sustenta o pai, Antero, um ex-presidiário, fisicamente deformado pelo fogo. Ao se envolver emocionalmente com o ídolo Bruno de André, ela passa a representar para suas amigas do trabalho a utópica possibilidade de rápida ascensão econômica e social e se torna um mito entre as colegas.
JOGO DE CENA (Brasil | 104 min | 2007). Direção: EDUARDO COUTINHO
Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas.
LA LEÓN / La León (Argentina | 85 min | 2007).direção: SANTIAGO OTHEGUY
Cercado por um labirinto de afluentes do rio Paraná, Alvaro vive um cotidiano simples e solitário pescando e colhendo juncos. Nesse remoto delta da Argentina perdido no tempo, em que os habitantes da ilha local formam um povo melancólico e silencioso, a homossexualidade de Alvaro agrava seu isolamento. A única ligação entre esse território sem fronteiras e a cidade é um barco-táxi chamado La León.
M (Argentina | 150 min | 2007).direção: NICOLÁS PRIVIDERA
Perto de atingir a mesma idade que tinha sua mãe quando foi seqüestrada, o protagonista (também diretor do filme), filho de uma trabalhadora do INTA desaparecida em 1976, inicia uma investigação que o leva ao encontro de velhos companheiros de trabalho e de militância de sua mãe. Nessa busca, surgem novas perguntas, incompreensões, silêncios e cumplicidades.
MALDEAMORES (Porto Rico | 83 min | 2006).direção: CARLOS RUÍZ RUÍZ, MARIEM PÉREZ RIERA
San Juan, Porto Rico. Aos 10 anos, Ismaelito descobre o amor, mas o contexto é complexo:trata-se do funeral da avó e a sua mãe acaba de descobrir que o marido a trai com a prima. Um homem seqüestra um ônibus para tentar obrigar a motorista a se casar com ele. Um casal de idosos, por medo da solidão, forma um triângulo amoroso com o ex-marido dela.
MARÍA LIONZA, HÁLITO DE ORQUÍDEAS/ María Lionza, Aliento de Orquídeas (Venezuela | 82 min | 2007).direção: JOHN PETRIZZELLI
A história de uma princesa indígena raptada por uma sucuri é o ponto de partida deste documentário que explora o mito e o culto da María Lionza, sempre em transformação desde os tempos coloniais. O filme expõe as múltiplas facetas do mito e do culto, sem esquecer nenhuma delas, apesar de surgirem diferenças e contradições nas crenças e práticas.
MUTUM (Brasil | 90 min | 2007).direção: SANDRA KOGUT
Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem 10 anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que vemos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, ele será confrontado com esse mundo.
NÃO OLHE PARA BAIXO / No mires para Abajo (Argentina | 85 min | 2008).direção: ELISEO SUBIELA
Eloy é um adolescente de 19 anos que trabalha com seus pais. Seu trabalho consiste em distribuir lápides e figuras ornamentais pelas sepulturas. Quando seu pai morre, Eloy vê acelerar o tempo que o levará à fase adulta em um mundo hostil e alheio. No percurso conhece Elvira, uma jovem que mediante o aprendizado de determinadas práticas sexuais lhe permitirá alcançar regiões desconhecidas.
A NOITE DOS INOCENTES / La Noche de los Inocentes (Cuba | 100 min | 2007).direção: ARTURO SOTTO
Um jovem travesti seriamente ferido é abandonado num hospital em Havana. Mercedes, a enfermeira que o atende, convence o ex-policial Frank a investigar o caso. Pouco a pouco personagens ligados à vítima vão surgindo. E por meio deles vai se desenhando o retrato de uma família cheia de segredos e paixões. Toda a ação se dá em apenas uma noite – um domingo, 28 de dezembro: o Dia dos Inocentes.
