/governosp
O projeto Biblioteca Virtual da América Latina (BV@L) foi apresentado à comunidade do Memorial, em reunião em 7 de agosto, no mini-auditório do Anexo dos Congressistas. A BV@AL, em fase de implantação, resulta de um acordo de cooperação entre o Memorial e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), assinado em 27 de junho deste ano.
Com o apoio técnico e financeiro da Fapesp, o Memorial está implantando um programa que visa identificar, reunir, tratar, indexar, armazenar e disseminar as informações publicadas pelo Memorial, em meio impresso e eletrônico. Sobre esta plataforma será criado um sistema de fontes e fluxos de informações científicas e culturais que dê conta não apenas do acervo e conteúdo produzido pelo Memorial, como também articule parcerias e intercâmbios de bancos de dados com entidades afins no Brasil, na América Latina e no restante do mundo.
O encontro do dia 7 visou obter a adesão e a colaboração dos vários setores do Memorial. Apresentado pelo presidente do Memorial, Fernando Leça, e pelo Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), a sessão foi aberta pela bibliotecária Regina Célia Baptista Belluzzo, docente da UNESP-Bauru e membro da Comissão Consultiva da BV@AL. Sob o tema “Da Sociedade Tradicional à Virtual: principais cenários”, a professora traçou um panorama da “sociedade do conhecimento”, no qual predominam as noções de rede, interatividade e compartilhamento de informações e iniciativas.
Em seguida, a coordenadora da Biblioteca Virtual da Fapesp, Rosaly Fávero Krzyzanowski, falou um pouco da experiência da Fapesp: a agência estatal de fomento à pesquisa adaptou um sistema criado com o apoio do CNPq para organizar as informações no campo da saúde em todo o país. A Fapesp usou a mesma plataforma para a área de ciência, tecnologia e informação (CT&I).
Por fim, Márcia Rosetto, coordenadora técnica da BV@L, apresentou propriamente o que está sendo feito para a biblioteca virtual do Memorial. Além de colocar on line o catálogo do acervo da Biblioteca Latino-americana Victor Civita, a BV@L deverá armazenar, preservar e disseminar à comunidade científica e à sociedade em geral informações sobre o conhecimento técnico – cientifico, assim como cultural e artístico produzido pelo Memorial.
A BV@L digitalizará livros sobre os quais o Memorial tem os direitos autorais e os oferecerá gratuitamente. Em um segundo momento, negociará com editoras, universidades e instituições culturais– detentoras de direitos autorais de literatura e obras importantes sobre questões latino-americanas – para fazer o mesmo.
Além disso, a “memória institucional” está sendo contemplada e, para isso, conferências, eventos culturais e shows artísticos do passado estão sendo resgatados. A BV@L também será um importante veículo de propagação da produção técnico-científica gerada pela Cátedra Memorial da América Latina, parceria do Memorial e as três universidades públicas paulistas – a USP, a Unicamp e a Unesp.