/governosp
O Memorial da América Latina abre sua programação cultural de 2018 com o projeto “Rodas de Conversa”, encontros mensais que convidam o cidadão ao diálogo em várias áreas do conhecimento e de questões existenciais abordadas por consagrados autores da literatura latino-Americana.
Em uma quarta-feira de cada mês do ano de 2018 (veja tabela abaixo com as datas) – com início do primeiro encontro marcado para o dia 17 de janeiro, filósofos, psicanalistas, terapeutas, professores, consultores e pesquisadores do Recanto da Filosofia, que coordena o projeto, vão selecionar temáticas vivenciadas pelos seres humanos em seu dia-a-dia – tais como a dor e a alegria da existência, finitude, morte, solidão, identidade e temporalidade.
Clique e baixe os textos que serão discutidos no primeiro encontro
“A Dialética da Solidão”, Octavio Paz
“A Literatura e a Vida Social”, Antonio Candido
“A literatura, a partir de um ponto de vista filosófico, é excelente campo de desvelamento da natureza humana e pode oferecer contribuições efetivas diante dos desafios da vida contemporânea”, observa o professor Paulo Roberto Grandisolli, organizador do projeto, que conclui: “O debate fica ainda mais interessante se consideradas as singularidades que compõem a América Latina. Nossa proposta visa contribuir para a construção desse diálogo”.
Na lista de autores/as sugerida para os diálogos destacam-se nomes como os de Eduardo Galeano, Vargas Llosa, Gabriel García Márquez, Clarice Lispector, Antonio Candido, Julio Cortázar, Guimarães Rosa, Gabriela Mistral, Jorge Luis Borges, Octavio Paz e Miguel Angel Asturias.
Os encontros, um a cada quarta-feira do mês, serão realizados no Auditório da Biblioteca Latino-Americana com entrada gratuita para o público em geral.
As datas dos encontros são as seguintes:
Serviço
Rodas de Conversa – Diálogos possíveis Filosofia e Literatura Latino-Americana
Quando: uma quarta-feira por mês
Horário: 19h30 às 21h
Local: Auditório da Biblioteca Latino-Americana
Entrada gratuita