/governosp
A Biblioteca Latino-Americana acaba de enriquecer seu acervo com a doação de 255 títulos da coleção particular de mil livros de literatura deixada pelo diretor de cinema, Hector Babenco, falecido em 2016. A seleção das obras doadas pela família Babenco foi feita criteriosamente pelas filhas do diretor, Janka e Myra. Todos os livros doados já foram catalogados e disponibilizados para consulta na Biblioteca Latino-Americana, que está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados até 15h.
A escolha do Memorial como um dos “destinos nobres” para os livros do acervo de Babenco se deu pelos laços de amizade e respeito que marcaram a relação da instituição com o diretor, nascido na Argentina e desde jovem radicado no Brasil, onde fez sua bem-sucedida carreira de cineasta.
Exatamente um ano antes de sua morte, Babenco foi homenageado no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo com a retrospectiva de suas principais obras, entre as quais: “Carandiru”, “Coração Iluminado”, “O Passado”, “Lúcio Flávio”, “O Passageiro da Agonia”, “Pixote”, “A Lei do Mais Fraco” e “O Beijo da Mulher-Aranha”, filme que em 1986 recebeu a indicação do Oscar entre os diretores e deu a William Hurt o prêmio de melhor ator.
O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Irineu Ferraz, enaltece o gesto das filhas de Babenco, destacando também a trajetória do diretor que deixou sua marca na história do cinema nacional e projetou o nome do Brasil no exterior.
Serviço
Memorial recebe doação de livros de Hector Babenco
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados até 15h
Local: Biblioteca Latino-Americana
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 /Metrô Barra Funda
Entrada gratuita (portão 2)