A NOIVA ERRANTE / Una Novia Errante (Argentina | 85 min | 2007).direção: ANA KATZ
Inés e seu noivo têm uma violenta discussão a bordo de um ônibus. Estão viajando para Mar de las Pampas, um balneário fora de temporada onde planejam passar breves férias. O ônibus freia e Inés desce, mas ele não. O ônibus se afasta… Entre prantos, malestares e histéricas chamadas telefônicas, Inés decide ficar para desfrutar dessas férias românticas na solidão.
PARTES USADAS, de AARÓN FERNÁNDEZ (México, França e Espanha | 95 min | 2007)
Iván, um garoto de 14 anos, vive com seu tio Jaime, um medíocre dono de oficina. Ambos sonham com uma vida melhor e estão economizando para em breve emigrar ilegalmente para Chicago. Ao perceber que precisa de mais dinheiro do que o previsto
para o “Galinheiro”, Jaime decide iniciar seu sobrinho no roubo de autopeças.
O PRESIDENTE TEM AIDS? / ¿El Presidente tiene Sida? (Haiti | 110 min | 2006).direção: ARNOLD ANTONIN
Dao, o “Presidente do Compas”, é o maior astro do cinema haitiano e vive uma vida repleta de sexo, drogas e álcool. Preocupado, o agente de Dao exige que ele faça um exame de HIV, mas o “Presidente” recusa e em resposta passa a freqüentar rituais e praticar feitiços para se manter livre da aids. Sua vida começa a mudar quando ele se apaixona por Nina, uma bem-sucedida mulher de negócios.
PVC-1, de SPIROS STATHOULOPOULOS (Colômbia | 85 min | 2007)
Filmado em um take contínuo, PVC-1 é inspirado na história real de uma mulher que tenta sobreviver, após ter um colar bomba colocado em seu pescoço por um grupo de assaltantes que faz sua família de refém.
O SANGUE ILUMINADO / La Sangre Iluminada (México | 104 min | 2007).direção: IVÁN ÁVILA DUEÑAS
Seis personagens nos contam sua estranha vida em comum. De tempos em tempos, uma extraordinária matemática os coloca em coordenadas em cujo centro a vida de um dos personagens muda de corpo e passa para o corpo do outro.
SANTIAGO (Brasil | 80 min | 2007).direção: JOÃO MOREIRA SALLES
Santiago começa como um filme sobre o malogro de um filme que não foi montado.
As imagens foram rodadas em 1992, mas permaneceram intocadas por anos. Em 2005, o diretor voltou a elas. Queria compreender a razão de seu insucesso. Santiago havia sido o mordomo da casa em que crescera, um homem de vasta cultura e prodigiosa memória, cujas idiossincrasias deixaram uma marca profunda na família.
SERRAS DA DESORDEM (Brasil | 135 min | 2006).direção: ANDREA TONACCI
Carapirú é um índio nômade que, após escapar do massacre de seu grupo familiar em 1977, perambula sozinho pelas serras do Brasil central até ser capturado, dez anos depois, a 2 mil quilômetros de distância de seu ponto de partida. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, torna-se manchete nacional e centro de polêmica criada por antropólogos e lingüistas quanto à sua origem e identidade.
O SONHO DO CÃO /El Sueño del Perro (Argentina | 95 min | 2008).direção: PAULO PÉCORA
O sonho do cão conta a história de uma ressurreição espiritual. E faz isso estabelecendo um estreito vínculo entre realidade e fantasia, com um estilo que acaba por conferir um clima onírico e poético à narrativa. O filme descreve, como se tratasse de um sonho, o difícil caminho interior que o protagonista percorre em direção a uma nova vida, mais completa e feliz.
SONHOS DISTANTES /Sueños Lejanos (Peru | 52 min | 2006).direção: ALEJANDRO LEGASPI
Em 1987, o “Negro” e o “Gringo”, de 11 e 10 anos, trabalhavam como outros tantos meninos no Mercado Atacadista de Frutas de Lima. No curta-metragem Encontro de homenzinhos contaram-nos a respeito de suas vidas. Vinte anos depois, Alejandro Legaspi decide ir em busca dos dois personagens para novamente filmar um documentário. Opaís mudou; suas vidas, trabalhos e sonhos também.
