/governosp
A Fundação Memorial da América Latina promove no segundo semestre deste ano o curso “Religião e Sociedade na América Latina”. A atividade acadêmica é organizada pelo CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina e coordenado pelas historiadoras da Unicamp Eliane Moura Silva e Karina Kosick Bellotti.O CBEAL é a diretoria do Memorial responsável pelo fomento à pesquisa e reflexão sobre a região.
O objetivo desse curso é debater as transformações religiosas ocorridas na América Latina nos últimos cinqüenta anos, período da intensificação do processo de pluralismo religioso no mundo ocidental. Entre as suas atividades, o CBEAL organiza cursos rápidos sobre assuntos de interesse latino-americano, preenchendo uma lacuna nos estudos sobre a contemporaneidade, como o “Novas lideranças políticas na América Latina”, que analisa a chegado ao poder de uma nova esquerda na região, representada por Evo Morales, Hugo Chaves, Lula e outros.
Ministradas por dez professores da USP, Unicamp, Universidade Metodista e PUC-SP, as aulas começam em 11 de agosto e vão até 1º de dezembro, sempre aos sábados, das 9h às 12h. Com carga horária de 42 horas-aula o curso custa R$ 180,00, com certificação a quem comparecer a pelo menos 75% do curso. As inscrições vão até 3 de agosto e as vagas são limitadas.
Sob a perspectiva das ciências humanas, a religião é um produto histórico e social, que se transforma no espaço e no tempo por diferentes sociedades. A diversidade religiosa faz parte da história da América Latina, em que tradições constantemente misturam-se às recentes demandas da globalização e do mercado. Após mais de 400 anos de domínio católico, a América Latina passou a conviver com outras expressões religiosas, cristãs e não cristãs, experimentando um crescente pluralismo.
Embora desde o século XIX muitos países latinos tenham separado a Igreja do Estado, a religião continua a exercer influência na esfera pública e privada em áreas como a política, a educação pública e a ciência. Apesar de muitas crenças pregarem a paz, ainda ocorrem conflitos e demonstrações de intolerância por parte de religiosos e não-religiosos.
Por isso, debater sobre os desafios a que respondem as religiões na América Latina trata-se de um passo importante para a compreensão de nossas culturas e identidades, contribuindo para o alcance da tolerância e do diálogo dentro da diversidade.
Acompanhe os temas e as datas das aulas:
Introdução ao curso – Religião e Sociedade na América Latina – 11.08.07
Profa. Dra. Eliane Moura da Silva/ Profa. Dra. Karina Bellotti (História – UNICAMP)
Conteúdo: Definição de religião para ciências humanas; definição do recorte histórico oferecido; transformações religiosas na América Latina desde os anos 1950; as conseqüências da secularização. Breve introdução dos temas a serem tratados no curso.
Catolicismo na América Latina I – 18.08.07
Prof. Dr. Leandro Karnal (História – UNICAMP)
Conteúdo: Como se instituiu o catolicismo na A.L.? Qual o seu impacto sobre as culturas pré-colombianas e como ele constituiu as culturas latinas durante o período colonial?
Catolicismo na América Latina II – 25.08.07
Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto (História – UNICAMP)
Conteúdo: quais as transformações que o catolicismo sofreu na América Latina? É possível pensar em uma única identidade católica? Como os catolicismos latinos dialogam com os desafios das sociedades latino-americanas na atualidade? Exemplo histórico – Catolicismo na Argentina – religião e política.
Religiões Afrobrasileiras – 01.09.07
Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva – Departamento de Antropologia da USP
Religiões afro – questões de identidade cultural – apropriações diversas das culturas religiosas africanas na América Latina.
Islamismo e mística islâmica – 15.09.07
Profa. Ms. Beatriz Machado (USP)
Definição de Islamismo – crenças e práticas, panorama histórico de expansão e de correntes doutrinárias e místicas.
