Realidade Latino-Americana acontece dia 10 de abril, às 14h
O próximo encontro do curso de extensão universitária Realidade Latino-Americana acontece no dia 10 de abril, às 14h, sobre o tema “Maras, crime organizado e narcopolítica na América Central”. A aula será ministrada pelos professores Jeanette Aguilar (Universidade Católica de El Salvador) e Eugenio Sosa (Universidade Nacional Autônoma de Honduras).
As capitais da América Central costumam aparecer nos rankings das cidades mais violentas do mundo, com taxas de homicídio comparáveis com zonas de guerra. Após os processos de paz que buscavam finalizar as guerras civis e as transições democráticas, a violência não desapareceu, só se transformou. Os países da região viram surgir novas problemáticas de segurança pública, como o narcotráfico e as “maras”: pandilhas de jovens migrantes deportados pelos Estados Unidos.
No encontro serão abordadas as características específicas do fenômeno das maras, com destaque para sua atuação em El Salvador, assim como o fenômeno do narcotráfico e o envolvimento das forças armadas na segurança pública, e os impactos desse processo na política dos países da América Central.
O programa é uma parceria entre o Memorial da América Latina e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O curso é on-line, via Google Meet e as inscrições para novos alunos devem ser feitas pelo e-mail gruporealidadelatinoamericana@gmail.com.
Sobre o programa
O programa Realidade Latino-Americana acontece desde 2014 e propõe ser um espaço de discussão sobre a história e as questões contemporâneas da América Latina por meio de debates com professores de diversas universidades latino-americanas sobre os países da região, desenvolvendo uma pesquisa coletiva.
Os encontros são abertos a estudantes e interessados em aprofundar o conhecimento em temas latino-americanos.
Serviço:
Curso Realidade Latino-Americana – Maras, crime organizado e narcopolítica na América Central
Dia 10 de abril, das 14h às 17h
Encontro remoto pelo Google Meet
Classificação livre
Inscrições e mais informações: gruporealidadelatinoamericana@gmail.com