/governosp
Evento traz na mesma noite 5 intervenções artísticas e um debate sobre o corpo como ferramenta de emancipação da mulher
No dia 6 de outubro, às 19h, acontece no auditório da Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina o 4º encontro Resistir com Arte. O tema da vez, “Mulheres e Dança”, convida profissionais da dança e pesquisadores para um bate-papo a respeito dos gêneros nesta arte do corpo. Novas técnicas e conceitos como a ‘condução compartilhada’ e a ‘dança de salão queer’ serão apresentadas ao vivo para o público por 5 dançarinas e dançarinos de diferentes lugares do Brasil.
Segundo a convidada Carolina Polezi, professora de dança que desenvolve a técnica de Condução Compartilhada na dança de salão, “resistir é também buscar ‘escapar’ dos comportamentos conhecidos dos movimentos-padrão de cada ritmo, ampliando a criatividade e trazendo outras vivências e experiências para essas danças”.
O debate sobre o papel da mulher na dança terá a mediação do cientista político da USP Gustavo Macedo e contará com a participação de:
. Carolina Polezi: Professora com mais de 16 anos de experiência em dança de salão, é graduada pela UNICAMP e mestre pela USP, atualmente desenvolve pesquisa sobre dança de salão com um novo método de ensino e prática chamado Condução Compartilhada, baseada na idéia de que a mulher também pode ser agente criativo e condutor na dança de salão.
. Rubia Frutuoso: Formada em Ballet Clássico e Jazz Dance pelo Estúdio Líria Dourado e Ballet Clássico pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, há 13 anos atua como professora, bailarina e coreógrafa. Destacou-se em concursos como Rey Castro, Congresso Mundial de Salsa e foi destaque no Se Ela Dança Eu Danço (SBT), chegando à final e conquistando títulos em todos os concursos citados. Atualmente desenvolve um trabalho reconhecido voltado para a consciência e expressão corporal feminina.
. Paola Vasconcelos: Mestra em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, licenciada em Dança pela mesma universidade. Bailarina, coreógrafa e professora de dança de salão, especializada em tango. Professora de aulas regulares de dança de salão queer.
. Eliane Capel: É fundadora e diretora do projeto Mulheres na Dança, realiza ações e experimentos integrando dança, fotografia e performance com artistas mulheres. Ministra Oficinas de Dança em Centros Culturais da prefeitura de São Paulo com grupos de mulheres questionando padrões e estereótipos do feminino através da escuta de narrativas corporais.
. Samuel Samways: Professor de dança desde 2006, ministrou aulas e cursos em escolas de dança nos EUA, Canadá, Portugal, França, Alemanha e em várias cidades do Brasil. Atualmente é residente pesquisador do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado (Belo Horizonte), onde desenvolve pesquisa em dança de salão contemporânea com ênfase nos papéis de gênero associados às danças a dois. Desenvolve a técnica de condução mútua e compartilhada como método para a desconstrução do machismo e da heteronormatividade na dança de salão.
Resistir com Arte
O projeto Resistir com Arte é fruto de uma parceria entre a Fundação Memorial da América Latina pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), a USP, o Centro Interdisciplinar de Gênero da Unifesp (CIG) e o Projeto Atadas e propõe um debate envolvendo arte, mulheres e política.
O primeiro encontro, em março deste ano, debateu violência doméstica contra a mulher e teve exibição do curta-metragem “Atadas”. A segunda edição, “Mulheres e Fotografia”, contou com a presença das fotógrafas Maureen Bisilliat e Vânia Toledo, dos coletivos Nós, mulheres da periferia e Feminicidade, e do pesquisador de gênero e periferia Jonas Medeiros, da Unicamp.
O mais recente encontro Resistir com Arte se estendeu por quatro dias: a 1ª Mostra Mulheres e Cinema promoveu sessões especiais de filmes realizados por mulheres, seguidas de debates sobre o tema.
Serviço
Debate Resistir com Arte: “Mulheres e Dança”
Data: 6 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca Latino-americana – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Acesso: portões 2 e 5 / Estacionamento (pago): portões 4 e 8
Entrada gratuita
Haverá emissão de certificado de participação na hora