/governosp
Criada no mesmo ano em que o Memorial da América Latina foi inaugurado, a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo volta este mês ao palco do Auditório Simón Bolívar, para três exibições de diferentes perfis.
No dia 15, a orquestra, que nasceu de uma ideia original do músico Arrigo Barnabé, faz a apresentação de gala para os convidados da festa em que o Memorial reinaugura com pompa e circunstância a maior casa de espetáculos da América Latina.
No dia seguinte, o maestro João Maurício Galindo – desde 2000 à frente da orquestra – conduz a Sinfônica no show “Jazz & Divas – Homenagem a Elza Soares”. Os ingressos para o evento já estão a venda pelo site www.totalplayer.com.br e, a partir do dia 12/12, também na bilheteria física do Memorial.
Já na terça-feira do dia 19, participa do musical “O Menino Gigante”, que, além dos 80 músicos da orquestra, colocará no palco do Simón Bolívar 280 crianças e adolescentes que integram corais de ONGs e escolas do Estado de São Paulo sob a regência do maestro Cezar Elbert. A apresentação será gratuita.
É um desafio, mas concertos temáticos não são novidade ao longo da história de 28 anos da orquestra, que une o ritmo dos moldes eruditos ao repertório típico de uma big band. A Jazz já executou arranjos em homenagem a Tom Jobim, Edith Piaf, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e o Grande Circo Místico. A orquestra nasceu para resgatar as grandes formações que atuavam na televisão e no rádio do século passado. Por isso, tem personalidade e postura moderna atenta às diversas manifestações da música brasileira e internacional.
Maestro – Desde 2000 à frente da Jazz Sinfônica e seu diretor artístico a partir de 2008, João Maurício Galindo tem trajetória marcada pelo empenho em levar a música sinfônica de qualidade a um público não tradicionalmente habituado a ela.
Foi um dos criadores do projeto “Aprendiz de Maestro”, série de concertos didáticos para crianças, realizado há dez anos na Sala São Paulo. É autor do livro “Música: pare para ouvir“, dedicado ao público adolescente. Galindo trabalha pela música de fronteira entre o popular e o erudito, em palestras, publicações e nos dois programas que apresenta na Rádio Cultura FM – ‘Pergunte ao Maestro’ e ‘Encontro com o Maestro’. Nessas atrações, Galindo ‘tira a casaca’ para levar a música orquestral de maneira leve e atraente.
Serviço
Reinauguração do Auditório Simón Bolívar
Data: 15 de dezembro de 2017
Horário: 19h30
Evento para convidados
Entrega ao público do Auditório Simón Bolívar
Show “Jazz & Divas – Homenagem a Elza Soares”
Data: 16 de dezembro de 2017
Horário: 21h
Ingressos: www.totalplayer.com.br | bilheteria física do Memorial (a partir de 12 de dezembro)
Classificação: 14 anos
Evento: https://goo.gl/bMMDEf
Menino Gigante – O Musical
Data: 19 de dezembro
Horário: 20h
Duração: 90 minutos
Entrada gratuita (sujeito a lotação)
Classificação livre