/governosp
Elza Ajzenberg
Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (2000-2010). Coordenadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2002-2006). Organizadora da Coleção Schenberg: Arte e Ciência (10 volumes) e MAC USP (Pesquisa e Documentos, 13 volumes). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Estética e História da Arte, Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte contemporânea, história da arte e, artes plásticas. Foi diretora do MAC USP (2002-2006). Publicações: “Rebolo” (1986); “Arte e Corpo” (Org., 1998); “Terra Brasilis – Brincando com Arte” (Série Arte e Ciência – Org., 2000); “Mito e Razão” (Série Arte e Ciência – Org., 2001); “D. Quixote” (Catálogo MAC USP – Org., 2003); “Marcoantonio Vilaça – Passaporte Contemporâneo” (Catálogo MAC USP – Org., 2003); “Ciccillo” (Catálogo MAC USP – Org., 2006); “Arteconhecimento” (Org., 2004); MAC Virtual (Catálogo MAC USP – Org., 2006); “América, Américas – Arte e Memória“ (Org., 2007); “Arte, Cidade e Meio Ambiente (Org., 2010).
Percival Tirapeli
Bacharel em Desenho e Plástica, com licenciatura de 1o Grau em Educação Artística (ambos pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1975-1976). É mestre e doutor em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1983 e 1989). É professor livre-docente desde 1999 no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na capital paulista, e especialista em História da Arte e Pintura. Possui 16 livros de arte publicados sobre história da arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e pintura colonial brasileira, além de capítulos em livros e conferências ministradas. Como artista plástico, tem participado de exposições no Brasil e no exterior desde 1975, inclusive duas bienais internacionais de São Paulo.
Alecsandra Matias de Oliveira
Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1995) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Especialista em Cooperação e Extensão Universidade da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Arte Contemporânea, Arte Brasileira, História, História da Arte e Crítica de Arte.
Paulo Roberto Amaral Barbosa
Graduado em Letras com Habilitação em Português e Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1975). Mestrado em Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Chefe da Divisão Técnico-Científica de Acervo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Giorgio De Chirico, Museu de Arte Contemporânea da USP, Arte Contemporânea, Arte Moderna, Vanguardas Artísticas e Século XX.
Ana Cristina Barreto de Carvalho
Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e presidente de seu Conselho Consultivo. É autora do livro ‘Palácio Boa Vista: um palácio-museu e suas preciosidades’. É vice-presidente da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) e membro do ICOM (Conselho Internacional dos Museus) e DEMHIST (Comitê das Casas Históricas). Mestre e doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), possui ainda pós-graduação em Gestão e Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona, com especialização em História da Arte Decorativa e Catalogação de Obras de Arte pela Christie´s Education, de Nova York.
Bianca Laura Petretto e Sandra Miranda Pattin
Especialistas em artes modernas e orientais. Por mais de vinte anos, dedicam-se à direção, à elaboração de roteiro e à composição de exposições temporárias de arte, especialmente o estudo da relação entre artes visuais e patrimônio simbólico das culturas tradicionais. Nos últimos anos, têm lidado com jovens talentos e mídia arte. Seus filmes e obras literárias têm recebido inúmeros prêmios. Atualmente são curadoras de arte contemporânea, diretora artística do Centro Internacional de Etno-história em Palermo e diretora artística do Centro Internacional de Estudos de Antropologia da Arte em Milão, editora da Revista Aisthesis, Milan Ainas e do Jornal Prae. Curadoras do B&Bart Museo de Arte Contemporânea Collinos – Bogotá (Colômbia).
Mariza Bertoli
Graduação em Bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1968), graduação em Licenciatura Plena em História da Arte e Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), especialização em Conservação e Restauração de Centros Históricos pela UNIVERSITA DEGLI STUDI DI FIRENZE (1979), especialização em RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MOVEIS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (1981), mestrado em Estudos Latino-Americanos – Fundamentos e Crítica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Estudos Latino-Americanos Fundamentos e Crítica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Conselheira da Sociedade Científica de Estudos da Arte, Secretária Geral da Associação Brasileira de Críticos de Arte e Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Latino-Americana Contemporânea, Nível Mítico, Tema dos Contrários, Modo Simbólico, Imaginário e Regimes de Imagem.
PROJETO “INVISIBILE 9” – ITÁLIA / BRASIL
Conceito: Dirigido às vertentes da arte contemporânea, o projeto “Invisibile 9” abrange performances, exibição de videoarte, apresentações musicais e eventos artístico-culturais com a presença das artistas italianas Bianca Laura Petretto, Cristina Maccioni e Isella Orchis, além da produtora Sandra Miranda Pattin.
Coordenadora (Itália): Bianca Laura Petretto
Especialista em artes modernas e orientais. Por mais de vinte anos, dedicou-se à direção, à elaboração de roteiro e à composição de exposições temporárias de arte, especialmente o estudo da relação entre artes visuais e patrimônio simbólico das culturas tradicionais. Nos últimos anos, têm lidado com jovens talentos e mídia arte. Seus filmes e obras literárias têm recebido inúmeros prêmios. Atualmente é curadora de arte contemporânea, diretora artística do Centro Internacional de Etno-história em Palermo e diretora artística do Centro Internacional de Estudos de Antropologia da Arte em Milão, editora da Revista Aisthesis, Milan Ainas e do Jornal Prae. Curadora do B&Bart Museo de Arte Contemporânea Collinos – Bogotá (Colômbia).
Coordenadora (Brasil): Elza Ajzenberg