/governosp
Mostra de documentário latino-americanos em parceria com a Televisão América Latina (www.tal.tv), entidade que articula mais de 200 instituições e canais de televisão, sem fins lucrativos, em 20 países da América Latina.
Programe-se:
Sábado, 13 de agosto
15h
Série Universo do Petróleo
• A História do Petróleo no Mundo, de Wagner Morales, 2003, produção Pacto Audiovisual e TV PUC, Brasil (26min)
Sinopse: Sabe-se que o petróleo foi usado durante praticamente toda a história escrita do ser humano – egípcios, gregos, romanos, persas, índios pré-colombianos, chineses e até Noé para construir a sua Arca –, mas é somente no final do século XIX, com a utilização mais cotidiana, que ele se torna um bem de primeira necessidade, trazendo conforto e tensões para a humanidade.
Série Mestizo: Uma Historia Del Arte Latino-americano
• Recuperar La Mirada, de Julio Bertolotti, 2008, produção Canal Encuentro, Argentina (29min)
Sinopse: As raízes culturais e as lutas sociais transladadas ao campo da arte. A revalorização e recuperação das temáticas e linguagens visuais indígenas. A série “Mestizo” apresenta, em 13 capítulos, a história das artes visuais da América Latina, desde o período pré-colombiano até o contemporâneo. Reflete sobre relação entre os artistas latino-americanos, a influência que exerceram em outros países, o contexto social e político das suas criações e o impacto que elas tiveram sobre a identidade latino-americana.
16h30
Série Contramano
• La Outra Bolívia I: Las Magníficas, de Cecilia Lanza Lobo, 2005, Bolívia (29 min)
Sinopse: Para reunir mulheres bonitas e atender à demanda de sua profissão, o fotógrafo Pablo Manzoni deu início ao evento Las Magníficas. O concurso tornou-se famoso por revelar novas modelos. Contramano conversa com essas garotas e mostra as contradições da beleza andina frente os padrões ocidentais: rostos que dissimulam a pobreza de uma Bolívia que quer mudar sua imagem perante o mundo.
Série Rúbrica
• Ricardo Almeida – Muralista, de Selene Guzman Suarez, 2003, México (27min)
Sinopse: Passados mais de setenta anos do boom da arte muralista no México, que teve em Diego Rivera seu maior expoente, Ricardo Almeida mantém viva a tradição dos painéis. O programa traz um apanhado da vida e da obra de Almeida, que fala das diferenças entre a pintura em tela e em parede, de seu estilo — que mistura o hiper-realismo e o impressionismo —, do estudo arquitetônico e da geometria descritiva que emprega em sua pintura e de outras características que fazem de sua arte uma experiência única.
Domingo, 14 de agosto
15h
Série Os Latino-americanos
• Los Bolivianos, de Verónica Córdova S., 2008, produção TAL, Bolívia/Brasil (53min)
Sinopse: Em uma época de transformações na Bolívia, uma série de perguntas é repetida nas nove províncias do país, para personagens de diversas idades, profissões e religiões. O resultado é uma colagem de entrevistas, imagens e sentimentos que ajudam a entender como são os bolivianos.
16h30
Série Contramano
• Cholas Cachascanistas, de Cecília Lanza, 2005, Bolívia (28min)
Sinopse: A luta livre na América Latina tem sido uma atividade fundamentalmente masculina. Também, como poderia um esporte/espetáculo como esse ser feminino? Talvez a resposta esteja precisamente no lado mais espetacular e mais rentável das lutas: índias bolivianas de tranças longas e saias largas que brigam um busca de um cinturão e dignidade.
Série Mestizo: Una História del Arte Latino-americano
• El Poder del Sol, de Julio Bertolotti, 2008, produção: Canal Encuentro, Argentina (26min).
Sinopse: Uma vasta descrição da produção artística dos povos originários. Certos elementos chaves contribuem para a compreensão dessa arte estreitamente relacionada com a religião e a cosmovisão destas culturas.
Sábado, 27 de agosto
15h
Série Contramano, Televisión Inteligente
• La Central Obrera del Hip Hop, de Cecília Lanza, 2005, Bolívia (28min)
Sinopse: O hip hop não é uma casualidade no município de El Alto. Ali, cerca de 500 mil jovens não têm emprego. E a discriminação é multiplicada por três: são jovens, pobres e indígenas. Deste modo, como não fazer da música um instrumento de identidade e luta?