TAMBOGRANDE: MANGAS, MORTE E MINERAÇÃO / Tambogrande: Mangos, Muerte e Minería (Peru | 85 min | 2007). Direção: ERNESTO CABELLOS E STEPHANIE BOYD
Uma onda de pioneiros transforma um deserto em um fértil vale. O esforço de suas vidas é ameaçado quando é descoberta uma jazida de ouro sob suas terras. A indignação, a violência e um assassinato estremecem o que antes era um tranqüilo povoado ao norte do Peru. No meio do caos, a visão de um homem une os agricultores e os guia através de um caminho revolucionário.
OS VELHOS LADRÕES (AS LENDAS DO ARTEGIO) / Los Ladrones Viejos (Las Leyendas del Artegio) México | 97 min | 2007. direção: EVERARDO GONZÁLES REYES
A história de uma geração de ladrões que viveram suas maiores glórias nos anos 60, dos códigos de conduta ética que os caracterizavam, das diversas “categorias” de delinqüentes que povoavam as ruas da cidade, das alianças com chefes de polícia que lhes permitiram seguir em frente, das traições que as seguiram e do preço que finalmente pagaram por isso.
A VIAGEM DA NONNA / El Viaje de la Nonna (México | 95 min | 2007).direção: SEBASTIÁN SILVA
Nonna, a avó dos Todaro, esquece-se de tudo. Tudo, menos que quer ir para a terra de seu amado e falecido marido, Itália, com toda a sua família, antes de esquecer também que tem família. Forçada pela insistência da Nonna, a família decide conceder-lhe sua ansiada viagem. Assim, todos embarcam em uma aventura de busca de imagens para a memória da avó.
VIAJANTES /Viajeros (República Dominicana | 90 min | 2006).direção: CARLOS BIDÓ
Um grupo de dominicanos, impulsionados pela ilusão de melhoria em suas condições de vida, embarca em uma travessia com o objetivo de chegar em Porto Rico em um pequeno barco. No percurso acabam caindo nas mãos de uma rede de narcotraficantes.
A VIA LÁCTEA (Brasil | 88 min | 2007).direção: LINA CHAMIE
Heitor e Júlia namoram há algum tempo. Depois de uma discussão por telefone, ele pega seu carro e vai em direção à casa dela. Durante o trajeto pelas ruas de São Paulo, o trânsito, os pedestres, a paisagem urbana, tudo interage com Heitor e suas digressões amorosas. Nesse espaço indefinível, os limites entre vida e morte, espaço e tempo, são da classe das estrelas e dos sóis: explodem anos-luz de distância para brilhar uma noite.
3 -TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
ATÉ CERTO PONTO /Hasta Cierto Punto (Cuba | 68 min | 1983).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
Enquanto pesquisa sobre o machismo entre os operários de Havana, Oscar, um roteirista, conhece Lina, mãe solteira e trabalhadora portuária, cuja experiência de vida pretende utilizar para elaborar o personagem principal de seu filme. Não irá demorar a surgir uma relação entre ambos que fará seu casamento entrar em crise, além de criar um antago-nismo com o diretor do filme e evidenciar sua incapacidade de superar suas próprias contradições.
CARTAS DO PARQUE/Cartas del Parque (Cuba e Espanha | 87 min | 1989).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
Comédia de enredo sentimental, na qual quem faz o papel de alcoviteiro entre dois
apaixonados acaba participando do jogo amoroso. Como um leque de sutilezas em uma mise en scène de elaborada modéstia, O amor nos tempos do cólera, de Gabriel García Márquez, teve neste filme uma síntese de discreta eficácia.
GUANTANAMERA (Cuba, Espanha e Alemanha | 105 min | 1995).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA , JUAN CARLOS TABÍO
Um atípico cortejo fúnebre atravessa a ilha. O cortejo, composto por um funcionário, sua esposa Gina e um velho namorado da defunta, deve cumprir um novo e econômico plano estatal de transporte de defuntos.
