Diretor cultural da Fundação Memorial da América Latina
Memorial da América Latina: Um Legado de Diversidade e Criatividade
17/01/2025
Ao completar 35 anos, o Memorial da América Latina reafirma sua relevância como centro de integração e difusão cultural na cidade de São Paulo. Este marco histórico, idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e materializado pelo gênio arquitetônico de Oscar Niemeyer, não apenas se destaca por sua estrutura monumental, mas também por sua missão contínua de celebrar e promover a diversidade cultural dos povos latino-americanos. Como Diretor de Atividades Culturais, pude contribuir nos últimos 2 anos para essa evolução, testemunhando a transformação do Memorial em um catalisador de inovação e criatividade cultural.
Fundado em 18 de março de 1989, o Memorial ocupa uma área de mais de 84 mil m², com 12 mil m² de área verde. Este espaço abriga nove edificações que são verdadeiros ícones culturais, como o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, a Galeria Marta Traba e a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita. Cada um desses espaços desempenha um papel vital na preservação e promoção da cultura latino-americana, oferecendo um palco vibrante para uma ampla gama de expressões artísticas e intelectuais.
Nos últimos anos, nossa equipe tem se dedicado a resgatar a missão original do Memorial, que é valorizar a cultura popular como elo de identidade entre os povos latino-americanos. Esse compromisso se manifesta em uma série de iniciativas que celebram a riqueza de nossa ancestralidade, promovendo discussões públicas que não apenas destacam nossa diversidade cultural, mas também combatem ativamente discriminações raciais, religiosas e outras formas de preconceito que ainda persistem em nossas sociedades. O Memorial, hoje, se apresenta não apenas um espaço de exposição e eventos, mas também um ponto de encontro e diálogo entre culturas.
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A aproximação estratégica com os consulados latino-americanos em São Paulo tem sido um aspecto crucial de nossa atuação recente. Essas parcerias resultaram em ações culturais vibrantes que vão além da mera exibição de tradições. Elas criam um ambiente acolhedor para imigrantes, turistas e refugiados, ajudando a mitigar choques culturais e promovendo uma integração mais harmoniosa. Através dessas colaborações, o Memorial se transforma em um espaço de acolhimento e celebração, onde todos podem se sentir parte de uma rica tapeçaria cultural.
Como um equipamento público tombado pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP, enfrentamos o desafio constante de equilibrar a preservação de nosso patrimônio histórico com a necessidade de inovação e adaptação às demandas contemporâneas. Todas as atividades realizadas em nosso espaço são cuidadosamente supervisionadas por nossas equipes de produção, garantindo que mantenhamos o padrão de excelência pelo qual somos reconhecidos, enquanto buscamos formas criativas e responsáveis de utilizar nossos espaços.
A sustentabilidade econômica é um aspecto que não podemos ignorar, e a cessão onerosa de nossos espaços desempenha um papel importante nesse sentido. No entanto, mantemos um compromisso inabalável de garantir que essa dimensão econômica nunca se sobreponha às dimensões simbólica e cidadã de nossa missão. Cada evento realizado no Memorial deve estar alinhado com nossos princípios e valores, contribuindo para o enriquecimento cultural de nossa comunidade.
O reconhecimento recente do Guia Folha de São Paulo, com uma menção honrosa, destaca nossa contribuição significativa para a economia criativa e o cenário cultural da cidade. Nossa capacidade de realizar eventos de grande porte, incluindo shows para mais de 15 mil pessoas, não apenas movimenta a economia local, impactando positivamente o turismo, a rede hoteleira e o setor gastronômico, mas também reafirma nosso papel como um polo cultural de relevância nacional e internacional.
Além disso, a criação da Revista Memorial Cultural, sob nossa direção, e o fortalecimento da já estabelecida Revista Nossa América são iniciativas que ampliam significativamente nosso alcance. Esses veículos não apenas divulgam nossas atividades, mas também servem como plataformas para estimular reflexões culturais importantes, contribuindo para o debate intelectual sobre a identidade e o futuro da América Latina.
Minha formação em jornalismo cultural e de entretenimento pela Belas Artes (SP), complementada pela especialização em gestão cultural e indústria criativa pela PUC-RJ, tem sido instrumental na implementação de estratégias inovadoras em nossa diretoria. Uma dessas iniciativas foi a criação de uma gerência específica para elaboração de projetos, que nos permite alinhar nossas ações de forma mais efetiva com as políticas públicas estaduais, reforçando nosso papel como agente de mudança e inclusão social através da cultura.
