A próxima convidada do Projeto Sementeira é a escritora Heloisa Prieto, que vem ao Memorial para apresentar e conversar com o público sobre seu mais novo livro "1001 fantasmas", editado pela Cia das Letrinhas.
Vítor começa a ter problemas depois que um suposto parente vem morar com sua família. "Tio" Ademar conquista a confiança dos pais dele e logo os convence a fazer uma viagem. A partir daí, passa a infernizar a vida do garoto, de quem quer se valer para levar a cabo um plano perverso. Mas Vítor conta com o bom Guimarães, fantasma que vem visitá-lo à noite, e com os colegas da 1001 Fantasmas, sociedade milenar que lhe ensina uma lição valiosa: quando o que está em jogo é a solidariedade entre as pessoas, perigosos não são os fantasmas, mas os seres humanos. Por meio da correspondência entre o protagonista e os membros da sociedade, Heloisa Prieto estabelece um diálogo direto e informal com os jovens leitores. A autora se vale de referências da literatura de mistério – à qual presta aberta homenagem – e transforma a história em veículo de uma idéia fundamental: crescer não é enxergar o mundo por uma ótica desencantada, mas aprender a conviver com a idéia de que a razão não é capaz de abarcar a totalidade da vida.
Projeto Sementeira
O Sementeira germinou pela primeira vez durante as discussões do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) em torno de uma questão bem simples: como plantar o gosto pela leitura em um universo estudantil cada vez mais exposto ao predomínio frenético da imagem. Foi sugerido que um contato direto entre o leitor iniciante e o escritor seria um bom começo. Sim, mas como tornar esse contato fértil? A maneira escolhida foi atuar na área de apoio à formação do professor de ensino fundamental, principalmente o da escola pública.
Em parceria com o Centro Universitário Nove de Julho, o CBEAL desenhou o projeto Sementeira, que busca, fundamentalmente, a formação contínua de professores da área das linguagens de escolas públicas. Durante o bimestre, profissionais da UNINOVE trabalham especificamente um autor com professores de escolas previamente selecionadas. Esses professores, por sua vez, estudam com seus alunos um livro do escritor. Não sem antes serem orientados a desenvolver em sala de aula atividades que propiciem aos seus alunos o gosto pelo texto literário, a partir da compreensão de sua estrutura e de sua linguagem. São abordados principalmente aspectos de teoria literária e lingüística, que favorecem a compreensão da linguagem literária.
O projeto culmina com o encontro, no final do segundo mês, do escritor estudado com os alunos e os professores das escolas envolvidas, além dos profissionais da UNINOVE. O evento se dá na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, do Memorial. Embora na escola ele atinja a quase todos os alunos, nos encontros com os autores contamos com a participação de apenas cento e vinte alunos, número compatível com a meta de proporcionarmos um contato personalizado com o autor. Os resultados desses encontros mostram que a conjunção entre formação contínua do professor e o contato do aluno com o autor e sua obra é uma excelente alternativa para formar um leitor proficiente e crítico. Assim, combate-se a desigualdade social e incentiva-se a participação de jovens em eventos culturais que ampliam seus horizontes e formas de atuação em sociedade.
Serviço:
Projeto Sementeira com Helosia Prieto
Sábado, 23 de setembro, 11h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
(acesso pelos portões 2, 4 e 5 do Memorial da América Latina).
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – ao lado da Estação Barra Funda do Metrô
Entrada Franca