
Em sua 4ª edição, o FestLatino do Memorial da América Latina consolida-se como importante mostra de filmes inéditos no Brasil, estréias internacionais e world premieres (1ª exibição mundial). Serão exibidos 111 filmes de 17 países, em 7salas da cidade (2 salas no Memorial e na Cinemateca Brasileira, CineSesc, Cinusp Paulo Emílio, Museu da Imagem e do Som e Teatro Cacilda Becker de São Bernardo do Campo). Confira no site www.memorial.org.br a programação detalhada, sinopses, locais e horários de exibição dos filmes. Dois filmes da sessão Contemporâneos serão premiados pelo Memorial (prêmios de público e de crítica). O Festlatino abre com o filme vencedor do Festival de Berlim deste ano, “O leite da amargura” (“La Teta Asustada”), e tem entre seus destaques filmes selecionados nos festivais de Cannes, Veneza e Sundance.
Destaques da programação:
Mostra Contemporâneos
31 filmes de 16 países e realizadores consagrados, entre eles, os brasileiros Eduardo Coutinho (“Moscou”), Júlio Bressane (“A Erva do Rato”) e Domingos de Oliveira (“Juventude”), José Mojica Marins (“Encarnação do Demônio”, filme que fecha a trilogia do Zé do Caixão) e Rodolfo Nanni (“O Retorno”), e os argentino Leonardo Favio (“Aniceto”), Celina Murga (“Uma Semana Sozinhos”, produção de Martin Scorsese)
Homenagem a Nelson Pereira dos Santos
Considerado o maior cineasta brasileiro vivo, Nelson Pereira dos Santos recebe em 2009 o Troféu Fundação Memorial da América Latina, que nas edições anteriores do evento foi outorgado aos argentinos Fernando Birri e Fernando Pino Solanase ao mexicano Paul Leduc. Serão exibidos seus filmes seguintes: “Vidas Secas” (1962), “Rio 40 Graus” (1957), “Memórias do Cárcere” (1984), “Amuleto de Ogum” (1973), “Como era Gostoso o Meu Francês” (1970) e “El Justicero” (1966).
Mostra Anos 1990 – Retomada do Cinema Latino-Americano
Entre os Brasileiros, “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” (1995), de Carla Camurati, ”Os Matadores” (1997), de Beto Brant, “Baile Perfumado” (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, e “Um Céu de Estrelas”, de Tata Amaral.
Entre os curtas brasileiros, destacam-se: Jorge Furtado (“Esta Não é a Sua Vida”, 1991), Marcelo Gomes (“Maracatu, Maracatus”, 1995), Laís Bodanzky (“Cartão Vermelho”, 1994) e Karim Aïnouz (“Seams”, 1993). 6 a 12 de julho
Entre os latino-americanos, filmes do chileno Andrés Wood (“Histórias de Futebol”, 1997), do mexicano Carlo Marcovich (“Mas Quem Diabos é Juliette”, 1997), do colombiano presente no festival Victor Gavíria (“Rodrigo D: No Futuro”, 1990) e dos argentinos Marcelo Piñeyro (“Cavalos Selvagens”, 1995) e Pablo Trapero (“Mundo Grua”, 1998), entre outros.
Documentário musicais brasileiros
- “O Milagre de Sta. Luzia”, de Sergio Roizenblit, um passeio pelo Brasil da sanfona conduzido pelo músico Dominguinhos.
- “O Homem que Engarrafava Nuvens”, dirigido por Lírio Ferreira, sobre o parceiro de Luís Gonzaga Humberto Teixeira, tem entre os entrevistados Chico Buarque, David Byrne e Maria Bethânia.
- “Loki – Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelli.
- “Jards Macalé, o Morcego na Porta Principal”, de Marco Abujamra e João Pimentel Waldick Soriano (“Waldick, Sempre no Meu Coração”, de Patrícia Pillar). Wilson Simonal (“Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, de Claudio Manoel, Michel Lange e Calvito Leal).
- “Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa”, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves.
- “O Mistério do Samba”, de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda “Contraponto”, de Malu Mader e Mini Kerti).
Mostra Alex Viany
Relançamento do livro “Introdução ao Cinema Brasileiro” (Editora Revan), editado originalmente em 1959 e considerado a primeira obra de filmografia brasileira. Dia 9 de julho, 18h30, no Auditório Simón Bolívar. E às 20h, uma mesa redonda discute a trajetória e a obra de Alex Viany. Um ciclo de filmes completa a homenagem.
DOCTV Ibero-América
Serão exibidas 12 obras da primeira edição do projeto DOCTV Ibero-América.
Competição de Escolas de Cinema
Participam filmes produzidos nos cursos audiovisuais de instituições de ensino filiadas à versão ibero-americana da CILECT (International Association of Film and Television Schools). Concorrendo a uma bolsa residência para o realizador da obra vencedora, estão programados 28 títulos, representando as seguintes escolas: da Argentina, ENERC, FUBA e UBA; UNIACC (do Chile), EICTV (de Cuba); ECU (do Uruguai); ECA/USP (do Brasil); e CCC, CUEC-UNAM e Iberoamericana (as três do México).
CICLO DE DEBATES
Os encontros acontecem no Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina com a seguinte programação:
- 8 de julho (quarta-feira), às 20h – mesa 1:
“Cinema da América Latina e Internacionalização”
com Carlos Cuarón (diretor de “Rude e Brega”, México), Camilo Matiz (diretor de “1989”, Colômbia), Fabiano Gullane (produtor da Gullane Filmes, Brasil) e Jorge Sanchez (diretor geral do Festival de Cinema em Guadalajara, México)
- 9 de julho (quinta-feira), às 20h – mesa 2: “Alex Viany”
com Bettina Vianny e Edward Monteiro (ambos do Acervo Alex Viany, Brasil) e Beth Formaggini (co-diretora do documentário “Somos um Poema”, Brasil)
- 10 de julho (sexta-feira), às 20h – mesa 3: “Produção Independente e TV Pública”
com Angeles Anchou (produtora da Unidade Técnica do DOCTV IB II), Mário Borgneth (coordenador executivo do programa Mais Cultura Audiovisual, Brasil), Sergio Iglesias (diretor de “Argentina e Sua Fábrica de Futebol”, Argentina),
Newton Cannito (diretor de “Jesus no Mundo Maravilha”, Brasil) e Max Eluard (coordenador executivo do programa DOCTV Brasil)
- 11 de julho (sábado), às 15h – Aula Magna
com Nelson Pereira dos Santos (diretor homenageado, Brasil)