/governosp
Festa gratuita contou com presença de autoridades, palestra sobre Wakanismo e apresentações de danças típicas peruanas.
São Paulo – A Biblioteca Latino-Americana sediou a Mostra Cultural Peruana em 27 de setembro com o objetivo de celebrar os 202 anos de Independência do Peru e estreitar os laços da comunidade peruana residente em São Paulo e a sociedade brasileira em geral.
O evento, gratuito, foi organizado pela Associação Latino Americana de Arte e Cultura (ALAC) com apoio do Memorial da América Latina. Em discurso de abertura do evento, o Diretor de Atividades Culturais da Fundação, João Carlos Corrêa, afirmou o “compromisso agora é estreitar ainda mais e trazer mais e mais celebrações peruanas para o nosso espaço”.
“A nossa missão aqui é estreitar as relações com todos os povos, nas searas econômicas, cultural, social, política e educacional. E celebração dessa data, de 202 anos de independência do peru para nós também é muito importante. Quero que todos sintam-se muito à vontade e sintam-se efetivamente em casa”, disse.
Cielo Cano, Cônsul do Peru em São Paulo encarregada de assuntos econômicos e culturais, esteve presente no evento e agradeceu ao Memorial pela acolhida. “Sou grata pela assistência à comunidade peruana e agradeço ao diretor João Carlos Corrêa por ter acolhido no espaço de todos os latino-americanos. Me sinto muito bem-vinda e espero poder continuar a trabalhando juntos no futuro”, afirmou.
A Mostra Cultural teve início com uma palestra de Adrián Ilave Inca sobre o Wakanismo, elemento chave da espiritualidade e da filosofia andina, e seguiu com três apresentações de danças típicas do Peru, como Valicha e Abanquino, realizadas pelos grupos “Ritmo Haylarsh” e “Sumaq Peru”.