A escultura da Mão feita por Niemeyer ganhou iluminação vermelha na quarta-feira, dia primeiro. A ação faz parte da campanha Junho Vermelho, que quer conscientizar os brasileiros sobre a importância de se doar sangue durante todo o ano.
A campanha foi lançada no dia primeiro e iluminará prédios e monumentos de diversas cidades brasileiras com a cor vermelha, que representa o sangue doado. Em São Paulo, além do Memorial da América Latina, diversos outros pontos serão iluminados, como a Sala São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O número de doações de sangue costuma diminuir durante o inverno e os estoques nos hemocentros reduzem cerca de 30% durante o período. A demanda por doações, ao contrário, cresce, por causa dos acidentes durante as férias de julho. Além da baixa temperatura, outros motivos para a diminuição no período são os dias chuvosos e a ocorrência de feriados.
A iniciativa foi criada pelo Movimento Eu Dou Sangue para despertar a consciência da população sobre a importância do ato e estimular contribuições periódicas. Na campanha de junho de 2016, as doações de sangue no Estado de São Paulo aumentaram 30% em comparação ao mesmo período de 2015.