/governosp
9 a 13 de junho
Seminário reflete sobre as agitações estudantis e sociais do período na América Latina, influenciadas pela rebeldia emanada da Europa e dos EUA. Entrada franca.
9 de junho, segunda-feira, 19h
• Homenagens ao cardeal Paulo Evaristo Arns, rabino Henry Sobel e pastor James Wright (in memorian). Orador: Antonio Carlos Malheiros
• Palestra de abertura do filósofo Roberto Romano (Unicamp). E falas do cineasta Alexandre Rampazzo e de Mário de Passos Simas, fundador da Comissão Justiça e Paz e do Centro Santo Dias da Arquidiocese de São Paulo. Centro de Convenções do Memorial.
10 de junho, terça-feira, 19h
Mesa coordenada por Rafael Martinelli, dirigente sindical e da Aliança Libertadora Nacional (ALN). Atualmente, coordena o Fórum dos ex-Presos Políticos e Perseguidos de São Paulo:
• Leonel Itaussu de A. Melo, presidente do DCE-USP em 68 e 69 e atual prof. de Ciências Políticas da USP: “O movimento estudantil, as passeatas, as tomadas das universidades e o congresso de Ibiúna”.
• José Ibrahim, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e líder da greve de Osasco de 1968: “O movimento operário e a mobilização dos trabalhadores”.
• Ivan Seixas, ex-militante do Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT), preso entre 1971 e 1976: “O acirramento da luta armada contra a ditadura militar – influências recebidas dos movimentos sociais e políticos da época”. Centro de Convenções do Memorial.
11 de junho, quarta-feira, 19h
Brasil
Palestra: “A Imprensa no Período” – Audálio Dantas (ABI) Palesta: Panoma 1968 – Zuenir Ventura (“1968 – o ano que não terminou”). Coordenação: prof. Aldo Fornazieri, da Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo.
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.
12 de junho, quinta-feira, 19h
França e Brasil
Testemunhos de Jean Bodinaud, universitário francês em 68 e atual prof. do Instituto de Eletrotécnica da USP, e de Xavier Person, diretor de midiatecas da Aliança Francesa. Mesa coordenada por Carlos E. M. Gonçalves, presidente da Assoc. de ex-alunos das escolas francesas (Aspef). Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.
13 de junho, sexta-feira, 19h
Argentina, México e Brasil
Luiz Paz, engenheiro eletrônico, testemunhou “El Cordobazo”, em 1969; Felipe Ehrenberg, falará sobre o “Massacre de Tlatelolco”, na Cidade do México; Jorgelina Tallei, pesquisadora do cinema argentino; e prof. Maria Ribeiro do Vale (Unesp), autora de “1968 – O diálogo é a violência – Movimento estudantil e ditadura militar no Brasil”. Mesa coordenada por Maurice Politi, diretor do Fórum de ex-presos e perseguidos políticos de São Paulo.
Biblioteca Latino- Americana Victor Civita.