O Memorial abriga um acervo impressionante que inclui mais de 50 mil livros e documentos, além de cerca de 3.600 obras de arte popular latino-americana. Esta coleção, que vai dos poemas de Pablo Neruda ao Painel Tiradentes de Portinari, e dos alebrijes mexicanos às noivas de Izabel Mendes da Cunha, é um testemunho vivo da infinita riqueza cultural de nossa região. Nosso compromisso é não apenas preservar este acervo, mas torná-lo cada vez mais acessível e relevante para as novas gerações.
Olhando para o futuro, nossa meta é continuar expandindo o legado do Memorial da América Latina. Queremos ser reconhecidos não apenas por nossa história gloriosa, mas pela nossa capacidade de nos reinventarmos constantemente, permanecendo relevantes e vibrantes no cenário cultural contemporâneo. Nos próximos anos, planejamos intensificar nossas iniciativas de inclusão digital, expandir nossas parcerias internacionais e desenvolver programas educacionais inovadores que conectem jovens de toda a América Latina.
O Memorial da América Latina é mais que um conjunto arquitetônico impressionante; é um universo cultural em constante evolução, onde a diversidade e a criatividade latino-americana são celebradas e reinventadas todos os dias. Convido todos os leitores a explorarem este espaço único, onde cada visita é uma jornada fascinante pela rica tapeçaria cultural de nossa América Latina. Aqui, o passado, o presente e o futuro de nossa identidade cultural se encontram, criando experiências inesquecíveis e inspirando novas gerações a abraçar e celebrar nossa herança comum.
João Carlos Corrêa
Diretor de Atividades Culturais da
Fundação Memorial da América Latina
Política e Sustentabilidade Ambiental na Moda
03/01/2025
A moda, muito além de sua vocação mercadológica e de seu posicionamento frequentemente tido como superficial, é, de fato, um importante termômetro social e reflexo da sociedade em que vivemos. Através do vestuário, desfiles e campanhas, a indústria da moda tem demonstrado sua capacidade de discutir e refletir temas cruciais de nosso tempo, funcionando como um espelho das mudanças sociais, políticas e culturais.
Historicamente, a moda tem sido um veículo de expressão de ideias e valores. Desde os movimentos de contracultura dos anos 1960 até os dias atuais, o vestuário tem sido utilizado como forma de protesto e manifestação de ideologias. Um exemplo claro disso é o uso de roupas como símbolos de movimentos sociais, como o “pussy hat” nas manifestações feministas contra o presidente Donald Trump em 2017, ou a adoção de vestimentas tradicionais por grupos indígenas e quilombolas como forma de afirmação cultural e resistência.
No contexto da indústria da moda, vemos cada vez mais designers e marcas abordando questões sociais relevantes em suas coleções e campanhas. A Vogue Itália, por exemplo, dedicou uma edição inteira em 2008 a modelos negras, destacando a importância da representatividade na moda. Mais recentemente, marcas como Gucci e Balenciaga têm usado suas plataformas para discutir temas como sustentabilidade, diversidade e inclusão.
A questão ambiental, um dos temas mais urgentes de nossa época, tem sido amplamente abordada pela indústria da moda. O conceito de slow fashion surgiu como uma resposta direta aos problemas causados pelo fast fashion, promovendo uma abordagem mais sustentável e ética para a produção de roupas. Al Gore, em seu livro “Uma Verdade Inconveniente: O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global”, alerta que “o aquecimento global causado pelo homem não só existe realmente, como está se tornando cada vez mais perigoso. Ele avança a um ritmo tal que já se tornou uma verdadeira emergência planetária” (1).
A gravidade da situação é reforçada por dados alarmantes sobre o consumo e o impacto da indústria da moda. Peter Stallybrass, em seu livro “O Casaco de Marx: roupas, memória, dor”, destaca a complexa relação entre roupas, identidade e memória, observando que “As roupas recebem a marca humana” (2). As roupas não são apenas objetos de consumo. Carregam significados culturais e emocionais profundos, o que torna ainda mais urgente a necessidade de abordar os problemas de sustentabilidade na indústria da moda.
Iniciativas como o uso de materiais reciclados, a redução do desperdício e a adoção de práticas de produção mais sustentáveis são cada vez mais comuns entre as marcas de moda. O uso de materiais alternativos como seda selvagem, algodão orgânico, linho, cânhamo e liocel surge como opções mais sustentáveis. Além disso, práticas como a compra de roupas de segunda mão e o aluguel de peças são apresentadas como soluções potenciais para mitigar o impacto ambiental da indústria.
