/governosp
Pedro Almodóvar acaba de estrear mais uma obra-prima. Depois dos sublimes Tudo sobre minha mãe e Fale com ela, o filme Volver, como o próprio título diz, traz de volta o ambiente no qual o cineasta cresceu, a região da Mancha, e junto, todas suas obsessões, tantas vezes revisitadas, mas sempre de uma maneira diferente.
Herdeiro de Buñuel, do melodrama e do filme noir, vem compondo uma filmografia das mais inspiradas e pessoais do cinema contemporâneo.
No mês de dezembro a Videoteca do Memorial apresenta uma pequena retrospectiva com algumas obras desse que é considerado o mais importante cineasta espanhol da atualidade.
Serviço:
Período: 01 a 21 de dezembro de 2006
Horário das sessões:
Terça a Sexta (10h00, 12h00 e 15h00)
Sábado (10h30 e 12h30)
Dias 1, 8 e 15
LABIRINTO DE PAIXÕES (Laberinto de pasiones). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha. 1982. 100 min. Com Cecília Roth, Imanol Arias, Helga Liné, Antonio Banderas.
Em uma Madri festiva e erótica, o filho gay do imperador de um país imaginário, procura um estilo de vida mais liberal, de preferência com grande variedade de parceiros. Acaba esbarrando em jovem terrorista que nem imagina estar na cama com o inimigo, apesar de seu olfato apuradíssimo.
MAUS HÁBITOS (Entre tinieblas). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha. 1983. 96 min. Com Julieta Serrano, Marisa Paredes, Carmen Maura, Cecilia Roth.
Cantora de bolero entra em pânico, quando seu namorado morre de overdose. Ela decide enclausurar-se no convento das "redentoras humilhadas", onde recebe a ajuda da Madre Superiora que, além de ser sua fã, lidera um claustro onde acontece de tudo.
Dias 2, 9 e 16
O MATADOR (Matador). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha. 1986. 110 min. Com Assumpta Serna, Antonio Banderas, Nacho Martinez, Eva Cobo.
Toureiro e advogada, que sentem prazer matando seus amantes no momento do clímax sexual, se encontram e iniciam um conturbado romance. Os crimes são testemunhados por aluno do toureiro que, como forma de autopunição, confessa ter sido o autor dos crimes.
MULHERES A BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (Mujeres al borde de un ataque de nervios). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha. 1988. 80 min. Com Carmen Maura, Antonio Banderas, Rossy de Palma, Julieta Serrano.
Em plena crise afetiva, uma atriz de TV tem sua casa invadida pela esposa e filho de seu amante, a namorada do filho dele e ainda uma amiga que está às voltas com um terrorista.
Dias 5, 12, 19
ATA-ME (Átame!). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha. 1990. 111 min. Com Victoria Abril, Antonio Banderas, Rossy de Palma, Francisco Rabal.
Após receber alta de um hospital psiquiátrico, jovem deseja reencontrar uma estrela de filmes eróticos com quem passou uma noite no passado. Após o descaso dela, ele decide raptá-la.
DE SALTO ALTO (Tacones lejanos). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha/França. 1991. 108 min. Com Victoria Abril, Marisa Paredes, Miguel Bosé, Ana Lizaran.
Anos após ter abandonado sua filha Rebecca, a cantora Becky está de volta a Madri. O reencontro é constrangedor, até porque Rebecca está casada com Manuel, ex-amante da mãe.
Dias 6, 13 e 20
KIKA (Kika). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha/França. 1993. 110 min. Com Veronica Forqué, Peter Coyote, Victoria Abril, Rossy de Palma.
Maquiadora tem um marido voyeur que não lhe satisfaz; um amante assassino, por acaso padrasto de seu marido; uma amiga traidora; uma apresentadora de TV inimiga; e uma empregada louca, irmã de ex-ator pornô que a estupra, dando início a uma série de bizarros encontros e desencontros.
CARNE TRÊMULA (Carne trémula). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha/França. 1997. 96 min. Com Javier Bardem, Francesca Neri, Liberto Rabal, Angela Molina.
Rapaz se vê em apuros quando entra clandestinamente no apartamento de uma jovem por quem está apaixonado e, durante discussão, um tiro atinge acidentalmente um policial. Anos mais tarde a trajetória dos três e do parceiro do policial volta a se entrelaçar.
Dias 7, 14 e 21
TUDO SOBRE MINHA MÃE (Todo sobre mi madre). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha/França. 1999. 101 min. Com Cecília Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Antonia San Juan, Penélope Cruz.
Na noite em que seu filho morre em acidente, Manuela lê as últimas linhas que ele havia escrito, e que falavam do desejo de conhecer o pai. A mulher decide ir a Barcelona, em busca do pai biológico do filho, um travesti que sequer sabia tê-la engravidado.
FALE COM ELA (Hable con ella). Direção de Pedro Almodóvar. Espanha. 2002. 112 min. Com Javier Cámara, Darío Grandinetti, Leonor Watling, Rosário Flores.
Uma tragédia em comum une dois homens desconhecidos até então, quando eles precisam cuidar de duas mulheres que estão em coma no hospital.