HISTÓRIAS DA REVOLUÇÃO / Historias de la Revolución (Cuba | 81 min | 1959).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
Três contos sobre a luta contra a ditadura: “O ferido”, “Rebeldes“ e “A batalha de Santa Clara”. A épica e a mística revolucionárias vistas com um caráter quase documental.
MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO /Memorias del Subdesarollo (Cuba | 97 min | 1968).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
Memórias do subdesenvolvimento é ambientado em Cuba, no ano de 1962. Sergio, um diletante burguês, permanece em Cuba, enquanto sua família parte para o exílio. Sua inconsistência ideológica o mantém como um mero espectador de uma sociedade em convulsão. Uma vez perdido seu antigo mundo, ele não é capaz de se integrar ao processo revolucionário.
MORANGO E CHOCOLATE / Fresa y Chocolate (Cuba | 108 min | 1994).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA E JUAN CARLOS TABÍO
David é um estudante de Ciências Sociais na universidade e acaba de romper com sua namorada. Diego é um artista homossexual apaixonado pela cultura e pela liberdade, que vive oprimido pela realidade cubana. Entre eles nasce uma amizade que irá ultrapassar a intolerância e a incompreensão.
MORTE DE UM BUROCRATA /Muerte de un Burocrata (Cuba | 85 min | 1966).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
Francisco, um proletário que inventou uma máquina de fabricar bustos de José Martí, morre repentinamente. Depois de ser enterrado, sua viúva se apresenta à administração para iniciar os trâmites da pensão. Para isso precisa da carteira de trabalho do morto, que foi enterrada com ele. Um sobrinho se encarrega de desenterrá-lo e começa uma enlouquecida papelada que o leva a alterar sua vida pacífica e ordenada.
OS SOBREVIVENTES/ Los Sobrevivientes (Cuba | 130 min | 1978).direção: TOMÁS GUTIÉRREZ ALEA
Uma família de ascendência européia e aristocrática, apegada a códigos sociais que
a revolução vai destruindo, confia em um revés histórico e pretende ignorar o instrutivo passar do tempo. A circunstância de fortaleza sitiada, sem se abrir para que entrem os ares renovadores do exterior, gera situações que alimentam o talento satírico de Gutiérrez Alea.
4 -DESDOBRAMENTOS DO CINEMA NOVO
ATAS DE MARUSIA /Actas de Marusia (México | 115 min | 1976).direção: MIGUEL LITTIN
O filme relembra um episódio sombrio da história chilena. Em 1907, mineiros de uma pequena vila se revoltam contra as despóticas regras dos ingleses – proprietários das minas. Para interromper a revolta, o governo chileno decide destruir a vila. O filme é uma adaptação do livro de Patricio Manns, inspirado em depoimentos de sobreviventes e testemunhas.
BANG BANG (Brasil | 85 min | 1970).direção: ANDREA TONACCI
O ator de um filme em realização vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Como objeto involuntário do acaso e da circunstância busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua auto-imagem….
CHIRCALES/PLANAS: TESTEMUNHO DE UM ETNOCÍDIO /Chircales/Planas: Testimonio de un Etnocidio (Colômbia | 82 min | 1975).direção:MARTA RODRIGUEZ E JORGE SILVA
Dois médias-metragens dos documentaristas mais importantes do Cinema Novo colombiano. Chircales trata de uma família que elabora ladrilhos de maneira artesanal e sob as piores condições de exploração laboral e social. Planas é uma análise da questão indígena na Colômbia, a partir de um massacre ocorrido na região dos Llanos Orientais.
A HERANÇA/La Herencia (Brasil | 87 min | 1970).direção: OZUALDO CANDEIAS
Adaptação de Hamlet, de Shakespeare, para o Centro-Sul brasileiro do início do século XX. Omeleto, um rapaz filho de senhores do sertão, vai para a capital com o objetivo de estudar e fazer-se doutor. O pai morre e ele volta antes do esperado, encontrando a mãe casada com o irmão do pai. O falecido volta do além e conta para o filho que foi assassinado, e o rapaz promete vingança.