• Indecepciones, de Daniel Mejia e Luis Fernando Vila, produção independente, 2005, Colômbia (19min)
Sinopse: Fernando e Alejandro são dois estudantes de cinema bastante inseguros e deprimidos, com frustrações amorosas e cheios de inquietudes quanto à vida profissional. Juntos, criam um roteiro para disputar uma premiação e apostam no sucesso do filme. Enquanto compartilhamos a história de cada um, acompanhamos o desenrolar da narrativa que escrevem: um episódio em que Gregório, um homem tímido, perdedor e sem sorte, rouba um banco valendo-se de seus conhecimentos da gramática castelhana.
• El Hombre de Una Sola Nota, de Frank Pineda, 1988, produção Camila Films, Nicaragua, (13min)
Sinopse: O curta-metragem remonta um dia na vida de um homem misterioso que logra sair de sua casa e conduzir um volume suspeito em meio ao caos de uma cidade em estado de sítio – seu destino se revela surpreendente.
16h30
• Cuando Lo Pequeño Se Hace Grande, de Mariem Pérez Riera, produção independente, 2001, Porto Rico (26min)
Sinopse: Desde a década dos quarenta, a ilha de Vieques, ao leste de Porto Rico, tem servido de alvo para práticas militares da marinha dos Estados Unidos. Em abril de 1999, o povo viequense e milhares de porto-riquenhos decidiram penetrar na área restringida da marinha com o propósito de reivindicar um basta: “Nem uma bomba a mais”.
• Sosabravo, Entre El Antes y El Después, de Lizette Vila, produção independente, Cuba (9min)
Sinopse: O artista plástico cubano Alfredo Sosabravo narra os momentos mais inesquecíveis de sua vida.
Série Territórios
• La Bombonera/La Boca, produção Ciudad Abierta, 2005, Argentina (9min)
Sinopse: Historiadores, ex-jogadores, torcedores, artistas e apaixonados pelo Boca Juniors contam a história do “La Bombonera”, o estádio do clube mais popular da Argentina. O episódio faz parte da série “Territórios”, que documenta a história e a importância social de lugares que marcaram a vida da cidade de Buenos Aires ao longo do século XX.
• Puentes de Esperanza, de Fabián Cordero, produção independente, 2004, México (10min)
Sinopse: O filme conta os feitos dos amigos Toni e Walter na construção de pontes em comunidades isoladas por desastres naturais na América Latina.
Domingo, 28 de agosto
15h
Série Descubriendo La Argentina Insolita
• Los 4 Elementos Sagrados Mapuche, de Walter Ferreyra Ramos, Chile (39min), Kuntur Producciones, Argentina
Sinopse: O episódio propõe uma viagem mágica pelas crenças ancestrais de uma comunidade. A cosmogonia do povo Mapuche, originário da Patagônia, através de suas tradições e relatos orais, nos transmite o valor de seus quatro elementos sagrados: a terra, a água, o vento e o fogo. Com belas imagens, o programa destaca não só a riqueza espiritual dessa nação que ainda hoje luta por sua sobrevivência, mas também uma mensagem de amor à natureza que alcança a toda a humanidade.
Série Iguales Pero Diferentes
• Discriminación. Fotos de Ayer. Imágenes de Hoy, de Daniel Laszio Holland, 2003 (29min), produção Flacso, Argentina.
Sinopse: “A discriminação está em todas as partes”, diz um entrevistado neste vídeo. Mas é certo que alguns a sofrem mais do que outros. O programa investiga a história e o presente de marginalização de certos grupos sociais, como: os setores mais pobres, os indígenas, os afro-descendentes, os judeus e os portadores de necessidades especiais. Apelando para a história da fotografia, questiona a representação desses marginalizados na sociedade, e também como eles se vêem e como gostariam de ser vistos para que outras formas de representação e de convivência social pudessem ser possíveis.
16h30
Série Medio Mundo
• Mexico Insurgente, 2006, (50min), produção Vive TV, Venezuela.
Sinopse: Uma retrospectiva da história mexicana desde o início do século vinte até os dias atuais, com enfoque nas eleições presidenciais. O vídeo expõe de uma forma bastante didática a evolução dos partidos políticos e as circunstâncias em que eles foram criados e modificados.
SERVIÇO
Memorial + TAL
Mostra de documentários latino-americanos
Sala Multimídia do Pavilhão da Criatividade
Fundação Memorial da América Latina
ENTRADA FRANCA