UMA JANELA PARA A AMÉRICA LATINA

Cibele Fernandes

A brasileira Cibele Fernandes é artista visual multimídia, fotógrafa e cineasta. Em 2015, migrou para Sydney, Austrália, onde reside e trabalha.

A conexão entre o mundo material e fictício é um elemento sempre presente nos trabalhos de Cibele. Suas criações transitam por diferentes técnicas artísticas. Fotografia, vídeo, gravura e escultura são alguns dos suportes usados pela artista para expressar a sutil relação orgânica entre os seres vivos, o macro e o microcosmos.

Para Cibele, as tecnologias digitais são parte essencial do processo criativo, permitindo traçar paralelos entre os mundos físico e virtual. Na galeria “Uma Janela para a América Latina” estão trabalhos das séries Neurotransmissores  e Microcosmos. 

Em Neurotransmissores, a artista apresenta registros fotográficos da instalação realizadaem 2019. O trabalho questiona as relações humanas e suas conexões. 

A série Microcosmos foi feita a partir de estudos de fotografias microscópicas tiradas em laboratório. Com base nessas referências, Cibele cria digitalmente suas próprias células e microssistemas revelando, a partir das ferramentas da tecnologia, seu imaginário. 

Em 2019, na Austrália, a artista foi a representante do Brasil na exposição individual no Bondi Pavillion Gallery, com o patrocínio do Festival Latino-americano. 

Suas obras foram expostas em diversos museus e galerias. Dentre eles, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Museu Olho Latino, em Atibaia e acervo virtual Itaú Cultural. Em 2015, participou como artista convidada da exposição Arte em Campo, na Galeria Olido, em São Paulo.

Governo do Estado de SP