A LIRA DO DELÍRIO (Brasil | 105 min | 1978).direção: WALTER LIMA JR.
Dois momentos na vida de um grupo de personagens cariocas. No bloco carnavalesco A Lira do Delírio, eles vivem o êxtase e a violência. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot, dançarina e taxi-girl, tem o seu bebê seqüestrado e cai nas malhas de Claudio. O repórter de polícia Pereio faz tudo para ajudá-la enquanto também investiga o atentado a fogo contra o homossexual Toni.
O LUGAR SEM LIMITES / EL LUGAR SIN LIMITES (México | 110 min | 1978).direção: ARTURO RIPSTEIN
No prostíbulo de um pequeno povoado sobrevivem Manuela, um travesti, e Japonesita,uma jovem prostituta filha de um deslize de Manuela com a falecida Japonesa. Don Alejo, o velho cacique do lugar, quer comprar o prostíbulo para vendê-lo a um consórcio. O regresso de Pancho, um jovem caminhoneiro afilhado de don Alejo, desata as tensões entre as personagens.
O PAÍS DE SÃO SARUÊ (Brasil | 90 min | 1971).direção: VLADIMIR CARVALHO
Documentário sobre a região sertaneja do Rio do Peixe (localizada no polígono nordestino da seca) e a evolução de suas atividades econômicas. Inspirado no título de um cordel do conhecido autor paraibano Manoel Camilo dos Santos, O país de São Saruê é um filme denso sobre a relação do homem e a terra. Finalizado em 1971, foi proibido e liberado pelos órgãos de censura apenas em 1979.
A PATAGÔNIA REBELDE / LA PATAGONIA REBELDE (Argentina | 95 min | 1974).direção: HECTOR OLIVERA
Na Patagônia, a classe operária era explorada e obrigada a trabalhar em condições degradantes, até que decide criar o movimento sindicalista. A primeira medida adotada pelo grupo é a de providenciar uma prensa, na qual imprimiriam panfletos, convocando a população para uma greve geral. A notícia chega a Buenos Aires e o governo inicia uma dura repressão, que termina no fuzilamento dos trabalhadores.
O PEIXE QUE FUMA/ EL PEZ QUE FUMA (Venezuela | 120 min | 1977).direção: ROMÁN CHALBAUD
A ação se passa em um prostíbulo chamado O Peixe que Fuma, onde chega um jovem adolescente, buscando trabalho. Ele procura Tobias, que conheceu na prisão em que cumpria sentença. Clássico do cine venezuelano que mescla crítica social com melodrama.
5 -MOSTRA DAS ESCOLAS DE CINEMA
AGORA TODOS PARECEM CONTENTES / Ahora Todos parecen Contentos (Argentina, FUC | 24 min | 2007).direção: GONZALO TOBAL
Roberto (43) e Carmen (14) fugiram juntos de Córdoba faz dois dias, escapando de suas vidas e famílias. Uma viagem improvisada, quase sem dinheiro nem abrigo, e com a polícia atrás. O último dia de viagem será determinante. Inspirado livremente em uma história real.
CHÁ DE MARCELA / Té de Marcela (Uruguai, ECU | 14 min | 2007).direção: CATALINA MARIN
Garota melancólica tenta se adaptar ao trabalho de garçonete.
COISINHA LINDA / Cosita Linda (México, CCC | 20 min | 2007).direção: FERNANDO URDAPILLETA
Jennifer é uma jovem garota que vive oprimida por um ambiente opressivo e violento, até um dia em que ela toma contato com um elemento fora da realidade que faz as coisas mudarem.
CÔMODO / Habitación (Argentina, FUC | 14 min | 2007).direção: JUAN CARLOS ZAPATA
Um homem, via telefone, tenta frustradamente comunicar-se com alguém. Seus pensamentos atravessam diferentes temporalidades dentro de um mesmo espaço: um antigo cômodo de uma casa, onde convivem várias pessoas.
