/governosp
No dia 15 dezembro de 2017, 110 anos do nascimento de Oscar Niemeyer, a Fundação Memorial da América Latina celebra a reinauguração do Auditório Simón Bolívar, totalmente reformado quatro anos depois do incêndio que destruiu um dos principais espaços de cultura de São Paulo.
De volta à cena artística, o Auditório ganha as primeiras exposições depois da reforma, que fez do Simón Bolívar a sala mais moderna da América Latina.
A mostra permanente acontece nas galerias laterais do Auditório que dão acesso à plateia ‘B’. O público poderá visitar gratuitamente as duas exposições apenas com agendamento prévio, com monitoria da Fundação.
“Imagens em Cena”
Na Galeria esquerda, a exposição “Imagens em Cena – Grandes artistas no palco do Memorial” reúne 32 fotografias de grandes artistas que se apresentaram no palco do Simón Bolívar ao longo das mais de duas décadas de atividade.
Entre as fotografias, estão ícones da música popular brasileira e da canção folclórica latino-americana, como Mercedes Sosa, Belchior, Ângela Maria e o Balé folclórico da Argentina.
“Por um mundo melhor”
A série “Por um mundo melhor”, composta por 24 serigrafias feitas em parceria entre o arquiteto Oscar Niemeyer e o artista israelense-brasileiro, Gershon Knispel, entre 2003 e 2008, ocupa a Galeria direita do Auditório.
A mostra expõe obras que retratam a opressão e a violência na América Latina, na Europa, no Oriente Médio, como o holocausto palestino em 1948, os vagões de Auschwitz, a expulsão dos beduínos do deserto e a ditadura militar no Brasil.
Serviço
Exposições permanentes no Auditório Simón Bolívar
Visitação: Somente com agendamento prévio, de terça a sábado
Agendamento: receptivo@memorial.org.br
Local: Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Acesso: Portões 8, 9 e 12
Estacionamento: Portão 15 (pago | R$ 25,00 período)
Classificação livre
Entrada gratuita