A moda também tem sido um campo fértil para discussões sobre identidade de gênero e diversidade corporal. Desfiles e campanhas que desafiam os padrões tradicionais de beleza e gênero têm se tornado mais frequentes, refletindo mudanças sociais mais amplas em relação a esses temas. A inclusão de modelos plus size, transgêneros e com deficiências em campanhas e desfiles de moda é um reflexo direto das demandas sociais por maior representatividade e inclusão.
Um aspecto crucial é a questão do racismo ambiental. Comunidades marginalizadas, especialmente populações negras e indígenas, são desproporcionalmente afetadas pelos impactos negativos da indústria da moda e das mudanças climáticas. Isso ressalta a importância de considerar não apenas os aspectos ambientais, mas também as implicações sociais e éticas das práticas da indústria.
A moda também tem sido um meio de expressão política. Designers como Vivienne Westwood e Katharine Hamnett têm usado suas coleções e desfiles como plataformas para expressar opiniões políticas e chamar a atenção para questões sociais. A camiseta com a frase “We should all be feminists” da Dior, inspirada no ensaio de Chimamanda Ngozi Adichie, é um bom exemplo de como a moda pode amplificar mensagens políticas e sociais importantes.
É importante reconhecer que a indústria da moda ainda enfrenta desafios significativos em termos de práticas éticas e sustentáveis. O fast fashion continua sendo uma grande preocupação, com seu impacto negativo no meio ambiente e nas condições de trabalho. Problemas como o trabalho forçado e infantil em vários países produtores, em que a busca por uma produção rápida muitas vezes se sobrepõe ao bem-estar dos trabalhadores, persistem.
A apropriação cultural e a falta de diversidade em posições de liderança na indústria são questões que ainda precisam ser abordadas de forma mais efetiva. Além disso, os impactos específicos da indústria em três áreas principais – água, microplásticos e energia – demandam atenção urgente. O alto consumo hídrico na produção de roupas, a poluição por microplásticos provenientes de fibras sintéticas e o uso intensivo de energia nos processos produtivos são preocupações centrais.
Apesar desses desafios, é inegável que a moda tem se tornado cada vez mais engajada em discussões sociais relevantes. A indústria tem demonstrado uma capacidade crescente de refletir e influenciar mudanças sociais, indo além de sua função puramente estética ou comercial. Há uma crescente conscientização sobre a necessidade de harmonizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental no setor da moda.
A moda tem se mostrado capaz de capturar, refletir e, por vezes, influenciar as mudanças sociais, culturais e políticas de nosso tempo, embora ainda haja muito a ser feito em termos de práticas éticas e sustentáveis, a indústria da moda tem demonstrado um potencial significativo como plataforma para discussão e ação em temas cruciais de nossa época.
A transformação da indústria em um setor mais sustentável e ético é um desafio complexo, mas necessário. É essencial que haja ações coletivas, incluindo maior envolvimento dos governos, mudanças nas práticas de consumo e um compromisso genuíno das empresas com a sustentabilidade.
A moda segue reafirmando seu papel como um importante fenômeno social e cultural, muito além de sua vocação mercadológica. Ela não apenas reflete as preocupações e valores de nossa sociedade, mas também tem o potencial de ser um catalisador para mudanças positivas, promovendo consciência ambiental, justiça social e expressão individual. À medida que a indústria continua a evoluir, é crucial que mantenha esse diálogo com as questões prementes de nosso tempo, buscando constantemente maneiras de contribuir para um futuro mais sustentável e equitativo.
Referências:
(1) GORE, Al. Uma Verdade Inconveniente: O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Tradução: Isa Mara Lando. Barueri – São Paulo: Manole, 2006.
(2) STALLYBRASS, Peter. O Casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
João Carlos Corrêa
Diretor de Atividades Culturais da
Fundação Memorial da América Latina
UNIVERSO DA CULTURA POP
A Piada Mortal: A Sublime Batalha Entre Sanidade e Caos no Universo do Batman
20/12/2024
Há mais de três décadas, “A Piada Mortal” de Alan Moore e Brian Bolland continua a cativar leitores e desafiar as convenções das histórias em quadrinhos. Lançada em 1988, esta obra não apenas redefiniu a relação entre o Batman e seu arqui-inimigo, o Coringa, mas também elevou o potencial narrativo dos quadrinhos a novos patamares.
