/governosp
A Videoteca do Memorial programou exibir no mês de julho filmes do cineasta italiano Roberto Rossellini. A mostra em vídeo “Roberto Rossellini: uma vida para o cinema” (veja abaixo mais informações) complementa a rica programação audivisual do Memorial no período das férias, a saber:
· Cinema da Venezuela- filmes recentes
4 a 7 de julho – Entrada franca
· Anima Mundi – Festival de Animação
11 a 15 de julho – Ingressos: R$ 6,00 e 3,00 (meia)
· II Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo
23 a 29 dejulho – Entrada franca
Videoteca do Memorial
ROBERTO ROSSELLINI: UMA VIDA PARA O CINEMA
“Non si può vivere senza Rossellini”
Há 30 anos morria em Roma, sua cidade natal, talvez o mais importante cineasta da segunda metade do século XX, Roberto Rossellini. A frase acima, dita por um personagem de Bertolucci no filme Antes da Revolução, dá uma idéia da dimensão de sua obra para a cinematografia mundial, ele que é considerado o inventor do cinema moderno. Seus três filmes feitos no final da Segunda Guerra Mundial, Roma cidade aberta, Paisà e Alemanha ano zero, já nasceram clássicos e batizaram um movimento que ficou conhecido como neo-realismo, influenciando o cinema nos quatro cantos do mundo, principalmente o que estava surgindo na América Latina e que ficou conhecido como “Nuevo Cine Latinoamericano”. Definido pelo próprio Rossellini como “uma posição moral frente ao mundo”, retrata pessoas anônimas em situações cotidianas, enfrentando as dificuldades da vida, sem glamour e sem afetações. Após os primeiros sucessos e um casamento com Ingrid Bergman, com quem perpetrou obras-primas como Stromboli e Viagem à Itália, passou a se dedicar a filmes feitos para a televisão, veículo que considerava ideal, pois capaz de atingir um número enorme de pessoas ao mesmo tempo.
Período: 03 a 31 de julho de 2007
Horário das sessões: Terça a Sexta (10h00, 12h00 e 15h00) Sábado (10h00 e 12h00)
Dias 03 e 14, 27
ROMA CIDADE ABERTA (Roma, Città Aperta). Itália. 1945. 98 min. Com Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Marcello Pagliero, Vito Annichiarico, Nando Bruno. Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência é procurado pelos nazistas e se esconde no apartamento de um amigo, envolvendo toda sua família, inclusive a noiva deste, grávida. Traído, é preso pelos alemães e torturado até a morte.
Dias 04 e 17,28
PAISÀ. Itália. 1946. 120 min. Com Carmela Sazio, Robert Van Loon, Anthony La Penna , Benjamin Emmanuel, Harold Wagner. Seis histórias ocorridas na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.
Dias 05 e 18, 31
ALEMANHA ANO ZERO (Germania, Anno Zero). Itália. 1947. 78 min. Com Edmund Moeschke, Ingetraud Hinze, Franz-Otto Krüger, Ernst Pittschau, Erich Gühne. Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, garoto de uma família empobrecida trabalha para sustentar o pai doente, sua irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo professor fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.
Dias 06 e 19
STROMBOLI (Stromboli, terra de Dio). Itália. 1949. 102 min. Com Ingrid Bergman, Mario Vitale, Renzo Cesana, Mario Sponzo, Gaetano Famularo. Na Itália, após o fim da 2ª Guerra Mundial, uma lituana se casa com um pescador, para deixar de viver em um campo de refugiados. Porém a vida na aldeia de Antonio, que fica numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é bastante dura. Karen não consegue se acostumar a isto e entra em conflito com o marido e a população local.
Dias 07 e 20
FRANCISCO, ARAUTO DE DEUS (Francesco, giullare di Dio). Itália. 1950. 75 min. Com Aldo Fabrizi, Gianfranco Bellini, Pino Locchi, Pepaluoro. Vida e obra de São Francisco de Assis.
Dias 10 e 21
VIAGEM À ITÁLIA (Viaggio in Italia). Itália. 1953. 97 min. Com Ingrid Bergman, George Sanders, Leslie Daniels, Natalia Ray. Um casal em crise viaja para a Itália a fim de vender a propriedade que herdou. Em suas andanças pelas belas paisagens do país, os dois descobrem um novo sentido para suas vidas e, sobretudo, para seu amor.
Dias 11 e 24
DE CRÁPULA A HERÓI (Il Generale della Rovere). Itália. 1959. 126 min. Com Vittorio de Sica, Hannes Messemer, Sandra Milo. Durante a 2ª Guerra Mundial, um impostor, fingindo ser coronel do exército italiano, explora seus compatriotas prometendo interceder por familiares presos. Denunciado, vai para prisão e condenado a morte, faz um acordo para se passar por um general da resistência e fornecer informação aos alemães, para salvar sua vida.
Dias 12 e 25
ROGOPAG, RELAÇÕES HUMANAS (Rogopag). Itália. 1963. 122 min. Com Rosanna Schiaffino.Filme em epsódios, sendo o primeiro “Pureza”, dirigido por Roberto Rossellini. Trata-se das peripécias de uma jovem aeromoça comprometida, que tenta fugir do assédio de um executivo americano.
Dias 13 e 26
SANTO AGOSTINHO (Agostino d’Ipoona). Itália. 1972. 115 min. Com Dary Berkani, Virgilio Gazolo, Cesare Barbetti, Bruno Vattaneo, Leonardo Fioravanti. Biografia de Santo Agostinho, uma dos mais importantes filósofos da Igreja Católica.
Fundação Memorial da América Latina/ Biblioteca Latino-americana Victor Civita: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portões 1 e 5