Memorial e USP oferecem curso gratuito que aborda os movimentos de resistência e criação em Educação e Culturas em face das recentes transformações no cenário internacional
A América Latina no contexto mundial, em rápida mudança, é o pano de fundo da palestra “O segundo círculo – centro e periferia em tempos de guerra”, que será proferida pelo cientista político André Singer (USP), no Memorial da América Latina, em 13 de março, às 19h30, com entrada gratuita. Trata-se de uma reflexão sobre a geopolítica contemporânea a partir do subcontinente latino-americano, aguardada com muita expectativa pelos pesquisadores, estudiosos e interessados em geral, uma vez que o palestrante é um importante debatedor de questões de teoria política brasileira e internacional.
A atividade inaugura o curso Educação e Cultura na América Latina: História, Movimentos, Resistência e Proposições, que será realizado às quintas-feiras, presencialmente, no auditório da nossa biblioteca, de 13 de março a 12 de junho de 2025, das 19h30 às 22h. A participação integral também é gratuita.
Fruto de um convênio entre o Memorial e o Prolam-USP, o programa é abrangente. Entre os temas tratados, estão a política de drogas, os mercados ilícitos e a violência, o diálogo cultural, o movimento negro e indígena, feminismo e a educação pública.
É uma oportunidade rara para aqueles que se interessam em entrar em contato, em primeira mão, com o conhecimento produzido recentemente sobre a América Latina. Serão apresentados principalmente estudos atualizados sobre alguns países do subcontinente latino-americano, especialmente Brasil, Venezuela, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
O objetivo deste curso é estudar, analisar e discutir a América Latina, por meio da avaliação do conjunto de movimentos, resistências e proposições que se estabeleceram especialmente a partir do século XX, de modo a compreender seus problemas atuais, assim como as suas consequências no campo educacional e cultural..
Organizado pelo Prolam (Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina) e pela Faculdade de Educação, ambos da USP, em parceria com o CBEAL (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina), deste Memorial, o curso tem um formato inovador: ele é ao mesmo tempo uma disciplina regular de pós-graduação e um curso de extensão universitária, ou seja, ele articula pesquisa, ensino e extensão. Aberto à comunidade em geral, os organizadores convidam à participação especialmente professores da Educação Básica e profissionais de movimentos e sindicatos relacionados à escola pública.
Confira o cronograma completo do curso:
13/03 – ABERTURA
20/03 – Entrosamento dos grupos e propostas de trabalho/avaliação
27/03 – América Latina no contexto Mundial: Políticas de drogas e mercados ilícitos
03/04 – A Cultura como fator de integração e proximidade entre os países: casos do Paraguai e Venezuela
10/04 – O sistema educacional no Paraguai: Memória e história
17/04 – Semana Santa – não haverá aula
24/04 – Trabalho em grupo – Movimentos sociais em presença
26/04 (sábado) – Aula extra na Casa das Culturas Indígenas – Brasil
08/05 – Expressões de luta no Uruguai recente: entre os partidos e os feminismos
15/05 – Extensão universitária e economia solidária na Udelar/Uruguai
22/05 – Panorama Atual da Educação na Bolívia: Desafios e Perspectivas
29/05 – Bolívia: conjuntura e estrutura histórica entre tradições indianista, nacionalista e de esquerda
05/06 – A radicalidade do projeto educacional bolivariano
12/06 – A Revolução bolivariana e os caminhos do chavismo na Venezuela
19/06 – Feriado
26/06 – Encerramento – Entrega de trabalhos
Serviço:
Curso de extensão universitária: Educação e Cultura na América Latina: História, Movimentos, Resistência e Proposições
Período: 13 de março a 12 de junho de 2025
Horário: das 19h30 às 22h
Local: Fundação Memorial da América Latina/ Biblioteca
Organização: Prolam (USP), Faculdade de Educação (USP) e CBEAL (Memorial)
Inscrição gratuita: uspdigital.usp.br
selecionar a unidade: Faculdade de Educação
Período de inscrição: 20 a 28 de fevereiro de 2025
Para mais informações, entre no site abaixo: sites.usp.br