Projeto Belas Artes Drive-In seguirá série de protocolos da Covid-19 para retomada das atividades do setor cultural
Em parceria com o Petra Belas Artes, o Memorial da América Latina inaugurou, no dia 17 de junho, o Belas Artes Drive-In, espaço destinado à exibição de filmes em que o público assiste à sessão dentro de seu próprio carro, respeitando o isolamento social.
Sob orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In segue protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamentos via aplicativo, exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e clientes.
“Trata-se de um evento seguro para o público e os funcionários, e tem tudo para se tornar uma das principais formas de lazer e diversão enquanto a pandemia não passa completamente”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.
Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme é obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto.
A posição dos carros em fila é organizada pela equipe do evento, que posiciona carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição serão higienizados a cada uso. Dispositivos de álcool em gel estarão disponíveis no local.
Além dos filmes propostos pela programação do evento, haverá uma seleção de músicas que ambientam a noite de maneira especial, antes início do filme, da Nomade Orquestra.
Retomada
O projeto, resultado de uma parceria entre o Belas Artes, o Memorial da América Latina e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como objetivo iniciar a retomada das atividades do setor cultural e criativo, considerando o cenário da pandemia. Segundo Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina, “a retomada das ações culturais foi elaborada levando em conta, prioritariamente, a segurança das pessoas. Esse novo projeto é uma forma de promover a cultura de maneira responsável e criativa”.
“O Belas Artes, um dos cinemas mais queridos da cidade de São Paulo, tem agora uma oportunidade de voltar a abrir suas portas, porém em formato de drive-in. De uma forma criativa, que oferece filmes para todos os tipos de cinéfilos, com isolamento, segurança e o conforto de estar dentro de seu próprio carro”, diz o curador do Belas Artes e do projeto, André Sturm.
O setor cultural e criativo foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. A Secretaria estima que o segmento, que equivale a 3,9% do PIB Estadual, terá redução de cerca de metade da receita anual prevista, correspondente a uma perda econômica da ordem de R$ 34,5 bilhões e cerca de 650 mil pessoas sem fonte de renda. Pesquisa da Fipe sobre os impactos econômicos das medidas de isolamento e distanciamento social no Estado de São Paulo indica que atividades artísticas e criativas estão entre os dez setores com maior índice de vulnerabilidade econômica diante da pandemia.
Confira os filmes na programação do nosso site.
Serviço
Belas Artes Drive-In
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Quando: a partir de 17 de junho, de terça a domingo
Horários: definidos de acordo com a duração dos filmes
Capacidade para 100 carros
Para mais informações, ingressos, programação completa e classificação indicativa dos filmes consulte o site: https://www.cinebelasartes.com.br
Drive-in
O cinema drive-in surgiu em 1932 por iniciativa do norte-americano Richard Hollingshead. A fim de contentar a mãe que reclamava dos assentos de cinema por não comportarem pessoas acima do peso, Richard teve a brilhante ideia de fazer as pessoas assistirem aos filmes no conforto dos carros, valendo-se apenas de um telão para projeção e de um estacionamento.
A invenção foi um sucesso nas décadas de 40 e 50 e já foi homenageada em filmes históricos por grandes astros do cinema como em “Grease” (1978), no qual John Travolta caminha em um cinema drive-in cantando Sandy, e também no thriller “Twister” (1996), no qual a fúria de tornados destrói um cinema drive-in que exibia a cena clássica de “O Iluminado”, com Jack quebrando a porta do banheiro com um machado.
Sobre o Belas Artes
Símbolo de resistência às intempéries por mais de cinco décadas, o Cine Belas Artes abriu suas postas em 1956, sendo eleito pelo quarto ano consecutivo o Melhor Cinema de Rua da capital paulista pelo voto popular no Guia da Folha de S. Paulo. O cinema também está em primeiro lugar nas categorias Melhor Programação Alternativa, Melhor Sala de Cinema, Melhor Sala para Casal e Melhor Atendimento ao Público.
Sobre o Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um dos grandes símbolos da cidade de São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer, ocupa um espaço de mais de 84 mil m² e se configura como um polo de integração social, cultural e política dos países de língua latina. Além de festas tradicionais desses países, sedia exposições, festivais de música e gastronomia, simpósios, congressos e palestras. É uma fundação do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.