/governosp
Você tem fome de quê?
Alimentar-se significa nutrir-se. Porém, se o ato de saciar a fome é universal, as práticas alimentares variam e a comensalidade adquire conotações diversas, de acordo com a cultura. Revestida de sentidos simbólicos, a preparação e a ingestão de alimentos vão muito além do simples “matar a fome”. O surpreendente sucesso do filme Ratatouille, em que o personagem principal – um rato, deseja tornar-se chef de cuisine na França, meca dos gourmets e gourmands do mundo inteiro, trouxe de volta um tema freqüente à mesa dos cinéfilos: a combinação entre cinema e comida. Muitas vezes tratada de maneira pouco ortodoxa, a relação das pessoas com a comida, seu significado e principalmente o que se come, tornam algumas produções extremamente saborosas ou tremendamente indigestas!
No mês de março, a Videoteca do Memorial apresenta uma seleção de filmes em que a comida é o ingrediente mais importante! Bon appetit!
Videoteca: Você tem fome de quê?
Período: 01 a 29 de março de 2008
Horário das sessões: Terça a Sexta (10h00, 12h00 e 15h00)
Sábado (10h30 e 12h30)
Obs: excepcionalmente, nos dias 5 e 19 sessões às 12h30 e 15h30
Dias 01 e 15
EM BUSCA DO OURO (The gold rush). Direção de Charles Chaplin. EUA. 1923. 85 min. Com Charles Chaplin, Mack Swain, Tom Murray, Georgia Hale, Henry Bergman.
Carlitos tenta a sorte como garimpeiro no Alasca durante a corrida do ouro em 1989.
COMO ERA GOSTOSO MEU FRANCÊS. Direção de Nelson Pereira dos Santos. 1970. 83 min. Com João Amaro Batista, Arduíno Colassanti, Manfredo Colassanti, Ana Maria Magahães, João Carlos Lacerda.
No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura tupinambá, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes.
A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE. (Willy Wonka and the chocolate factory). Direção de Mel Stuart. EUA. 1971. 100 min. Com Gene Wilder, Jack Albertson, Peter Ostrum, Roy Kinnear, Julie Dawn Cole.
Quando encontram os cupons dourados dentro das barras de chocolate Wonka, cinco sortudas crianças ganham a chance de conhecer a legendária fábrica do misterioso Willy Wonka.
Dias 04 e 18
O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA. (Le charme discret de la burgeoisie). Direção de Luis Buñuel. Itália/Espanha/França. 1972. 100 min.
Com Fernando Rey, Paul Frankeur, Stéphane Audran, Delphine Seirig, Jean Pierre Cassel.
Reunidos em um típico jantar burguês, seis amigos não conseguem aproveitar a ocasião, em virtude de uma sucessão de acontecimentos estranhos.
FRENESI. Direção de Alfred Hitchcock. Inglaterra. 1972. 120 min. Com Jon Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt, Anna Massey, Alec McCowen.
Criminoso sexual, conhecido como o “Assassino da Gravata”, deixa a polícia de Londres em estado de alerta. Todas as pistas incriminam um inocente, que vai ter que fugir da lei para provar que não é o culpado, tentando encontrar o verdadeiro assassino.
MARVADA CARNE Direção de André Klotzel. Brasil. 1985. 80 min. Com Fernanda Torres, Dionísio Azevedo, Adilson Barros, Chiquinho Brandão, Regina Casé.
Caipira resolve ir em busca de solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para casar e comer carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele.
Dias 05 e 19
A COMILANÇA (Le grande bouffe). Direção de Marco Ferreri. França. 1973. 135 min. Com Marcelo Mastroianni, Ugo Tognazzi, Michel Piccoli, Philippe Noiret.
Cansados da vida, quatro senhores se trancam numa mansão para passar o fim de semana. Lá, entre pratos e prostitutas, irão comer até a morte.
SIMPLESMENTE MARTA. (Drei sterne). Direção de Sandra Nettelbeck. Alemanha. 2001. 135 min. Com Martina Gedeck, Sergio Castellitto, Máxime Foerste, Ulich Thomsen, Katja Studt.
Uma chef de cuisine perfeccionista se refugia na arte culinária para fugir do mundo externo e do convívio com as pessoas. De repente, por uma fatalidade do destino, ela tem que dividir seu tempo entre o restaurante onde trabalha e uma sobrinha pequena, iniciando uma reviravolta em sua vida.
O SILÊNCIO DOS INOCENTES (The silence of the lambs). Direção de Jonathan Demme. 1991. 114 min. Com Anthony Hopkins, Jody Foster, Lawrence A. Bonney, Scott Glen, Kasi Lemmons.
Uma jovem agente do FBI busca ajuda com um perigoso psicopata canibal para desvendar mistério em torno de assassino que tira a pele de suas vítimas.
