/governosp
Com 30 anos de carreira e 10 álbuns lançados, o grupo Boca Livre traz a magia de suas interpretações ao Projeto Adoniran Oito e Meia. O show acontece no dia 15 de maio, quinta-feira, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, às 20h30.
O quarteto – em sua formação clássica, com Maurício Maestro, Zé Renato, David Tygel e Lourenço Baeta – interpreta as canções que foram registradas no CD/DVD Boca Livre e Ao Vivo, lançado em 2007. O repertório é formado, em sua quase totalidade, por canções consagradas que marcaram a trajetória do Boca Livre.
O CD traz sucessos como: “Trenzinho do Caipira” (Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar), “Correnteza” (Tom Jobim e Luiz Bonfá), “Caravana” (Geraldo Azevedo), “Feito Mistério” (Lourenço Baeta e Cacaso), “Al Otro Lado Del Rio” (Jorge Drexler), “Cruzada” (Tavinho Moura e Márcio Borges), “Mistérios” (Maurício Maestro e Joyce), “Quando Ela Fala” (Carlos Lyra), “First Circle” (Pat Metheny e Lyle Mays), “Diana” (Toninho Horta e Fernando Brant), “Todo Mundo Quer um Bem” (Fausto Nilo e Zé Renato), “Desenredo” (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), “Eu no Futuro” e “Toada (na direção do dia)” (Zé Renato, Juca Filho e Claudio Nucci). O show promete ainda outros sucessos do grupo.
Boca Livre
O Boca Livre, grupo vocal e instrumental, foi formado, em 1978, por Maurício Maestro (baixo e vocal), Zé Renato (violão e vocal), Claudio Nucci (violão e vocal) e David Tygel (violão e vocal). No mesmo ano, participou do disco Camaleão, de Edu Lobo, e lançou, no ano seguinte, o LP independente Boca Livre, que ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas, com destaque para as canções "Toada" (Zé Renato, Cláudio Nucci e Juca Filho) e "Quem Tem a Viola" (Zé R., C. Nucci e Xico Chaves).
Em 1981, Claudio Nucci se desligou do conjunto, sendo substituído por Lourenço Baeta. Com a nova formação, o grupo gravou os LP’s Bicicleta (independente, com participação de Tom Jobim e Naná Vasconcelos), Folia (PolyGram), Boca Livre (PolyGram) e Boca Livre em Concerto (Som Livre). Em 1992, David Tygel deixou o grupo, sendo substituído por Fernando Gama. Nesse ano, o quarteto gravou Dançando Pelas Sombras (MPB/Warner).
O Boca Livre fez turnês e participou de festivais nos Estados Unidos, Europa e Canadá; participou do álbum Deseo, de Jon Anderson (vocalista do Yes). Depois, vieram os CDs Dançando Pelas Sombras (lançado pela Green Linnet no mercado internacional), Song Boca (Velas, com livro de partituras com arranjos vocais de Maurício Maestro; ganhou Prêmio Sharp de Música), Americana (Velas, gravado em Nova York), Boca Livre Convida, 20 Anos (Prêmio Sharp de Melhor Grupo Brasileiro). Em 2000, Zé Renato se desligou do grupo e foi substituído por Claudio Nucci.
Em 2006, o Boca Livre voltou a atuar com a formação clássica – Maurício Maestro, Zé Renato, David Tygel e Lourenço Baeta. No ano seguinte lançou o CD e DVD Boca Livre e ao Vivo, que tem participação especial de Roberta Sá, Rodrigo Maranhão, Renato Brás, Fred Martins, Marcelo Mariano e MPB-4.
Projeto Adoniran – Boca Livre
Dia 15 de maio, às 20h30
Duração: 1 hora
Censura: Livre
Ingressos: R$ 10,00
Bilheteria: dia 14, das 14h às 19h e dia 15 a partir das 14h)
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone: (11) 3823-4600