/governosp
Jorce Cáceres, do Instituto Cervantes, ministrou palestra no Memorial sobre o famoso “Caminho de Santigao”, em 6 de novembro de 2010. Os presentes puderam ter uma noção mais ampla deste místico caminho que há tantos séculos povoa o imaginário de pessoas do mundo todo e move multidões que buscam desde uma experiência religiosa até uma grande aventura ou um passeio histórico.
Embora aberta ao público, a palestra fez parte das atividades extras programadas pelo Curso de Espanhol a Distância, oferecido pelo Memorial da América Latina, em parceria com o Instituto Cervantes.
Profundo conhecedor do caminho, Cáceres contou um pouco da sua experiência pessoal ao percorrê-lo pela primeira vez. Ao mesmo tempo, procurou dar uma visão desmistificadora e história dessa tradição. Um dos pontos assinalados por ele é que o escritor brasileiro Paulo Coelho é muito querido na região. Segundo Cáceres, depois que Paulo Coelho publicou Diário de um Mago, em 1987, aumentou muito o interesse pelo caminho. Atualmente, os brasileiros são o segundo contingente de peregrinos. O primeiro? Espanhóis, naturalmente.
A peregrinação em busca do perdão dos pecados, purificação, santidade e comunhão era uma tradição arraigada no fim da Antiguidade e começo da Idade Média. Mas a conquista do Mediterrâneo oriental pelos mulçumanos e dos lugares santos passou a dificultar essa empreitada. Entretanto, desde que foram atribuídos como sendo do Apóstolo Tiago os restos mortais encontrados no norte da Espanha, no século IX, o Caminho de Santiago – que cruza de leste a oeste o território da Espanha, mas também oferece rotas “alternativas”, como as do caminho francês, português e até inglês – se transformou na mais importante rota de peregrinação da Europa medieval.
A quantidade de peregrinos que, movidos pela fé, se dirigiam para a cidade de Compostela desde todos os lugares do continente deixou suas marcas e motivou um desenvolvimento artístico, cultural e econômico. Até hoje, seus monumentos, seus vilarejos e sua gente, seu trajeto e sua gastronomia fazem do caminho uma experiência singular que muitos já provaram e outros mais ainda pretendem sentir.
Este ano é particularmente especial, pois é o Ano Xacobeo – ano santo em que o dia de São Tiago, 25 de julho, cai no domingo. Esse seria o momento de conseguir a absolvição completa dos pecados, por isso as peregrinações se fazem ainda mais freqüentes, tendo em vista que o próximo Ano Xacobeo só acontecerá em 2021.
“El Camino de Santiago”
6 de novembro, sábado, 9h às 11h
Palestra de Jorge Cáceres, do Instituto Cervantes.
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita – Portão 6.
Entrada franca