Espiritismo – 22.09.07
Profa. Dra. Eliane Moura da Silva (História – UNICAMP)
Conteúdo: qual a definição de espiritismo e qual a especificidade espírita do Brasil – o maior país espírita do mundo.
Religiões Orientais – 29.09.07
Prof. Ms. Flávia Galli Tatsch (UNICAMP)
Conteúdo: Conteúdo: Budismo – crenças e práticas, desenvolvimento histórico e expansão no Brasil.
Novos Movimentos Religiosos – 06.10.07
Prof. Dr. Silas Guerrieiro (Departamento de Antropologia e de Ciências da Religião – PUC-SP) Conteúdo: definição de NMR – quais as questões que esses novos movimentos lançam para o entendimento da religião e da nossa sociedade – exemplos históricos de NMR.
Pluralismo protestante na América Latina – 20.10.07
Profa. Dra. Karina Bellotti (História – UNICAMP)
Conteúdo: quem são os protestantes e como surgiram na América Latina? Expansão e diversificação protestantes; quais as diferenças entre os ramos protestantes e quais as transformações por que passam nos últimos 50 anos?
Intolerâncias e Fundamentalismos – 27.10.07
Profa. Dra. – Karina Bellotti (História – UNICAMP)
Conteúdo: definição e histórico dos fundamentalismos; existe fundamentalismo na América Latina? A quais demandas sociais e culturais os fundamentalismos respondem? Quais os desafios que essas expressões religiosas oferecem atualmente? Ênfase maior no fundamentalismo cristão, que é o mais próximo da realidade latina, por influência dos americanos.
Judaísmo – Rabina Luciana Lederman – 07.11.2007 (durante a semana – quarta-feira)
Definição de Judaísmo – crenças e práticas, panorama histórico de expansão e atuação social.
Religião e Política – 10.11.07
Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos (Ciências da Religião – UMESP)
Conteúdo: quais as relações entre religião e política em movimentos sociais da A.L.? Casos históricos: Teologia da Libertação e CEBs frente às ditaduras latinas; Evangelho Social protestante contra as ditaduras e as injustiças sociais; o crescimento da bancada evangélica nos anos 1980 e 1990 e seu recuo nos anos 2000; o que a religião ganha e o que perde com a política? O que a política ganha e o que perde com a religião?
Religião e Gênero – 24.11.07
Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza (Ciências da Religião – UMESP)
Conteúdo: Definição de gênero e suas relações com as religiões; quais os lugares destinados a homens e mulheres pelas religiões – em especial a Católica, predominante na A.L.? Como a visão religiosa de gênero influenciou na configuração social de gênero na A.L.? E quais as transformações que vêm ocorrendo (feminismo, pentecostalismo, carismatismo)? Quanto se avançou e o que há para ser mudado?
Ecumenismo – Prof. Anivaldo Padilha – 01.12.07
Conteúdo: Histórico do ecumenismo – mundo e América Latina (século XX) – exemplos históricos de diálogo ecumênico na América Latina – desafios, limitações e avanços.
Conheça os professores que ministrarão o curso Religião e Sociedade na América Latina:
Profa. Dra. Eliane Moura Silva (Unicamp)
Doutora em História pela Unicamp, onde é professora dos cursos de graduação e pós-graduação. Coordena pesquisas na área de. Ministrou e coordenou diversos cursos para a rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. É autora de “Repensando o Fanatismo Religioso: representações, conceitos e práticas contemporâneas”, “O Espiritualismo No Século XIX Reflexões Teóricas e Históricas Sobre Correntes Culturais e Religiosidade” (IFCH/Unicamp), além de diversos artigos sobre História das Religiões, em especial Religião e Gênero, Fundamentalismo e Diversidade Religiosa.
