/governosp
A Fundação Memorial da América Latina sedia o seminário internacional “Enhancing Water Management Capacity in a Changing World” (Aperfeiçoando a Gestão da Recursos Hídricos em um Mundo em TRnsformação), de 25 a 28 de junho. O encontro é organizado pela Academia Brasileira de Ciências e acontece no âmbito da Cátedra Unesco Memorial da América Latina e tem como objetivo promover a troca de experiências entre Academias de diferentes regiões do mundo sobre o gerenciamento de recursos hídricos e os desafios científicos para tal administração. Dele participam representantes de 34 países, entre os quais, Cuba, Uganda, Alemanha, África do Sul, Bolívia, Jordânia, Malásia, China, Armênia, Israel e Rússia.
Neste semestre, a Cátedra Unesco Memorial abordou o tema “Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos para a América Latina”. As atividades foram coordenadas pelo professor José Galizia Tundisi, um dos maiores especialistas brasileiros no problema da gestão racional dos recursos hídricos mundiais. Esse seminário encerra o ciclo. Como se espera a participação de especialistas, pesquisadores e de alunos de pós-graduação, as conferências no Memorial serão em português, inglês e espanhol, sem tradução simultânea.
Desde 2006 as principais academias de ciências de diferentes países se articulam para organizar workshops no sentido de reforçar os esforços para se alcançar as Meta de Desenvolvimento do Milênio: até 2015, diminuir pela metade o número de pessoas que não tem acesso à água tratada e ao saneamento básico. Se é verdade que relatórios da UNICEF e da Organização Mundial de Saúde mostram que os objetivos para 2010 foram alcançados, também é verdade que ainda cerca de 780 milhões de pessoas não têm esse benefício.