CORBATITA (Chile, UNIACC | 12 min | 2007).direção: RICARDO NUÑEZ , FELIPE ARREDONDO
Mario, um tímido menino em seu primeiro dia de jardim-de-infância, deve resgatar o seu brinquedo favorito, o urso de pelúcia Corbatita – capturado junto com outros brinquedos de seus colegas –, do escritório da misteriosa diretora.
CRIADOR DE IMAGENS (Brasil, UFF | 15 min | 2007).direção: DIEGO HOEFEL E MIGUEL FREIRE
Ensaio sobre o olhar de Mário Carneiro. Fragmentos de uma entrevista reconstroem sua formação, sua relação com o cinema e, em especial, nos possibilitam o contato com suas reflexões sobre a construção da imagem.
ENTRECINZAS / Entrecenizas (Argentina, ENERC | 12 min | 2007).direção: PIA SICARDI
Duas irmãs, distanciadas faz anos, se reencontram logo após a morte de sua mãe em uma briga pelas cinzas da falecida.
ESPALHADAS PELO AR (Brasil, USP | 15 min | 2007).direção: VERA EGITO
Nas escadas de serviço de um prédio residencial, meninas fumam escondidas dos pais. Cora tem 30 anos, mora no mesmo prédio que as meninas e está presa em um casamento infeliz. A mulher surpreende
as meninas fumando. A partir daí, inicia seu caminho à liberdade.
GOODBYE GARIBALDI (México, CUEC | 25 min | 2008).direção: ALEJANDRO RAMÍREZ CORONA
Um par de amigos decide assaltar um supermercado diante da falta de oportunidades na grande cidade.
HAMAC CAZIIM (México, CUEC | 11 min | 2007).direção: JERÓNIMO BARRIGA
Cinco jovens da tribo Seri formam uma banda que interpreta os cantos tradicionais, mas com instrumentação de rock. Dessa maneira eles resgatam e fazem perdurar as canções autóctones de seu povo.
HEAVENLY COVENANT (Uruguai, ECU | 5 min | 2007).direção: GONZALO TORRENS
Esta é a história de Heavenly Covenant. E de como morreu sozinhoem seu sótão no dia em que finalmente descobriu a verdade.
HISTÓRIAS DE CONCRETO (Brasil, UNICAMP | 15 min | 2006).direção: CÉLIA HARUMI
Curta-metragem dramático sobre um desenhista que sofre de misantropia e vive fechado em sua quitinete. Em meio a seus desenhos repetitivos, sofre de paranóias e decide se suicidar, mas ao chegar à rua não consegue ir além e retorna ao apartamento.
LÚMEN (Brasil, UFMG | 3 min | 2007).direção: WILLIAN SALVADOR
Um inventor em crise tem uma idéia que parece a solução perfeita para os seus problemas.
MORADORES DO 304 (Brasil, UFMG | 3 min | 2007).direção: LEONARDO CATA PRETA
Um escritor solitário é atormentado por estranhas criaturas em seu apartamento. Livre adaptação do poema de Carlos Drummond de Andrade, “Elegia 1938”.
O MURO DA VERGONHA (Cuba, EICTV | 27 min | 2007).direção: NATALIA CABRAL
500 anos do descobrimento da América, a República Dominicana entrega ao mundo o Farol de Colombo, construído em um setor humilde de Santo Domingo. Os moradores presenciam como a obra muda sua paisagem. Mas algo mais se constrói entre o Farol e a comunidade.
AS PEDRAS NÃO FLUTUAM/ Las Piedras no Flotan (Argentina, ENERC | 15 min | 2007).direção: FABIÁN CRISTÓBAL
Pedro quer recuperar Helena que lhe trocou por Rocco, seu professor de natação. Quer provar seu amor por Helena cruzando a nado o rio. Afortunadamente sua insistência o leva a conhecer Macedonia.