Profa. Dra. Karian Kosicki Bellotti (Unicamp)
Doutora em História Cultural pela UNICAMP, onde é Pesquisadora Colaboradora. Foi pesquisadora visitante da Universidade do Texas em Austin e especializou-se em História do Protestantismo, principalmente na história da mídia evangélica no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou o livro “Mídia Presbiteriana no Brasil – Editora Cultura Cristã e Luz para o Caminho (1976-2001)” (Annablume/Fapesp, 2005), além de vários artigos sobre Protestantismo, História Cultural, História da Mídia Religiosa e Educação Religiosa.
Prof. Dr. Leandro Karnal (Unicamp)
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em História da América, é professor de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi chefe do Departamento de História da mesma instituição. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (ANPHLAC). Publicou diversos livros e artigos nas áreas de História e Ensino, entre eles EUA: a formação da nação, História na sala de aula (organização) e História da cidadania (co-autor), todos publicados pela Editora Contexto.
Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto (Unicamp)
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas e coordenador de graduação do curso de História desta Universidade. É especialista em História da América, com publicações nas áreas de América, História e Memória, Narrativas, Política, Moral, Bartolomé de Las Casas, crônica religiosa do século XVI, Argentina e México.
Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos (Umesp)
Doutor em Ciências da Religião pela UMESP, onde é professor do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. É autor do livro “Teatro, Templo e Mercado: organização de um empreendimento neopentecostal” (Umesp, Vozes, Simpósio, 1997), e autor de diversos artigos e capítulos de livro sobre Protestantismo, Teologia, Pentecostalismo, Política e Comunicação.
Prof. Dr. Silas Guerrieiro (PUC-SP)
Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP. Leciona no Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP desde 1991, onde atualmente é chefe de departamento (gestão 2005-2007). Sua área de pesquisa é Antropologia da Religião, especialmente novos movimentos religiosos e religião na modernidade. É autor de “A magia existe?” (editora Paulus, 2003), organizador dos livros “Antropos e Psique – o outro e sua subjetividade” (editora Olho Dágua, 2000) e “O estudo das religiões: desafios contemporâneos” (editora Paulinas, 2003) e autor de vários artigos na área.
Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza (Umesp)
Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), onde é professora titular dos programas de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e Religião. Tem experiência na área de Antropologia e atua principalmente nos seguintes temas: Ecofeminismo, Natureza, Essencialismo, Diferença, Espiritualidade. É organizadora do livro “Gênero e Religião: Ensaios Feministas” (Umesp, 2007).
Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva (USP)
Doutor em Antropologia Social e Professor Assistente Doutor do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP. Publicou os livros “Orixás da Metrópole”, “A cor do axé – brancos e negros no candomblé de São Paulo”, “Cantar para subir – um estudo antropológico da música ritual no candomblé paulista”, “ O Antropólogo e sua magia e Candomblé e Umbanda”. Atualmente é vice-coordenador do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) da USP.
Profa. Ms. Flávia Galli Tatsch (Unicamp)
Doutoranda em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp (2007) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes/USP (2002). Ministra cursos e palestras arte e religião no Instituto Arte na Escola e na Casa do Saber, ambos em São Paulo. Tem artigos publicados na área de História Cultural.
Profa. Ms. Beatriz Machado (USP)
Formada em Psicologia, mestre e doutoranda na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, é estudiosa da Mística e do Sufismo e da obra do grande mestre sufi Ibn ‘Arabî há 22 anos. Durante este tempo, tem exercido atividades docentes e participado de congressos internacionais em torno deste tema, no Brasil e na Espanha. Autora do livro “Sentidos do Caleidoscópio – uma leitura da Mística a partir de Ibn ‘Arabî”, Humanitas, 2004.
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas – Memorial da América Latina
Horário: Aos sábados, das 9h00 às 12h00
Inscrições: A partir de 11 de julho. As inscrições deverão ser feitas diretamente no Memorial da América – CBEAL – prédio da Administração (portão 08), se segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.
Taxa de inscrição:
R$ 180,00 – vagas limitadas
Certificado de participação:
Serão fornecidos certificados com chancela da Universidade Metodista aos participantes com presença confirmada em no mínimo 75 % da carga horária.