/governosp
Consagrados nacional e internacionalmente, os Barbatuques apresentam sua surpreendente, criativa, instigante e bem humorada percussão corporal. O show traz composições originais de percussão corporal que integram linguagens corporais, vocais, percussivas, cênicas e visuais. O espetáculo – denomiando “Corpo do Som” – será no domingo, 10 de abril, às 19h, no Auditório Simon Bolívar. O ingresso custa R$ 20,00.
O grupo de percussão corporal Barbatuques existe há 15 anos. São pioneiros mundiais na técnica de percussão corporal. É provável que até hoje sejam o único grupo no mundo que genuinamente faz o seu trabalho musical a partir do uso do corpo. Pelo pioneirismo e avanço técnico se tornaram referência internacional.
“Todo indivíduo tem um corpo sonoro e um imaginário musical próprio. A expressão do som que sai de cada corpo humano é talvez a forma mais antiga de se fazer música e gerar comunicação em diversas culturas”, explica Fernando Barba, criador do grupo. “Essa “música corporal” revela os sotaques, costumes, códigos de comportamento e tradições de cada povo, em cada parte do mundo”, complementa.
O grupo Barbatuques também é um núcleo pedagógico, que pesquisa e ensina a percussão corporal. Esse trabalho foi iniciado pelo músico Fernando Barba, que se divertia em extrair sons de seu próprio corpo. A brincadeira foi chamada de barbatuques e que logo se transformou em pesquisa.
Tanto como grupo musical quanto como núcleo de professores, o Barbatuques vem atuando desde 1995 em diversas regiões do Brasil e também no exterior. O Barbatuques já lançou os cds “Corpo do Som”, em 2002, “O seguinte é esse”, em 2005, e o DVD “Corpo do Som ao Vivo” em 2007. O grupo foi contemplado em 2006 pelo Prêmio TIM de Música como melhor grupo de MPB. Em shows e gravações o grupo já realizou parcerias com artistas como Bobby McFerrin, Camille, Keith Terry, One Giant Leap, Marku Ribas, Stênio Mendes, Chico César e Badi Assad.
O Barbatuques já se apresentou e realizou workshops em países como França, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Líbano, Rússia, Senegal e Colômbia. Paralelamente aos shows, o grupo vem realizando amplamente oficinas para grupos artísticos, empresas, escolas, fundações culturais, ongs e universidades, incluindo o elenco do espetáculo “Saltimbanco”, do Cirque de Soleil, que esteve em cartaz em São Paulo.
Serviço
10 de abril, domingo, 19h
Auditório Simon Bolívar
Ingressos R$20,00 e meia-entrada
Bilheteria: dias 9, das 14h às 19h,
e 10, a partir das 14h