PROCURA-SE (Brasi, USP | 43 min | 2008). Direção: RICA SAITO
Resgate do trabalho e da figura de Mário Rocha, músico pop da época dos tropicalistas. Dono de uma obra visceral, divulgava suas composições em circuitos alternativos, por meio de “happenings” na rua, em boa parte filmados em super-8 pelo amigo Hélvio Bastos.
O QUARTO DE Y / La Pieza de Y (Chile, UNIACC | 20 min | 2007).direção: PAUL BADILLA
Yerko toda sua vida foi vítima das brincadeiras de seu amigo Xavier. Aos 18 anos Yerko tem a oportunidade de vingar-se trancando Xavier em seu quarto, obrigando-o a jogar um macabro jogo que
trará os erros do passado para o presente.
REM (Brasil, UFF | 8 min | 2008).direção: J.C. OLIVEIRA
Uma mulher acorda de um pesadelo. Algo está errado. E é assustador.
ROSÁRIO E O MAR / Rosario y el Mar (Argentina, UBA | 23 min | 2007).direção: GERMÁN CASTRO E FEDERICO ZAIA
A morte da mãe reúne os irmãos depois de sete longos anos. Franco é pescador e sua irmã Rosário não vê o mar há muito tempo. As dificuldades que os afastavam começam a retornar enquanto constroem
pouco a pouco seu passado.
A ROUPA SUJA/ La Ropa Súcia (México, CCC | 15 min | 2007).direção: YOAME ESCAMILLA
Tatiana enfrenta o esgotamento de sua relação amorosa e o dilema que a leva à decisão de romper ou não.
SOLAR (Cuba, EICTV | 26 min | 2007).direção: RENATA MEIRELLES
O transcurso de um dia em um solar de Havana. Uma contemplação da vida de pessoas com personalidades distintas, interconectadas por um espaço em comum.
TROTAMUNDO (Argentina, UBA | 11 min | 2007).direção: DIEGO VENTURA
Franco di Bari deixou de ser aquele gordo simpático de sua infância para converter-se em um jovem magro e de boa aparência. Hoje, 15 anos depois, decide reencontrar Anita que lhe deixou em sua infância no dia em que ele a pediria em namoro.
VOLTEI PARA BUSCAR OS BOLINHOS (Brasil, UNICAMP | 15 min | 2007).direção: ALESSANDRA BRUM E SÉRGIO PUCCINI
A caminho de uma festa de amigos, marido interrompe a viagem para discutir a relação com a mulher. Argumentos, brigas e desaforos em meio a um impasse: ela quer ir, ele quer voltar.
6 -OS LATINO-AMERICANOS
OS ARGENTINOS – 13.000 KM DE DIVERSIDADE E CONFLITO /Los Argentinos – 13.000 Km de Diversidad y Conflicto (Argentina e Brasil | 54 min | 2006).direção: LUIS ESNAL
Com objetivo de capturar em imagens e palavras as raízes da cultura argentina, a equipe de documentaristas percorreu 13 mil quilômetros. Pessoas e paisagens das mais variadas foram registradas: da salina a 4 mil metros à cantina italiana em Buenos Aires. Da aldeia guarani em Misiones às montanhas de Humahuaca.
OS BOLIVIANOS/ Los Bolivianos (Bolívia e Brasil | 52 min | 2008).direção: VERÓNICA CÓRDOVA S.
Uma colagem de personagens de várias cidades e regiões da Bolívia. São feitas perguntas para bolivianos em todas as províncias do país.
Em cada província, é escolhida uma das respostas para retratar com mais detalhamento seu protagonista. Dessa maneira, busca-se retratar os bolivianos em sua humanidade, diversidade e, sobretudo, nas coisas simples que lhes dão sua identidade nacional.
OS COLOMBIANOS – TAL COMO SÃO /Los Colombianos – Tal Como són
(Colômbia e Brasil | 52 min | 2006).direção: OMAR RINCÓN
Os colombianos não é um documentário, ainda que suas imagens sejam reais, nem uma ficção, ainda que devaneie sobre o que é a identidade colombiana. Para o diretor, trata-se de um ensaio. Um apanhado geral da Colômbia cotidiana, sem verdades absolutas. Cidades, símbolos e pessoas flertam com a imaginação em um filme surpreendente.
