/governosp
Videoteca de Agosto de 2007
O reconhecimento da crítica veio tarde, só depois que os “jovens turcos” do Cahiers du Cinéma tendo François Truffaut, Jean-Luc Godard e Alain Resnais à frente, o alçaram ao panteão dos maiores inventores da arte cinematográfica, junto a nomes como D.W. Griffith, Eisenstein e Rossellini. Através de incansáveis entrevistas, a mais famosa editada posteriormente no livro Truffaut-Hitchcock, os jovens cineastas esmiuçaram sua obra, analisando filme a filme, e trouxeram à tona sua genialidade e seu profundo conhecimento do fazer cinema, já que sua carreira iniciou-se praticamente junto à invenção do próprio cinema, onde ele começou desenhando legendas para filmes silenciosos.
No mês de aniversário do mestre, a Videoteca do Memorial apresenta uma mostra em que é possível ver ou rever alguns de seus filmes que até hoje nos fazem sentir um calafrio.
Período: 1 a 31 de agosto de 2007.
Horário das sessões: Terça a Sexta: 10h00, 12h00 e 15h00
Sábado: 10h00 e 12h00
Dias 1 e 16
O PENSONISTA. (The lodger: a story of the London fog). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1926. 70 min. Com Ivor Novello, Marie Ault, Arthur Chesney, June Malcolm Keen.
Um homem inocente é injustamente acusado de ser um assassino de mulheres e acaba emaranhado em uma trama complexa.
Dias 1 e 31
O RINGUE (The ring). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1927. 72 min.Com Carl Brisson, Lilian Hall Davis, Ian Hunter, Forrester Harvey, Gordon Harker. Lutador de boxe é casado com uma bela mulher. Sem revelar a verdadeira identidade, um campeão australiano, que se apaixonou por ela, o desafia para um combate. Ele perde a luta e a mulher, mas passa a treinar intensamente para uma histórica revanche.
Dias 2 e 17
CHANTAGEM E CONFISSÃO (Blackmail). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1929. 80 min. Com Anny Ondra, Sara Allgood, John Longden, Donald Calthrop, Cyril Ritchard. Após matar acidentalmente um pintor que tentava seduzi-la, uma mulher e seu noivo, que é o policial encarregado das investigações, passam a ser chantageados por um homem que testemunhou o crime.
ASSASSINATO (Murder!). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1930. 95 min. Com Herbert Marshall, Norah Baring, Phyllips Konstan. Mulher é acusada de praticar um homicídio e um ator de teatro, que a julga inocente, tenta desvendar o caso como se fosse uma peça teatral.
Dias 3 e 18
O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (The man who knew too much). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1934. Com Leslie Banks, Peter Lorre, Edna Best, Nova Pilbeam, Frank Vosper. Casal em viagem na Suíça testemunha um assassinato e a filha é seqüestrada. Os pais se vêem envolvidos em uma trama de espionagem e conspiração enquanto tentam resgatar a criança.
OS 39 DEGRAUS (The 39 steps). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1935. 82 min. Com Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucie Mannheim, Godfrey Tearle, Peggy Ashcroft.
Homem envolvido acidentalmente em assassinato e espionagem recebe a ajuda de uma jovem encantadora, mas ela desconfia o tempo todo de sua inocência.
Dias 4 e 21
A DAMA OCULTA (The lady vanishes). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1938. 93 min. Com Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas, Dame May Whitty, Cecil Parker, Linden Travers. Durante viagem pela Europa, uma jovem descobre que uma senhora que conheceu no trem desapareceu. O problema é que ninguém parece acreditar nela a não ser um músico. Os dois passam então por grandes problemas para tentar encontrá-la.
CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO (Foreign Correspondent). Direção Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1940. 120 min. Com Joel McCrea, Laraine Day, George Sanders, Edmund Gwenn, Albert Bassermann. Correspondente de um jornal americano enviado à Europa Ocidental conhece líder de uma organização de Paz, e sua atraente filha. Sem perceber, acaba se emaranhando numa conspiração internacional, que envolve o seqüestro de um importante diplomata holandês.
Dias 7 e 22
A SOMBRA DE UMA DÚVIDA (Shadow Of A Doubt). Estados Unidos. 1942. 108 min.
