/governosp
Documentário, que já faz parte da mostra “Afroperu”, terá discussão especial no dia 2 de julho
No último sábado da mostra “Afroperu”, em cartaz no Memorial da América Latina até 3 de julho, acontece um debate sobre o documentário “Nosotros, afroperuanos” (2012). Dirigido por Gabriela Watson e Danielle Almeida, o filme traz um panorama histórico dos afrodescendentes no Peru, ouvindo pessoas e instituições envolvidas na luta pela igualdade racial. A atividade é gratuita e acontece entre 15h e 17h, no dia 2 de julho, no Espaço Gabriel García Márquez.
Participam da discussão: Cristina Alvares Beskow, jornalista e pesquisadora do cinema documental latino-americano pela USP e Unifesp; e Aglas Watson Barrera, afroperuano, professor universitário e pai da diretora Gabriela Watson, tendo participado ativamente da produção da obra.
O filme já está sendo exibido continuamente no Espaço Gabo desde o início de “Afroperu”, no dia 2 de junho. A mostra é composta por retratos do fotógrafo venezuelano Kike Arnal, roupas e instrumentos musicais típicos, que juntos expõem o cotidiano e a memória da população negra no Peru. A programação também incluiu oficinas de cajón, instrumento de percussão afroperuano, ministradas pelo músico e produtor Pithy Cajonero.
“Afroperu” é uma realização da Fundação em parceria com o Consulado Geral do Peru em São Paulo, o Ministério da Cultura do Peru e apoio do Banco Mundial.
Sobre os convidados
Cristina Alvares Beskow é jornalista pela PUC Campinas, mestra e doutora pela ECA USP. Fundadora da Camará Comunicação e Educação Popular e do Coletivo de Comunicadores Populares, trabalha com produção audiovisual desde 2006. Integra o grupo de estudos “Cinema Latino-americano e Vanguardas Artísticas” (Unifesp), pesquisa documentário latino-americano e está produzindo documentário sobre o Nuevo Cine Latinoamericano.
Aglas Watson Barrera é docente universitário nas áreas de Economia e Finanças Públicas. Afroperuano, incentivou e colaborou na produção de “Nosotros, afroperuanos”, co-dirigido pela filha, Gabriela Watson.
Mês da Cultura Afroperuana
Em 2006, o Congresso da República do Peru declarou o dia 4 de junho de cada ano como o “Dia da Cultura Afroperuana”, em homenagem ao nascimento de Nicomedes Santa Cruz Gamarra, um dos intelectuais peruanos mais ativos de sua geração.
Como uma ação afirmativa do compromisso pelos direitos deste povo, em 2014, o Ministério da Cultura declarou junho como o “Mês da Cultura Afroperuana”. Desde então, os mais variados tipos de eventos são promovidos para celebrar, reconhecer e valorizar sua contribuição na história e identidade do Peru.
A mostra faz parte desta celebração e do “Decênio Internacional dos Afrodescendentes de 1 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024”, proclamado pela organização das Nações Unidas e que tem como lema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.
Serviço
Debate e sessão especial de “Nosotros, afroperuanos”
Data: 2 de julho, sábado
Horário: 15h às 17h
Local: Espaço Gabriel García Márquez – Memorial da América Latina
Entrada gratuita
Ficha técnica: “Nosotros, afroperuanos” (2012)
Duração: 45 minutos
Direção: Gabriela Watson e Danielle Almeida
Sinopse: exibido em diversos festivais pelo mundo, o documentário mostra a realidade da população negra no Peru, através de breve panorama histórico-cultural, e traz à luz o trabalho de instituições e pessoas que atuam pela democratização dos direitos de cidadania. Foram entrevistados ativistas sociais, professores, artistas, pesquisadoras e moradores de Lima, Cañete e El Carmen, cidades marcadas pela grande presença de afrodescendentes.