/governosp
A Videoteca do Memorial traz, durante todo o mês de setembro, uma retrospectiva do cinema mexicano. O México foi um pioneiro da sétima arte na América Latina. Poucos meses depois do genial invento dos irmãos Lumière ter surpreendido o mundo, a primeira filmagem já era realizada no México. A partir daí, não só compôs uma das mais importantes e criativas filmografias do mundo – que atraiu Buñuel e Eisenstein –, como também nos legou um repertório de María Félix e Dolores del Río, o galã Pedro Armendáriz, o comediante Cantinflas e a poética fotografia de Gabriel Figueroa.
Período: 02 a 30 de setembro de 2008.
Horário das sessões: Terça a Sexta (12h e 15h) e Sábado (12h30)
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Acompanhe a programação da Videoteca
Dia 02
TEPEYAC. Direção de José Manuel Ramos e Carlos E. González. México. 1917. 47 min. Com Pilar Cotta, Gabriel Montiel, Beatriz de Córdova. (Silencioso)
Angustiada pela notícia de que o navio em que viajava seu noivo foi afundado por um submarino, Guadalupe busca consolo em um livro sobre as aparições da Virgem de Tepeyac.
Dia 03
EL TREN FANTASMA. Direção de Gabriel García Moreno. México. 1927. 73 min. Com Manuel de los Ríos, Carlos N. Villatoro, Clarita Ibáñez, Manuel Oropeza, Angelita Ibáñez. (Silencioso)
O jovem engenheiro Mariel tem que enfrentar um perigoso bando de assaltantes de trens que seqüestram Elena, a bela filha de um funcionário da estação de Orizaba.
Dia 04
VIVA MÉXICO! (¡Qué Viva México!). Direção de Sergei Eisenstein. México. 1931/32. 87 min. (Legendas em português)
O filme registra aspectos característicos do país. O destaque fica por conta da eloqüência do epílogo que tem como tema o Dia de Finados, comemorado como um verdadeiro carnaval, desmistificando a gravidade da morte com danças e comilanças sobre os túmulos. Este festim diabólico é transformado em um curioso jogo de simbologias.
Dia 05
LA MUJER DEL PUERTO. Direção de Arcady Boytler. México. 1933. 76 min. Com Andrea Palma, Domingo Soler, Francisco Zárraga, Joaquín Busquets. (Espanhol sem legendas)
Rosário se entrega por amor a seu noivo sem suspeitar que ele a engana com outra. A decepção e a dor pela morte de seu pai fazem com que a jovem fuja e se torne prostituta. Rosario acaba se apaixonando por Alberto, um marinheiro, mas o destino lhes revela uma cruel surpresa.
Dia 06
VÁMONOS CON PANCHO VILLA. Direção de Fernando de Fuentes. México. 1935. 87 min. Com Antonio R. Frausto, Domingo Soler, Manuel Tamés, Ramón Vallarino. (Espanhol sem legendas).
Durante a Revolução Mexicana, seis valentes camponeses, conhecidos como “Los leones de San Pablo”, se unem ao exército de Pancho Villa. Depois de algumas batalhas, o grupo original fica reduzido a dois: Tiburcio Maya e o jovem Becerrillo.
Dia 09
ÁGUILA O SOL. Direção de Arcady Boytler. México. 1937. 73 min. Com Cantinflas, Manuel Medel, Margarita Mora, Marina Tamayo, Luis G. Barreiro. (Espanhol sem legendas)
Abandonados ao nascer em um convento, Polito Sol e os irmãos Adriana e Carmelo Águila crescem juntos até formarem o Trio Águila o Sol. Don Hipólito, pai de Polito, fica rico e decide procurar o filho. Os destinos dos quatro personagens irão se cruzar.
Dia 10
ENAMORADA. Direção de Emilio Fernández. México. 1946. 96 min. Com María Félix, Pedro Armendáriz, Fernando Fernández. (Espanhol sem legendas).
Durante a Revolução Mexicana, as tropas zapatistas do general José Juan Reyes ocupam a tranqüila e conservadora Cholula. Enquanto os revolucionários confiscam os bens dos ricos do povoado, o general Reyes se apaixona pela bela e indomável Beatriz Peñafiel, filha do homem mais importante do local.
Dia 11
UNA FAMILIA DE TANTAS. Direção de Alejandro Galindo. México. 1948. 130 min. Com Fernando Soler, David Silva, Martha Roth, Eugenia Galindo, Carlos Riquelme. (Espanhol sem legendas).
A ordem e a tranqüilidade da família Cataño são quebradas no dia em que recebem um vendedor de aspiradores empenhado em vender um de seus modernos produtos. A partir desse momento, a adolescente Maru sonhará em romper as cadeias que a prendem a sua conservadora família.
Dia 12
OS ESQUECIDOS (Los Olvidados). Direção de Luis Buñuel. México. 1950. 80 min. Com Estela Inda, Miguel Inclán, Alfonso Mejía, Roberto Cobo, Alma Delia Fuentes. (Legendas em português)
A violência marca o cotidiano de uma favela da Cidade do México. Jaibo, rapaz intempestivo que comanda uma gangue, comete atrocidades contra aqueles que o desafiam.
