/governosp
O calendário das tradicionais comemorações de junho e julho termina no penúltimo dia do mês com a Festa de São João SaiderON, na Praça Cívica do Memorial da América Latina. Serão oito horas de intensa programação musical com destaque para a apresentação dos blocos Fogo & Paixão e Bangalafumenga. A festa é organizada pela Oficina da Alegria, com patrocínio da Skol. Começa ao meio-dia, com entrada gratuita.
O Saideiron pretende ser uma festa completa de alegria , gastronomia e cidadania. Na Praça, opções de food trucks e bares, cercados de toda a estrutura para garantir segurança e conforto, com banheiros químicos, UTI móvel, coleta seletiva de lixo e acessibilidade. No mais, é aproveitar o embalo da festa e acompanhar o ritmo do Bangalafumenga e do Fogo & Paixão.
O Banga é um bloco de carnaval carioca que virou paulistano em 2011.Destaca-se por sua bateria, formada na escola de Percussão do Bloco ministrada por Carlos Santana, o Mestre Negão da Serrinha. O som é puxado pelo cantor e compositor Rodrigo Maranhão, fundador do grupo, que se apresenta com Thiago di Sabatto na guitarra, Hamilton Fofão no cavaquinho, Gustavo Souza no trompete e Edy no trombone . O repertório é de MPB total.
O Fogo & Paixão também é conhecido como Bloco das Calcinhas e, se alguém pensou em Wando, acertou. O grupo foi inspirado no repertório do falecido cantor e, por isso, sua temática “brega” é um dos destaques do carnaval carioca. O grupo é formado por batuqueiros que tocam em algumas das mais expressivas baterias do samba de rua do Rio de Janeiro. O fundador do bloco, Gui Skinner, faz os vocais com a cantora Lila, revelação da MPB carioca.
A Oficina de Alegria (http://www.oficinadealegria.com.br/), fundada há cinco anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro deixaram suas carreiras tradicionais para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de projetos que têm como missão “vender” sorrisos, cultura e alegria aos paulistanos. Em 2011 com a vinda do Bangalafumenga, criou a Oficina de Percussão em São Paulo, que atualmente conta com mais de 220 batuqueiros.