Com Teresa Wright, Joseph Cotten, Macdonald Carey, Henry Travers, Patricia Collinge.
Homem vai visitar seus parentes na pacata cidade de Santa Rosa. Ninguém suspeita que ele seja um assassino apenas um passo à frente da lei. Mas logo a sua inocente sobrinha começa a suspeitar e então, a única saída é tramar a morte da sua sobrinha favorita.
SOB O SIGNO DE CAPRICÓRNIO (Under Capricorn). Direção de Alfred Hitchcock Inglaterra/Estados Unidos. 1949. 119 min. Com Ingrid Bergman, Joseph Cotten, Michael Wilding, Margaret Leighton, Cecil Parker. Ex-empregado de estrebaria condenado pela morte do cunhado é deportado para a Austrália. Casado com a filha de um conde irlandês, que o segue e espera que ele cumpra sua pena.
Dias 8 e 23
FESTIM DIABÓLICO (Rope). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1948. 80 min. Com James Stewart, John Dall, Farley Granger, Cedric Hardwicke, Constance Collier, Joan Chandler. Dois jovens brilhantes estrangulam um colega, colocam o cadáver num baú e chamam um grupo de pessoas – incluindo os pais e a namorada da vítima – para um jantar, na tentativa de provar a si mesmos que cometeram um crime perfeito.
DISQUE M PARA MATAR (Dial M for murder). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1954. 105 min. Com Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cumming, John Williams, Anthony Dawson. Veterano campeão de tênis planeja, com rigor de detalhes, o assassinato da esposa rica.
Dias 9 e 24
JANELA INDISCRETA (Rear window). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1954. 112 min. Com James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter.
Da janela de seu apartamento, em Greenwich Village, fotógrafo imobilizado por causa de acidente em que fraturou a perna, começa a vasculhar os apartamentos vizinhos com sua teleobjetiva, até que acredita ter descoberto um assassinato.
LADRÃO DE CASACA (To catch a thief). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1955. 107 min. Com Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce, John Williams, Charles Vanel.
Na Riviera francesa, série de roubos de jóias complica a vida de ex-ladrão famoso; para provar sua inocência ele precisa capturar o verdadeiro culpado.
Dias 10 e 25
O TERCEIRO TIRO (The trouble with Harry). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1955. 99 min. Com Shirley MacLaine, Edmund Gwenn, John Forsythe, Mildred Natwick. Cadáver é sepultado e desenterrado várias vezes por gente que teme ser incriminada pela morte.
O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (The man who knew too much). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1956. 120 min. Com James Stewart, Doris Day, Brenda De Banzie, Bernard Miles, Daniel Gelin. Americano e sua família em férias no Marrocos são testemunhas de um assassinato; como, antes de morrer, a vítima lhe revela um segredo, terroristas seqüestram seu filho para garantir seu silêncio.
Dias 11 e 28
UM CORPO QUE CAI (Vertigo). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1958. 127 min. Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes, Tom Helmore, Henry Jones. Detetive aposentado que sofre de acrofobia é contratado por velho amigo para seguir sua mulher, que vem se comportando de maneira estranha.
INTRIGA INTERNACIONAL (North by northwest). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1959. 136 min. Com Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Jessie Royce Landis, Leo G Carrol, Martin Landau. Um executivo nova-iorquino é tomado por espião e raptado por agentes inimigos que tentam fazê-lo passar por culpado de um assassinato e, depois, procuram matá-lo em uma série de "acidentes". Para provar sua inocência, ele brinca de gato e rato com seus adversários em uma divertida escapada por várias cidades dos Estados Unidos.
Dias 14 e 29
PSICOSE (Psycho). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1960. 108 min. Com Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Janet Leigh. Secretária em fuga, depois de roubar 40 mil dólares da empresa em que trabalha, se hospeda num hotel de beira de estrada, onde é atendida por seu estranho dono.
OS PÁSSAROS (The birds). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1963. 120 min. Com Rod Taylor, Tippi Hedren, Suzanne Pleshette, Jessica Tandy, Veronica Cartwright, Ethel Griffies, Charles McGraw. Milionária apaixona-se por solteirão da cidadezinha litorânea de Bodega Bay. Durante um fim de semana, presencia ataques de gaivotas, pardais, corvos, até que toda a população entra em pânico como se o acontecimento fosse um verdadeiro apocalipse.