Dia 13
LA CUCARACHA. Direção de Ismael Rodríguez. México. 1958. 90 min. Com María Félix, Dolores del Río, Pedro Armendáriz, Emilio Fernández, Antonio Aguilar. (Espanhol sem legendas)
Derrotado e quase sem tropas, o coronel revolucionário Zeta chega em um povoado controlado por carrancistas. Para assumir o controle local, prende e ordena o fuzilamento do coronel Zúñiga e de seus homens. Entre os mortos está o amante de La Cucaracha, que lidera um grupo de mulheres armadas.
Dia 16
NAZARÍN (Nazarín). Direção de Luis Buñuel. México. 1958. 74 min. Com Francisco Rabal, Marga López, Rita Macedo, Ignacio López Tarso, Ofelia Guilmain. (Legendas em português)
Um santo entre os criminosos e miseráveis, o padre Nazarín toma sob sua tutela uma prostituta acusada de matar rival e é seguido em seu caminho pela tia de um moribundo que curou. Baseado na obra de Benito Pérez Galdós.
Dia 17
BANDIDA, LA. Direção de Roberto Rodríguez. México. 1963. 93 min. Com María Félix, Pedro Armendáriz, Ignacio López Tarso, Emilio Fernández, Katy Jurado. (Espanhol sem legendas)
Ao término da Revolução Mexicana, a prostituta “La Bandida”, famosa por sua beleza e temperamento, vinga-se de seu único e verdadeiro amor, que a abandonou para lutar na revolução, fingindo-se interessada por outro homem.
Dia 18
LOS CAIFANES. Direção de Juan Ibáñez. México. 1966. 95 min. Com Julissa, Enrique Álvarez Félix, Sergio Jiménez, Oscar Chávez, Ernesto Gómez Cruz. (Espanhol sem legendas).
Um jovem casal de classe alta sai de uma festa com a intenção de namorar em um carro abandonado. A chegada do capitão Gato e de seus “caifanes” mudará os planos do casal. Juntos, ricos e pobres, realizarão uma pitoresca viagem noturna pela Cidade do México.
Dia 19
O SANTO OFÍCIO (El Santo Oficio). Direção de Arturo Ripstein. México. 1973. 120 min. Com Jorge Luke, Diana Bracho, Claudio Brook, Ana Mérida, Rafael Banquells. (Legendas em português).
No século XVI, no México, o dominicano Gaspar de Carvajal suspeita que seus familiares, judeus convertidos ao catolicismo, ainda professam sua antiga fé e os denuncia à Inquisição.
Dia 20
O VALE DOS MISERÁVEIS (El Valle de los Miserables). Direção de René Cardona Jr. México. 1974. 110 min. Com Mário Almada, Fernando Almada, Ana Luisa Peluffo, Silvia Mariscal, Ricardo Carrion. (Legendas em português)
Com uma revolta brutal e sanguinária contra o governo, presos políticos e comuns passam a ser escravizados em lavouras de tabaco, onde são duramente castigados por suas tentativas de fuga.
Dia 23
OUTRA VEZ (Va de Nuez). Direção de Alfredo Gurrola. México. 1986. 94 min. Com Patricia Reyes Spíndola, Rafael Sánchez Navarro, Martha Aura, Alonso Echanove. (Legendas em português)
As relações conjugais entre dois jovens numa sociedade atrasada em questões de costumes.
Dia 24
CABEZA DE VACA. Direção de Nicolás Echeverría. México. 1990. 111 min. Com Juan Diego, Daniel Giménez Cacho, Roberto Sosa, Carlos Castañón, Geraldo Villarreal. (Legendas em inglês)
Em 1527, durante os primeiros anos da conquista espanhola, Alvar Núñez Cabeza de Vaca, tesoureiro de Carlos I, embarca em expedição para a Flórida. A expedição naufraga na costa da Louisiana e Alvar é preso e escravizado. Quando obtém sua liberdade, junta-se a quatro companheiros para empreender uma longa viagem.
Dia 25
LA MUJER DE BENJAMÍN. Direção de Carlos Carrera. México. 1991. 90 min. Com Eduardo López Rojas, Malena Doria, Arcelia Ramírez, Juan Carlos Colombo, Eduardo Palomo, Ana Bertha Espín. (Legendas em português)
Benjamín, um solteirão que vive com a irmã em uma pequena cidade, apaixona-se pela bela Natividad. Escreve cartas de amor para conquistar a garota, mas esta estratégia falha e, junto com seus amigos, decide raptá-la.
Dia 26
COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE. Direção de Alfonso Arau. México. 1992. 104 min. Com Lumi Cavazos, Marco Leonardi, Regina Torne, M. Martinez, Ada Carrasco. (Legendas em português).
Uma jovem é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para cuidar da mãe até sua morte. Mas ela se apaixona por um jovem, que aceita se casar com a irmã dela apenas para ficar ao seu lado.
Dia 27
SANTITOS. Direção de Alejandro Springall. México. 1997. 100 min. Com Dolores Heredia, Demián Bichir, Alberto Estrella, Fernando Torre Lapham, Ana Bertha Espín. (Legendas em português).
A jovem viúva Esperanza sofre um grande golpe: a morte de sua filha. Eis, porém, que São Judas se mostra à moça e lhe diz que a menina está viva. Esperanza sai então em busca da filha, percorrendo diversas cidades e vencendo obstáculos com sua fé.
Dia 30
AMORES BRUTOS (Amores Perros). Direção de Alejandro González Iñárritu. México. 2000. 153 min. Com Emilio Echevarría, Gael García Bernal, Goya Toledo, Álvaro Guerrero, Vanessa Bauche.
Na Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente têm suas vidas mudadas para sempre.