A trama gira em torno do ataque brutal orquestrado pelo Coringa contra a família do Comissário Gordon, em uma tentativa de provar que “um dia ruim” pode levar qualquer um à loucura. Esta narrativa não apenas revela a crueldade e genialidade perversa do Coringa, mas também desafia a integridade moral de Gordon, que é forçado a confrontar seu pior pesadelo ao ver sua filha, Barbara Gordon, brutalmente atacada. Esta situação extrema coloca Gordon à beira da loucura, mas é o Batman que emerge como o pilar de força e sanidade, garantindo que o comissário mantenha sua humanidade em meio ao caos.
O que torna “A Piada Mortal” tão marcante é sua capacidade de envolver completamente o leitor, criando o que a teórica de mídia Janet Murray chama de “experiência imersiva”. Como Murray observa, “quanto melhor resolvido o ambiente de imersão, mais ativos desejamos estar dentro dele”. Brian Bolland, inspirado pelo cinema noir, cria uma Gotham City sombria e opressiva que praticamente salta das páginas. Cada quadro é meticulosamente elaborado para intensificar as emoções da história, fazendo com que o leitor se sinta verdadeiramente presente neste mundo distorcido.
A verdadeira força da obra está na profundidade psicológica de seus personagens. Moore não se contenta em apresentar o Batman e o Coringa como simples arquétipos de herói e vilão. Em vez disso, ele explora as nuances de suas personalidades, convidando o leitor a questionar junto com eles os limites da moralidade e da sanidade. Esta conexão emocional com os personagens é o que torna a experiência de leitura tão intensa e memorável.
O papel do Batman nesta história é crucial. Ele não é apenas um vigilante combatendo o crime, mas um símbolo de resiliência e esperança. Sua relação com Gordon transcende a parceria tradicional, representando um laço de confiança e respeito mútuo. Frank Miller, autor de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, descreveu “A Piada Mortal” como “uma obra-prima de horror psicológico”, destacando como a narrativa captura a essência do conflito entre sanidade e loucura.
A estrutura narrativa de “A Piada Mortal” também merece destaque. Através de flashbacks habilmente inseridos, Moore nos leva a uma jornada pelo passado enigmático do Coringa. Esta exploração não apenas adiciona camadas de complexidade ao personagem, mas também permite que o leitor viaje mentalmente entre diferentes momentos e perspectivas, enriquecendo a experiência narrativa.
Embora seja uma história linear, “A Piada Mortal” oferece uma experiência única para cada leitor. A complexidade moral da trama e suas múltiplas camadas de significado permitem diversas interpretações, fazendo com que cada leitura possa revelar novos aspectos da história. Esta característica se alinha com o conceito de “agência” descrito por Murray, onde o leitor tem um papel ativo na construção do significado da narrativa.
A influência desta obra transcende o universo dos quadrinhos. Sua adaptação para animação em 2016, com Mark Hamill reprisando seu papel icônico como a voz do Coringa, reacendeu debates importantes sobre a representação da violência nos quadrinhos. A polêmica sobre a violência contra Barbara Gordon gerou discussões sobre a cultura do estupro nos quadrinhos, com críticos como Will Brooker pedindo boicote à adaptação animada. Essas controvérsias destacam o impacto duradouro e por vezes polêmico da obra original.
“A Piada Mortal” também se destaca por oferecer aos leitores a oportunidade de explorar, de forma segura, temas profundos e perturbadores. Através das experiências do Batman, do Coringa e do Comissário Gordon, o leitor pode refletir sobre diferentes aspectos da natureza humana e os efeitos devastadores que eventos traumáticos podem ter sobre a psique.
Para entender plenamente o impacto de “A Piada Mortal”, é essencial traçar um paralelo com os primórdios do Batman. Criado por Bill Finger e Bob Kane em 1939, o Batman surgiu em um período em que os super-heróis estavam começando a ganhar popularidade. Desde o início, o personagem foi concebido como um vigilante sombrio, sem poderes sobrenaturais, mas com uma mente afiada e um forte senso de justiça. Esse conceito inicial já trazia elementos de drama psicológico, uma característica que se aprofundou ao longo dos anos e encontrou sua expressão mais intensa em “A Piada Mortal”.
