/governosp
Leia a seguir texto de apresentação de Fernando Leça, presidente do Memorial e idealizador do projeto O Legado de Franco Montoro, e do coordenador José Augusto Guilhon:
André Franco Montoro exerceu uma influência de primeiro plano, em um período de crescente presença de lideranças paulistas na política nacional, como não se via desde a Revolução de 1930. Graças a sua firmeza de caráter, clareza de objetivos e tenacidade em alcançá-los, transparência em seus métodos de ação e grande poder de persuasão e articulação de interesses, Franco Montoro exerceu imensa liderança na cena pública brasileira por mais de trinta anos, incentivando novas vocações para a vida pública, mobilizando competências para a formulação e a execução de políticas públicas, articulando lideranças de diversas tendências, tanto na sociedade civil como na vida política, para conduzi-las, em meio a campanhas memoráveis, a uma transição segura e sólida para a democracia de que hoje desfrutamos.
São Paulo e o Brasil devem muito a Franco Montoro, servidor público, professor, político, empreendedor, homem da conciliação e da luta, homem de família e homem de Estado, religioso de mente livre, amigo fiel e adversário nobre, homem de convicções e de tolerância.
O “Legado de Franco Montoro” é um projeto que combina a homenagem a um grande brasileiro com uma reflexão atual sobre uma obra diversificada que uniu o ensino do Direito, o serviço público, os mandatos eletivos desde a vereança à senatoria, passando pela representação estadual e federal, chegando ao ministério e ao governo do Estado; que inclui a mobilização, em torno de idéias políticas, de lideranças locais, nacionais e internacionais, a formulação de políticas públicas e sua execução, e a mobilização de grandes massas.
Franco Montoro inovou na forma de organizar campanhas eleitorais, na formulação de propostas de governo, na condução colegiada do Executivo, na descentralização das decisões e das ações de governo, na concepção e na proteção dos direitos individuais e sociais, e é este conjunto de facetas o objeto deste projeto, cujo fim é avaliar, à luz do presente, a pessoa, a obra e o contexto da vida pública e pessoal de Franco Montoro, em suas diversas dimensões. O projeto compreende três atividades complementares:
• Exposição na Biblioteca do Memorial da América Latina, em cuja abertura será formalizada a doação, ao Memorial, do acervo bibliográfico de Franco Montoro sobre a América Latina, que se encontrava organizado na sede do ILAM – Instituto Latino-americano antes de ser cedido em comodato para a Biblioteca. Os elementos a serem expostos deverão compreender, além de publicações da autoria de Montoro, fotos e documentos que atualmente estão sob a guarda do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC, no Rio de Janeiro, bem como outros materiais cedidos pela PUC-SP e pela família.
• Seminário – será realizado no dia 16 de julho de 2007, também nas instalações da Biblioteca, com apresentação de conferências explorando diferentes aspectos da atuação de Franco Montoro, como a Campanha das Diretas, o Plano de Governo, o movimento pela Integração da América Latina, entre outros, contando com a coordenação acadêmica do Prof. Dr. José Augusto Guilhon Albuquerque. Terá como formato a realização de duas mesas, no período das 14h00 às 18h00 – em seguida, haverá a inauguração da mostra.
• Publicação de um livro com textos do seminário e a transcrição de uma série de depoimentos de familiares, colaboradores e amigos de Franco Montoro, que estão sendo coletados por meio de entrevistas realizadas por uma equipe destacada para esse fim. O lançamento está previsto para outubro/novembro de 2007.