/governosp
No livro “Ordem, Poder e Conflito no Século XXI. Esse mesmo mundo é possível”, que será lançado no dia 18 de setembro às 19h, no Memorial da América Latina, o professor da Unesp Luis Fernando Ayerbe analisa as concepções teóricas e avaliações políticas que predominam no âmbito do establishment da política externa estadunidense, em que a derrota do chamado Socialismo Real é associada à vitória definitiva de um modelo de desenvolvimento considerado universal, o Capitalismo Liberal, única utopia possível para a qual deveria apontar a América Latina.
A ascensão de Estados Unidos ao patamar de única superpotência, acompanhada por uma postura de crescente protagonismo nas relações internacionais, recoloca o poder dos Estados no centro do debate sobre a configuração do ordenamento mundial, contrabalançando a influência que, desde os anos 1980, adquiriram as abordagens focadas na primazia dos mercados como grande alavanca da chamada globalização.
O exercício do poder da superpotência americana vai além do intervencionismo aberto contra governos e organizações identificados como inimigos na “guerra global contra o terrorismo”. Existe também uma dimensão soft, visível nas ações destinadas à prevenção de crises de governabilidade e a construção de nações em “Estados falidos”.
O livro também analisa essa segunda perspectiva, partindo de alguns autores clássicos do pensamento social sobre os fatores que intervém no desencadeamento de conflitos, cuja influencia está presente em estudos recentes das relações internacionais e nas abordagens que orientam programas patrocinados pelo Departamento de Estado.
Buscando estabelecer contrapontos com as concepções oriundas dos atores hegemônicos, Ayerbe atenta para a pluralidade de perspectivas sobre os alcances e limites da ordem em formação, focalizando dois tipos de debate: o que remete para as potencialidades transformadoras das ações promovidas por movimentos sociais, organizações da sociedade civil e governos que apontam para a construção de um outro mundo possível; o que reflete sobre as possibilidades futuras do equilíbrio de poder, como expressão de uma estrutura das relações internacionais que dê legitimidade à inserção da diversidade de atores que interagem na globalização.
A conclusão do autor é cautelosa no que se refere à grande questão que anima os movimentos críticos do sistema: a continuidade dos fundamentos essenciais da atual estrutura de poder apresenta-se como cenário provável. Não por um destino manifesto que se impõe a qualquer desejo de transformação, mas pela cristalização de um consenso sobre os alcances e limites da mudança possível, que denomina social-democratização do ordenamento mundial, para o qual confluem os protagonistas principais da cena política e econômica governamental e não-governamental, incluindo boa parte dos descontentes com a chamada globalização neoliberal.
Dados do autor
Luis Fernando Ayerbe é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC/SP, onde coordena o Observatório das Relações Estados Unidos – América Latina (OREAL).
Foi pesquisador visitante no David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, e do Centro de Estudios Internacionales e Interculturales da Universidade Autônoma de Barcelona.
Em 2001, recebeu o Prêmio Casa de las Américas, na categoria de Ensaio Histórico-social, pelo livro Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia, também publicado pela Editora Unesp.
A publicação do livro Ordem, Poder e Conflito no Século XXI. Esse mesmo mundo é possível, contou com o apóio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC/SP.
Serviço:
Lançamento do livro “Ordem, Poder e Conflito no Século XXI. Esse mesmo mundo é possível”, de Luis Fernando Ayerbe
Segunda-feira, 18 de setembro
Horário: 19h
Biblioteca Latino-americana Victor Civita – portões 1 e 6
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Informações: (11) 3823-4660
Visite nosso site: www.memorial.org.br