/governosp
O Memorial da América Latina firma parceria ao programa Via Rápida da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: desde o último dia 16, cem egressos em regime semiaberto do sistema penitenciário da Secretaria da Administração Penitenciária participam do curso de pintura predial da Fundação.
Lançado em 2011 apenas para pessoas fora do mercado de trabalho formal, o Via Rápida ampliou o leque de oportunidades para beneficiar prestadores de serviço habilitados pelas Centrais de Penas e Medidas Alternativas do Estado de São Paulo (CPMA), o que também inclui reeducandos da Fundação Casa. Desde 2015, pelo menos 27 mil egressos do regime semiaberto foram beneficiados com o projeto Via Rápida da modalidade Expresso – convênios de curta duração (até 30 dias) entre a comunidade e o governo do Estado.
No Memorial, segundo o gerente de Relações Institucionais, Marco Antonio Félix, eles estão divididos em dois turnos e aprendem desde a preparação da superfície até a aplicação da pintura. “Pra nós, é muito gratificante participar da reinserção dessas pessoas ao mercado de trabalho. Além do cunho social, vale ressaltar que a qualidade do serviço apresentado é muito boa”.
Encerrada a prestação de serviço, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação disponibiliza aos alunos que participam do programa Via Rápida, o cadastro de MEI (Microempreendedor Individual) com a respectiva inscrição na Junta Comercial do Estado de São Paulo.