/governosp
A partir de 1º de março, o Memorial inicia as visitas guiadas por monitores à exposição “Guerra e Paz, de Portinari”, para escolas, instituições e grupos. Os horários das visitas guiadas são 9h, 10h, 14h e 15h, de segunda a sexta. A visita guiada toma duas horas do visitante, pois passa pelos três espaços da exposição : Salão de Atos, Biblioteca e Galeria, sendo que nesta inclui descida ao subsolo, onde serão montadas oficinas para adultos e crianças. O agendamento deve ser antecipado pelo e-mail educativoguerraepaz@gmail.com ou pelo telefone 3823.4671.
O Memorial da América Latina, além de dispor do espaço ideal para apreciação dos murais Guerra e Paz, está localizado em uma área de fácil acesso a toda a população, o que está totalmente de acordo com o objetivo maior do Projeto Portinari: dar acesso para que o grande público conheça a obra e a mensagem de Portinari. Por isso, fazemos questão que a exposição Guerra e Paz, de Portinari seja sempre apresentada com entrada franca”, diz Maria Duarte, diretora-executiva do Projeto Guerra e Paz.
“Concebido por Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer, o Memorial carrega o ideal da integração dos povos, uma bandeira brasileira pela paz. Promover essa exposição no local tem um significado a mais pela parceria e amizade que os dois tiveram a vida toda”, complementa João Candido Portinari.
Para assumir a coordenação geral da exposição, o Projeto Portinari convidou a empresa Expomus. Guerra e Paz, de Portinari ocupará três espaços do Memorial da América Latina. Com cenografia assinada por Felipe Tassara e Daniela Thomas, Guerra e Paz estarão no Salão de Atos e poderão ser vistos pelo público em grupos de 150 pessoas, devido à limitação do espaço. Uma apresentação audiovisual de cerca de 9 minutos será projetada sobre uma tela também monumental a cada hora, mas a visitação aos painéis não é restrita a estas sessões.
Os murais são compostos, ao todo, por 28 placas de madeira compensada naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e pesam 75 quilos cada uma. A área total pintada, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que a do Juízo Final, de Michelangelo, na Capela Sistina (no alto, foto da desmontagem).
Já na Galeria Marta Traba estarão reunidos cerca de 100 dos 180 estudos originais preparatórios para Guerra e Paz, já catalogados pelo Projeto Portinari, junto a documentos históricos, como cartas, depoimentos e fotos, que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação das obras. Obras de coleções internacionais, como Feras, do Museo del Novecento de Milão, e Mulher Ajoelhada, de uma coleção particular, também merecem destaque na mostra.
Outro espaço a visitar será a Biblioteca Victor Civita, que apresentará, sob forma digital, a obra completa de Portinari por ordem cronológica. Pertencente ao Projeto Portinari, o acervo é resultado do levantamento e catalogação de quase 5 mil obras e aproximadamente 30 mil documentos relacionados a estas obras, à vida e à época do pintor.
Saiba mais sobre a abertura desta exposição.
Serviço
Guerra e Paz, de Portinari
Exposição de 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012
Locais: Salão de Atos, Galeria Marta Traba e Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Horários: terça a domingo, das 9h às 18h, com exceção da biblioteca, que abre também no sábado, das 9h às 15h.
ENTRADA FRANCA
Serviço Educativo
O agendamento de visitas guiadas para escolas, instituições e grupos estão temporariamente suspensas devido a superlotação da agenda. Caso haja alguma mudança na agenda informaremos aqui. Mais informações de terça a sexta, pelo telefone 3823.4671 ou pelo e-mail educativoguerraepaz@gmail.com.
Leia matéria sobre Portinari na revista Nossa América http://www.memorial.org.br/memorial/revistaNossaAmerica/44/revista44-port.pdf