DICAS

Para ler

Indicações de autores e obras disponíveis em português no acervo da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita

María Fernanda Ampuero
Rinha de galos (2021)

A brutalidade que atravessa o cotidiano e as relações familiares é o eixo central desta coletânea de contos da escritora equatoriana María Fernanda Ampuero. Com uma linguagem direta e sensível, a autora revela como as violências, muitas vezes silenciosas ou naturalizadas, deixam marcas permanentes na vida de mulheres e meninas.

 

 

 

 

Mónica Ojeda
Voladoras (2020)

A obra reúne oito contos que transitam entre o horror, o gótico andino e o realismo fantástico. Neste livro, a escritora equatoriana Mónica Ojeda explora temas como feminilidade, sexualidade, violência e o sobrenatural, construindo narrativas intensas, que tensionam os limites entre o corpo, o medo e a imaginação.

 

 

 

 

José Lezama Lima
Fugados (1993)

Um dos nomes mais emblemáticos da literatura cubana, José Lezama Lima é conhecido pelo estilo neobarroco e pela prosa carregada de imagens e simbolismos. Em Fugados, o autor apresenta contos que investigam a memória, a identidade e a relação do indivíduo com o mundo, traçando um panorama literário que desafia convenções narrativas.

 

 

 

 

Leonardo Padura
Adeus, Hemingway (2001)

Neste romance policial, o escritor cubano Leonardo Padura conduz o leitor por uma investigação na antiga residência de Ernest Hemingway, transformada em museu. A trama é protagonizada por Mario Conde, ex-detetive e personagem recorrente da série As quatro estações, que mergulha em um crime do passado enquanto revisita sua admiração pelo autor norte-americano e os reflexos de seu legado na cultura cubana.