/governosp
A mostra “A Dor da Colômbia, por Botero” inaugurada na última sexta-feira, dia 23, trouxe para o Memorial da América Latina o lado desconhecido do artista colombiano. São imagens fortes, um testemunho da violência que dominou o país nos anos 80 e 90. A exposição tem o patrocínio da Nossa Caixa.
Estão em São Paulo todas as 23 pinturas a óleo e 44 desenhos que Fernando Botero criou entre 1999 e 2004 e doou ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá. Entre as obras, registros dos numerosos seqüestros, assassinatos, atentados a bomba, que reafirmam as várias faces da violência. Suas figuras obesas, em cores intensas, que longe de exprimir a alegria de outras obras, apenas enfatizam o caráter de desespero dos personagens.
Considerado um dos maiores pintores vivos do mundo,Botero afirma que sentiu uma ?obrigação moral de deixar um testemunho sobre o momento irracional da história?. Telas como Massacre na Colômbia, Morte na Catedral, Mãe e Filho são retratos de dor e uma declaração de repúdio à violência.
A mostra emocionou aqueles que vieram para sua abertura. Estiveram presentes o governador do Estado de São Paulo, José Serra, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Serra, o embaixador da Colômbia no Brasil, Mário Galofre Cano, os secretários de Estado José Aristodemo Pinotti, de Ensino Superior, e José Henrique Reis Lobo, de Relações Institucionais, o presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos, os cônsules da Colômbia, Maurício Acero, do Chile, Cecília Gallardo, da Venezuela, Jorge Luis Duran Centeno, de Cuba, Carlos Trejo Sosa, e de Togo, Nelson Luiz Ferreira Levi.
Também se impressionaram com as obras o técnico de futebol Emerson Leão, do Corinthians, e o ex-jogador de futebol colombiano Freddy Rincón, que estava acompanhado do filho.
Fotos: Roberto Nemanis
A dor da Colômbia, por Botero
Exposição de 67 pinturas e desenhos
Galeria Marta Traba/ Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portão 6
Telefone de informações: 3823.4600
Período: 23 de março a 26 de abril
Horário: 9 às 19 horas ? de terça-feira a domingo