/governosp
O governador Geraldo Alckmin comandou na sexta-feira, 16, a abertura da Exposição Franco Montoro, 100 anos, que ficará aberta ao público até o fim do mês na Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, localizada no Pátio do Colégio, centro velho da cidade. Alckmin esteve acompanhado de vários dos seus secretários, autoridades de diversos escalões do poder público e de entidades civis, além do cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial da América Latina, responsável pela exposição.
O evento marcou a reabertura do Espaço de Cidadania André Franco Montoro, um dos pontos históricos do centro velho da cidade, como destacou Alckmin, que também enfatizou a importância da homenagem e fez um resumo do perfil do ex-governador: “Montoro pregava a descentralização, a participação e a geração de empregos. Nada mais atual”.
A trajetória política de Franco Montoro, sua participação incisiva nos episódios mais importantes da história do país é contada em fotos, vídeos, objetos pessoais, depoimentos e documentos originais que registram sua passagem pelos vários escalões do poder desde a metade do século passado até sua morte, em 1999.
A exposição permanecerá aberta ao público, com acesso gratuito, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Diariamente, às 12h30, os visitantes poderão assistir ao documentário “A poética política de Montoro”, coprodução da TV Cultura e Super Filmes.