Ao revisitar essa obra clássica, podemos apreciar como ela não apenas conta uma história, mas cria um universo completo que desafia e envolve o leitor de maneiras profundas. “A Piada Mortal” demonstra o poder dos quadrinhos como meio narrativo, provando que uma história bem construída pode criar uma experiência tão imersiva e transformadora quanto qualquer outro meio.
Em última análise, “A Piada Mortal” permanece como um marco na história dos quadrinhos. Ela não apenas redefiniu o que as histórias de super-heróis podem alcançar, mas também antecipou muitas das discussões atuais sobre narrativa e o poder da mídia em moldar nossa percepção da realidade. Trinta e cinco anos após sua publicação, esta obra continua a ser uma leitura essencial para fãs de quadrinhos e um testemunho do potencial artístico e narrativo do meio.
A sublime batalha entre sanidade e caos retratada em “A Piada Mortal” não se limita apenas aos personagens dentro da história. Ela se estende ao próprio leitor, desafiando-o a questionar suas próprias concepções de moralidade e realidade. Como Janet Murray sugere em seus estudos sobre narrativas interativas, histórias poderosas como esta têm o potencial de nos transformar, permitindo que experimentemos “narrativas aterrorizantes ou comoventes, que não vivenciamos em nossa realidade”. Neste sentido, “A Piada Mortal” não é apenas uma história em quadrinhos, mas uma experiência imersiva que continua a ressoar com leitores, desafiando-os a mergulhar nas profundezas da psique humana e emergir com novas perspectivas sobre o eterno conflito entre ordem e caos.
João Carlos Corrêa
Diretor de Atividades Culturais da
Fundação Memorial da América Latina
A Mão de Niemeyer: Símbolo de Resistência e União Latino-Americana no Memorial da América Latina
Uma Perspectiva da Diretoria Cultural do Memorial da América Latina
29/11/2024
A Mão de Niemeyer: Símbolo de Resistência e União Latino-Americana no Memorial da América Latina – Uma Perspectiva da Diretoria Cultural do Memorial da América Latina
Como diretor cultural da Fundação Memorial da América Latina, tenho o privilégio de conviver diariamente com a icônica escultura “A Mão”, obra-prima de Oscar Niemeyer. Esta proximidade oferece uma perspectiva única sobre seu significado e impacto, bem como sobre os desafios e oportunidades que ela representa para nossa instituição.
“A Mão”, situada na Praça Cívica do Memorial, transcende seu papel de mera obra de arte para se tornar um símbolo poderoso, não apenas do nosso complexo cultural, mas de toda São Paulo. Diariamente, observo como esta escultura monumental captura a atenção e a imaginação dos visitantes, servindo como ponto focal para discussões sobre identidade latino-americana e história colonial.
A representação estilizada de Niemeyer – uma mão esquerda espalmada com o mapa da América Latina em baixo-relevo e uma linha vermelha simbolizando sangue – é uma síntese magistral da história e das aspirações do continente. A inscrição “Suor, sangue e pobreza marcaram a história dessa América Latina tão desarticulada e oprimida” ressoa profundamente com nossa missão institucional de promover a integração e o desenvolvimento cultural latino-americano.
“A Mão” é um recurso educacional inestimável. Sua rica simbologia – desde a escolha da mão esquerda até a cartografia artística – oferece inúmeras oportunidades para programas educativos e discussões sobre história, política e identidade cultural. No entanto, reconheço que nem sempre conseguimos explorar plenamente este potencial.
Um dos maiores desafios enfrentados pela Fundação é o de equilibrar a necessidade de gerar receita através da locação de espaços para eventos com a preservação da integridade simbólica e educacional de obras como “A Mão”. Muitas vezes, observo com preocupação como o significado profundo da escultura pode ser relegado a segundo plano durante eventos comerciais.
Para abordar esta questão, minha equipe no Memorial tem trabalhado no desenvolvimento de estratégias que integrem “A Mão” mais efetivamente em nossa programação regular. As discussões têm se concentrado em formas de ampliar a compreensão e o alcance da obra, não apenas para o público geral, pesquisadores e artistas, mas também para os consulados latino-americanos sediados em São Paulo. Estes consulados frequentemente utilizam nossos espaços para a divulgação da cultura de seus países, o que enriquece significativamente nossa programação e reforça nossa missão de integração cultural.