OS CUBANOS – BRETON É UM BEBÊ /Los Cubanos – Breton es un Bebé (Cuba e Brasil | 52 min | 2008).direção: ARTURO SOTTO
Os cubanos – Breton é um bebê conta a história de uma viagem por toda a ilha, para descobrir algo que Alejo Carpentier chamava de “um ato surreal em estado puro”. Um pequeno grupo de documentaristas se aventura a viajar por toda Cuba descrevendo aquelas coisas (naturais e sociais) que transformam o país em uma ilha insólita, um espaço dado ao sobrenatural.
OS EQUATORIANOS – ESTE MALDITO PAÍS /Los Ecuatorianos – Este Maldito País (Equador e Brasil | 54 min | 2008).direção: JUAN MARTÍN CUEVA
O documentário é uma reflexão em várias vozes, em torno do que o diretor Juan Martín Cueva considera a “obsessão de pensar o que significa ser equatoriano” e da tendência que as pessoas têm de atribuir a culpa de tudo a “este maldito país”. Nas gravações, o enfoque principal foi em entrevistas de músicos e antropólogos.
OS MEXICANOS /Los Mexicanos (México e Brasil | 54 min | 2006).direção: ALEJANDRO STRAUSS
Através do contraste entre os estereótipos e a entrada da sociedade mexicana na pós-modernidade, o documentário mostra múltiplas faces do México atual. O diretor busca derrubar a visão homogênea sobre o país construída pelo olhar europeu. Através dos discursos dos mais variados entrevistados, torna-se claro que o México é formado por muitos países dentro de um só.
OS PARAGUAIOS / Los Paraguayos (Paraguai e Brasil | 54 min | 2006).direção: MARCELO MARTINESSI
“Morro com minha pátria!” teria dito o marechal Solano López, quando morria na Guerra do Paraguai em 1870. No entanto, sua pátria sobreviveu e continuou fazendo heróis através da História. Os paraguaios parte dos primórdios da nação
guarani para o Paraguai contemporâneo:historiadores, antropólogos, escritores e artistas tentam desatar os nós de uma realidade cheia de contrastes.
OS PERUANOS – PANELAS E SONHOS /Los Peruanos – De Ollas y Sueños (
Peru e Brasil | 54 min | 2008).direção: ERNESTO CABELLOS DAMIÁN
Em meio a tantas diferenças que se podem encontrar em um país, existe um espaço onde toda uma nação se sente harmoniosamente integrada. No Peru, esse espaço é a cozinha. Este documentário é uma viagem de exploração até um lugar onde todos os sangues da nação estão representados por um universo de cores, texturas, sabores e odores.
OS URUGUAIOS /Los Uruguayos (Uruguai e Brasil | 53 min | 2006).direção: MARIANA VIÑOLES
O que é ser uruguaio? Na tentativa de compor um panorama do pequeno país ao sul do continente americano, Os uruguaios opta pelas palavras. A mulher que trocou a cidade pelo campo, um pequeno fazendeiro, um advogado bem-sucedido, um imigrante italiano e um estudante contam suas histórias, enquanto encontramos o espírito uruguaio impregnado nas águas do Prata, no tango de Gardel ou numa rua ensolarada.
OS VENEZUELANOS /Los Venezolanos (Venezuela e Brasil | 54 min | 2008).direção: ANABEL RODRÍGUEZ RÍOS E ANDREA HERRERA CATALÁ
Com uma narrativa inovadora, o documentário retrata venezuelanos que, em seu dia-a-dia, desafiam o impossível. Os depoimentos de personagens de diferentes regiões são complementados com verdadeiros videoclipes que retratam seu cotidiano, em ambientes tão variados como plataformas de petróleo e conjuntos habitacionais gigantescos de Caracas.