Dias 15 e 30
MARNIE, CONFISSÕES DE UMA LADRA (Marnie). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1964. 130 min. Com Sean Connery, Tippi Hedren, Diane Baker, Martin Gabel, Louise Latham. Mulher utiliza sua competência profissional para empregar-se em grandes empresas com o objetivo de roubá-las. Mas o golpe falha numa ocasião: ela é descoberta pelo proprietário da firma. Surpreendentemente, ele utiliza o flagrante para uma estranha chantagem: casarem-se, mesmo com a oposição da família do noivo.
TOPÁZIO (Topaz). Direção de Alfred Hitchcock. Estados Unidos. 1969. 125 min. Com Frederick Stafford, Dany Robin, John Vernon, Karin Dor, John Forsythe, Michel Piccoli, Philippe Noiret. Serviços secretos de diversos países se unem para desvendar trama que envolve russos em Cuba e um agente duplo infiltrado nos altos escalões do governo francês.
Dias 16 e 31
FRENESI (Frenzy). Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1972. 120 min. Com Jon Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt, Anna Massey, Alec McCowen.
Um criminoso sexual, conhecido como o "Assassino da Gravata", deixa a polícia de Londres em estado de alerta. Todas as pistas incriminam um inocente, que vai ter que fugir da lei enquanto tenta encontrar o verdadeiro assassino.
Programação pelos Filmes
No mês de aniversário do mestre do suspense, a Videoteca do Memorial apresenta uma mostra em que é possível ver ou rever alguns de seus filmes que até hoje nos fazem sentir um calafrio. Exibição em vídeo.
Horários das sessões: Terça a Sexta: 10h, 12h e 15h. Sábado: 10h e 12h.
O PENSONISTA. (The lodger: a story of the London fog). Inglaterra. 1926. Dias 1 e 16
O RINGUE (The ring). Inglaterra. 1927.
Dias 1 e 31
CHANTAGEM E CONFISSÃO (Blackmail). Inglaterra. 1929.
Dias 2 e 17
ASSASSINATO (Murder!). Inglaterra. 1930.
Dias 2 e 17
O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (The man who knew too much).. Inglaterra. 1934.
Dias 3 e 18
OS 39 DEGRAUS (The 39 steps). Inglaterra. 1935.
Dias 3 e 18
A DAMA OCULTA (The lady vanishes). Inglaterra. 1938.
Dias 4 e 21
CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO (Foreign Correspondent). Estados Unidos. 1940. Dias 4 e 21
A SOMBRA DE UMA DÚVIDA (Shadow Of A Doubt). Estados Unidos. 1942. Dias 7 e 22
SOB O SIGNO DE CAPRICÓRNIO (Under Capricorn). Inglaterra/Estados Unidos. 1949. Dias 7 e 22
FESTIM DIABÓLICO (Rope). Estados Unidos. 1948.
Dias 8 e 23
DISQUE M PARA MATAR (Dial M for murder). Estados Unidos. 1954.
Dias 8 e 23
JANELA INDISCRETA (Rear window). Estados Unidos. 1954.
Dias 9 e 24
LADRÃO DE CASACA (To catch a thief). Estados Unidos. 1955.
Dias 9 e 24
O TERCEIRO TIRO (The trouble with Harry). Estados Unidos. 1955.
Dias 10 e 25
O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (The man who knew too much). Estados Unidos. 1956. Dias 10 e 25
UM CORPO QUE CAI (Vertigo). Estados Unidos. 1958.
Dias 11 e 28
INTRIGA INTERNACIONAL (North by northwest). Estados Unidos. 1959. Dias 11 e 28
PSICOSE (Psycho). Estados Unidos. 1960.
Dias 14 e 29
OS PÁSSAROS (The birds). Estados Unidos. 1963.
Dias 14 e 29
MARNIE, CONFISSÕES DE UMA LADRA (Marnie). Estados Unidos. 1964. Dias 15 e 30
TOPÁZIO (Topaz). Estados Unidos. 1969.
Dias 15 e 30
FRENESI (Frenzy). Inglaterra. 1972.
Dias 16 e 31
Serviço:
Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portões 1 e 5.