Dias 06 e 20
TAMPOPO, OS BRUTOS TAMBÉM COMEM ESPAGUETTI. (Tampopo). Direção de Juzo Itami. Japão.1985. 115 min. Com Tsutomu Yamazaki, Nobuko Miyamoto, Ken Watanabe, Kôji Yakusho, Rikiya Yasuoka.
Um entregador de leite ajuda a dona de um restaurante na busca pela receita perfeita de um macarrão.
AS BELAS DA BILLINGS. Direção de Ozualdo Candeias. Brasil. 1987. 93 min. Com Mário Benvenutti, Sílvia Gless, Claudete Joubert, José Mojica Marins, Almir Sater.
A vida de profissionais marginalizados que perambulam pelas ruas de São Paulo. O personagem principal é um cantor de música sertaneja em início de carreira, que se envolve com rapaz pretensamente intelectualizado, cuja família é extremamente problemática.
FESTA DE BABETTE. (Babette’s feast). Direção de Gabriel Axel. Dinamaraca/França. 1987. 103 min. Com Stéphane Audran, Jean-Philippe Lafont, Gudmar Wivesson, Jarl Kulle, Bibi Andersson.
Na desolada costa da Dinamarca vivem duas devotas filhas de pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. Mas a chegada de uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, começa a mudar a vida das irmãs e do pequeno povoado.
Dias 07 e 22
O COZINHEIRO, O LADRÃO SUA MULHER E O AMANTE (The cook, the thief, his wife and her lover). Direção de Peter Greenaway. Inglaterra/França/Holanda. 1989. 124 min. Com Richard Bohringer, Michael Gambon, Helen Mirren, Alan Howard, Tim Roth.
Gângster janta todas as noites no restaurante Le Hollandais em companhia de seus capangas e da esposa. Cansada dos modos violentos e grosseiros do marido, ela começa a flertar com um solitário freqüentador do restaurante, sem imaginar as conseqüências.
CHEIRO DE PAPAIA VERDE (Mùi du du xanh ). Direção de Anh Hung Tran. Vietnã/França. 1993. 103 min. Com Tran Nu Yên-Khê, Man San Lu, Truong Thi Lôc¹, Nguyên ‘Anh Hoa¹, Vuong Hòa Hôi¹, Ngoc Trung Tran.
Nos anos de 1950, jovem camponesa vietnamita muda-se para a cidade e vai trabalhar em casa de família como doméstica. Ao longo dos anos, muitas mudanças vão ocorrer, inclusive no que diz respeito à sua emancipação.
COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE Direção de Alfonso Arau. México. 1993. 103 min. Com Lumi Cavazos, Marco Leonardi, Regina Torne, M. Martinez, Ada Carrasco.
No México, em plena Revolução jovem se apaixona por moça que o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários.
Dias 08 e 25
MORANGO E CHOCOLATE (Fresa y Chocolate). Direção de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba/México/Espanha. 1993. 105 min. Com Jorge Perugorría, Vladimir Cruz, Mirta Ibarra, Francisco Gattorno, Joel Angelino, Marilyn Solaya.
Em Havana, estudante universitário que acredita na Revolução Cubana frustra-se no amor e sua vida toma novos rumos ao conhecer um artista dissidente e homossexual.
PRATO FEITO (Combination platter). Direção de Tony Chan. EUA. 1993. 84 min. Com Lester ‘Chit-Man’ Chan, Jeff Lau, Kenneth Lu.
Imigrante ilegal nos EUA tenta resolver seus problemas enquanto observa a sociedade americana através da janela da cozinha do restaurante chinês em que trabalha.
COMER, BEBER, VIVER (Yinshi nan nu). Direção de Ang Lee.Taiwan. 1994. 123 min. Com Sihung Lung, Kuei-Mei Yang, Yu-Wen Wang e Chien-Lien Wu.
Em Taipei, um velho cozinheiro é considerado um mago da cozinha. Com uma diligência quase poética, ele corta, amassa, desbasta, fatia os ingredientes dos pratos fabulosos que fabrica, ocultando suas emoções em verdadeiras obras de arte gastronômicas.
Dias 11 e 26
TOMATES VERDES FRITOS (Fried green tomatoes). Direção de Jon Avnet. 1999. 123 min. Com Kathy Bates, Mary Stuart Masterson , Mary-Louise Parker, Jessica Tandy, Cicely Tyson, Chris O’Donnell, Stan Shaw.
Uma velha senhora conta a história de uma parente, que teve que lidar com a morte do irmão e o preconceito de uma cidade aos negros.
CHOCOLATE (Chocolat). Direção de Lasse Hallström. 2000. 105 min.Com Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench, Carrie-Anne Moss, Leslie Caron.
Misteriosa mulher es suas filhas chegam em um pequeno e conservador vilarejo e resolvem montar uma loja de chocolates no local. Porém, por motivos como ser mãe solteira e trabalhar aos domingos, ela não é bem vista por alguns moradores, que planejam expulsá-la temendo que ela perturbe a moral do lugar.
