UMA JANELA PARA A AMÉRICA LATINA

Paulo Von Poser

Paulo Von Poser

Paulo Von Poser iniciou sua trajetória como desenhista em 1977, produzindo retratos e paisagens. Formou-se em 1982 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da  Universidade de São Paulo (FAU-USP). Em 2015, concluiu sua especialização no curso: Arte, Educação e Sociedade, na Escola da Cidade em São Paulo.

Além de sua pesquisa nas artes visuais, dedica-se também ao ensino do desenho, voltado para a percepção da vida urbana e a transformação das grandes cidades.

Em 2007, desenhou sobre cinco painéis com 3 mil e 500 azulejos, na Avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo. Em 2008, produziu seu maior desenho, com 225 metros quadrados, no teto da plateia do Teatro Guarany (1882), na cidade de Santos. Em 2010, publicou o livro A Cidade e a Rosa, pela Luste Editores.

Comemorando os 30 anos de sua primeira exposição individual, em 2012 realizou a mostra retrospectiva Trajetória, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), e a exposição Floração, no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Paulo von Poser participou de mostras nacionais e internacionais e seus trabalhos integram inúmeras coleções privadas e acervos de museus como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu da Casa Brasileira (MCB), Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Museu Afro Brasil e Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.

Atualmente vive na cidade de São Paulo, lecionando, produzindo e envolvido em causas sociais e urbanas como o Parque Minhocão e o Projeto Rios e Ruas.

Uma Janela para a América Latina é uma galeria virtual que apresenta, mensalmente, dois artistas latino-americanos com representatividade no circuito das artes, contando sempre com um convidado brasileiro. Esse espaço permite que a produção da arte latino-americana contemporânea, tão rica e diversa, possa chegar em qualquer lugar do mundo.

Governo do Estado de SP