/governosp
Seminário
Respeitável Circo
A relação do circo com o poder público e a iniciativa privada
Circo está na moda. Às sextas, sábados e domingos formam-se filas no Memorial da América Latina para ver o espetáculo “Stapafúrdyo”, do Circo Roda Brasil. O Circo Nacional da China está na cidade. O canadense Cirque du Soleil finalmente vem aí, em agosto, com seu primeiro espetáculo, “Saltimbanco”. Além desses, continuam a circular pela região metropolitana de São Paulo os circos Zanni, Orlando Orfei, Spacial, Stankovich, entre outros.
Até parece fácil montar uma lona. Mas não é. As famílias tradicionais de circo que o digam. Tem que obter autorização da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, do Contru… Isso sem dizer que são raros os terrenos vagos… Além disso, talvez por estarem sempre ocupados em montar espetáculos ou em viajar pelo país, as empresas circenses não absorveram a cultura de políticas públicas nem o “mercado” de eventos privados.
A fim de pensar essa aparente contradição e aproximar os lados envolvidos na questão, a Abracirco (Associação Brasileira de Circo) programou para o dia 31 de julho o seminário “Respeitável Circo – A relação do circo com o poder público e a iniciativa privada”. O evento conta com o apoio do Memorial. O seminário será realizado na lona do circo montada no Memorial com a participação de agentes culturais, artistas, empresários circenses, representantes do poder público e de instâncias financiadores da atividade cultural.
O programa prevê 3 mesas, sendo a primeira sob o tema “O circo e suas responsabilidades”. Dela participarão representantes do circo tradicional, da Cooperativa Paulista de Circo, da Asfaci (Associação de Famílias de Artistas Circenses) e do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo), entre outros. Ao longo do dia havera mesas discutindo a relação do circo com a iniciativa privada e com o poder público.
A idéia é juntar representantes dos poderes municipal, estadual e federal, de entidades como Sesi, Sesc, Petrobrás e Itaú Cultural, dos circos tradicional e contemporâneo (circo-teatro, circo de rua, escola de circo etc), agentes culturais e produtores circenses para discutir os problemas práticos e conceituais da milenar atividade circense.
Serviço:
Quando: 2ª feira, 31 de julho
Horário: Das 9hs às 19hs
Local: Lona do Circo Roda Brasil no Memorial da América Latina