SABOR DA PAIXÃO (Woman on top). Direção de Fina Torres. EUA. 2000. 92 min. Com Penélope Cruz, Murilo Benício, Harold Perrineau Jr., Mark Feuerstein, John deLancie.
Mulher que nasceu com o dom especial de agradar ao paladar e aos corações dos homens em qualquer lugar, decide se libertar de seu atribulado casamento e da abafada cozinha no restaurante de seu marido no Brasil e segue para São Francisco em busca de seus sonhos de uma verdadeira carreira na culinária.
Dias 12 e 27
VATEL. Direção de Roland Joffé. França. 2000. 119 min. Com Uma Thurman, Tim Roth, Julian Glover, Julian Sanders, Timothy Spall.
Em meio a inúmeras dívidas, a salvação econômica de uma região da França no século XVII está nas mãos de um mordomo que precisa preparar um suntuoso banquete para impressionar o rei Luís XIV.
O FILHO DA NOIVA. (El hijo de la novia). Direção de Juan Jose Campanella. Argentina. 2001. 124 min. Com Ricardo Darín, Héctor Alterio, Norma Aleandro, Eduardo Blanco, Natalia Verbeke.
Quarentão estressado, depois de sofrer um enfarte, resolve colocar sua vida em ordem e ajudar o velho pai a realizar seu sonho: casar-se na igreja com a mãe, que está doente e vive numa casa de repouso.
JANTAR ENTRE AMIGOS (Dinner with friends). Direção de Norman Jewison. EUA. 2001. 90 min. Com Dennis Quaid; Andie MacDowel; Greg Kinnear; Toni Collette.
Colunista gastronômico e sua assessora mantêm há vários anos um casamento estável, mas começam a questionar o seu relacionamento a partir do momento em que oferecem um jantar para um casal de amigos.
Dias 13 e 28
PATO COM LARANJA (L’anatra all´arancia). Direção de Luciano Salce. Itália. 1975. 105 min. Com Ugo Tognazzi, Monica Vitti Antonio Allocca, Barbara Bouchet, Sabina De Guida.
Famoso publicitário de meia idade convida sua esposa para jantar fora a fim de arrancar-lhe uma confissão: a de que tem um amante.
TEIA DE CHOCOLATE (Merci pour le chocolat). Direção de Claude Chabrol.. França/Suíça. 2001. 96 min. Com Isabelle Huppert, Jacques Dutronc, Rodolphe Pauly, Michel Robin, Brigitte Catillon.
Diretora geral de uma importante empresa de chocolates suíços vive uma vida tranqüila com o marido, um prestigiado pianista, e o filho do primeiro casamento deste. Tudo se transforma quando surge uma jovem que diz ser a verdadeira filha do pianista, trocada na maternidade.
SUPER SIZE ME – A DIETA DO PALHAÇO (Super size me). Direção de Morgan Spurlock. EUA. 2003. 100 min.
Homem se propõe a comer por 30 dias apenas itens do cardápio do Mc Donalds para provar os efeitos nocivos desse tipo de comida no corpo humano.
Dias 14 e 29
TEMPERO DA VIDA (Politiki kouzina). Direção de Tassos Boulmetis. Grécia. 2003. 107 min. Com Georges Corrafacem, Ieroklis Mihailidis, Renia Louizidou, Tamer Karadagli, Basak Köklükaya.
Menino cresce em Istambul na companhia do avô, um filósofo culinário e mentor, que o ensina que tanto a comida quanto a vida, requerem um pouquinho de sal para adicionar-lhes sabor.
NAÇÃO FAST-FOOD (Fast food nation). Direção de Richard Linklater. EUA. 2006. 116 min. Com Greg Kinnear, Ashley Johnson, Catalina Sandino Moreno, Wilmer Valderrama, Luiz Guzman .
Após descobrir que a carne usada para fazer o hambúrguer servido em uma de suas lanchonetes está contaminada, executivo da maior rede de fast-foods dos EUA faz uma jornada à origem dos alimentos servidos em restaurantes como o dele e descobre fatos nada agradáveis.
(Fast food nation). Direção de Richard Linklater. EUA. 2006. 116 min. Com Greg Kinnear, Ashley Johnson, Catalina Sandino Moreno, Wilmer Valderrama, Luiz Guzman .Após descobrir que a carne usada para fazer o hambúrguer servido em uma de suas lanchonetes está contaminada, executivo da maior rede de fast-foods dos EUA faz uma jornada à origem dos alimentos servidos em restaurantes como o dele e descobre fatos nada agradáveis.
RATATOUILLE. Direção de Brad Bird. EUA. 2007. 110 min.
Animação em que um simpático ratinho sonha em se tornar um chef francês, mesmo contra os desejos de sua família e o fato de ser um rato.