
“A educação superior na América Latina e os Desafios do Século 21” é o tema do curso de extensão universitária que a Cátedra Unesco Memorial realizado no primeiro semestre deste ano. Foram abordados temas como as universidades modernas no mundo e na América Latina, os grandes modelos europeus históricos (França, Alemanha, Inglaterra) e a relação entre os Estados Unidos e as universidades latino-americanas.
O curso foi ministrado pelo catedrático Simon Schwartzman e contou com a participação e especialistas convidados da América Latina e dos Estados Unidos. As aulas (quatro horas por semana) começaram no dia 5 de abril e terminam em 14 de junho com a palestra “O público e privado na Educação superior”, ministrada pela professora Helena Sampaio, da Universidade de Campinas.
O catedrático
O professor Simon Schwartzman possui graduação em Sociologia e Política e Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (1961), mestrado em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) e doutorado em ciências políticas pela University of California Berkeley (1973). Atualmente é presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro. Foi presidente da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, educação superior, ciência e tecnologia, educação, e sociologia da ciência. É membro da Academia Brasileira de Ciências.
Saiba o que é a Catedra Unesco Memorial da América Latina
Programa
1 – 5 de abril – Origens: as universidades modernas no mundo e na América Latina. Os grandes modelos europeus históricos(França, Alemanha, Inglaterra), os Estados Unidos e as universidades latino-americanas.
2 – 12 de abril – Aula Inaugural: O Papel da educação superior e nas sociedades modernas: os novos desafios. Conferencista convidado: Jamil Salmi, Colombia.
3 – 19 de abril – A organização interna, valores, autoridade, governança e o funcionamento das universidades
4 – 26 de abril- Os papéis tradicionais e contemporâneos da educação superior: formação profissional, mobilidade social, cultura, valores. Conferencista convidado: Francisco Marmolejo, Mexico – Estados Unidos
5 – 3 de maio – O surgimento da educação superior de massas: equidade, acesso e formação de alto nível, diferenciação, ações afirmativas. Conferencista convidado: Jorge Balán, Argentina – Estados Unidos
6 – 10 de maio – Tendências da Educação Superior nos países da OECD e na América Latina. Conferencista convidado: José Joaquin Brunner, Chile.
7– 17 de maio – Ciência, tecnologia e competitividade: os modos de produção científica, a “terceira missão” das universidades. Professor convidado: Renato Hyuda de Luna Pedrosa, Universidade de Campinas
8 – 24 de maio – Financiamento, políticas públicas, regulação, controle de qualidade e avaliação da educação superior. Conferencista convidada: Elizabeth Balbachevsky, Universidade de São Paulo
9 – 7 de junho. Globalização, internacionalização, rankings, brain-drain, a disputa por talentos. Conferencista convidada: Sylvie Aupetit Didou, México.
10 – 14 de junho – O público e privado na Educação superior. Conferencista Convidada: Helena Sampaio, Universidade de Campinas.