Estamos explorando possibilidades que vão desde a criação de material educativo mais abrangente até a incorporação da escultura em nossas exposições temporárias. Uma das ideias mais promissoras envolve o estabelecimento de diálogos entre a obra de Niemeyer e artistas contemporâneos, bem como a organização de debates que usem a escultura como ponto de partida para discussões sobre temas latino-americanos atuais. Estas iniciativas, ainda em fase de elaboração, visam não apenas enriquecer a experiência dos visitantes, mas também reafirmar o papel central de “A Mão” na missão educativa e cultural do Memorial.
Além disso, está sendo proposta uma revisão das políticas de locação de espaço para garantir que todos os eventos realizados no Memorial respeitem e, idealmente, incorporem o significado de “A Mão” e outros elementos simbólicos do complexo.
É fascinante observar como a escultura conseguiu penetrar no tecido cultural da cidade a ponto de influenciar até mesmo a linguagem de sinais. O sinal em Libras para o bairro da Barra Funda, onde o Memorial está localizado, incorpora elementos visuais da escultura, demonstrando seu impacto duradouro na comunicação e identidade locais. Esse fenômeno me anima e destaca a percepção de que a arte pública tem um papel crucial na formação da identidade urbana e regional.
“A Mão” não é apenas um testemunho do passado, mas um catalisador para o futuro. A visão é que esta obra continue a inspirar novas gerações de latino-americanos, promovendo um senso de unidade e propósito comum.
Em um mundo globalizado, em que as identidades culturais estão em constante evolução, o papel de instituições como o Memorial da América Latina, e de obras como “A Mão”, é mais importante do que nunca. O desafio é manter vivo o diálogo entre passado e presente, entre arte e sociedade, assegurando que estes símbolos continuem a ressoar e a inspirar.
Olhando para o futuro, “A Mão” de Niemeyer é vista não apenas como um símbolo estático, mas como um convite contínuo à reflexão, à ação e à união entre os povos latino-americanos. Meu compromisso, no exercício do meu cargo, é garantir que esta mensagem continue a ser ouvida, compreendida e vivida por todos que visitam o Memorial da América Latina, sejam eles cidadãos locais, turistas internacionais ou representantes diplomáticos dos países latino-americanos.
João Carlos Corrêa
Diretor de Atividades Culturais da
Fundação Memorial da América Latina
Minhas percepções sobre "Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho"
01/11/2024
“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho” é um documentário que transcende a mera biografia para se tornar uma celebração da vida e obra de uma das maiores intérpretes da música popular brasileira. Dirigido por Pedro Bronz, o filme é uma viagem emocional que nos aproxima da figura carismática e talentosa de Beth Carvalho, revelando facetas pouco conhecidas de sua trajetória. O título do longa faz menção à música “Andança”, de Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós e Edmundo Souto, que foi o primeiro grande sucesso gravado por Beth e deu nome ao primeiro LP da cantora, conquistando o 3º lugar no Festival Internacional da Canção, em 1968.
Desde o início, o documentário já nos impacta ao mostrar Beth Carvalho comandando o cameraman, na verdade seu motorista, para capturar um encontro mágico com o grande Mario Lago. Essa cena inicial estabelece o tom íntimo e pessoal que permeia todo o filme. Beth surge na tela como uma amiga que todos gostaríamos de ter conhecido, irradiando um carisma imenso que nos envolve e nos faz querer saber mais sobre sua história. A baixa qualidade técnica das imagens nos conduz da estranheza ao intimismo, pela maestria do trabalho do diretor.
A narrativa do documentário é construída com uma leveza que contrasta com a profundidade dos temas abordados. A transição de Beth Carvalho do universo elitista da Bossa Nova para a busca de inspiração nos morros é tratada com delicadeza, através de registros gravados por ela e sua equipe. A emoção de ouvir “Folhas Secas” em sua versão original com Nelson Cavaquinho é um dos muitos momentos impactantes do filme, que apresenta Beth como uma verdadeira pescadora de talentos. Ela foi responsável por trazer à tona grandes nomes da música brasileira, que, até então, eram relegados à margem social.
Um dos recursos estilísticos que muito chama a atenção no documentário é o uso de legendas em fundo preto, que nos permite imergir nas músicas em suas versões originais. Esse recurso é utilizado com maestria, especialmente quando acompanhadas de registro fotográfico, criando uma atmosfera de intimidade e nostalgia. A simplicidade na busca de músicas na fonte, com os compositores do morro e nos botecos das esquinas, é outro aspecto que enriquece a narrativa, como no lindo momento capturado em vídeo com os mestres Monarco e Manacéa gravando novas composições a céu aberto no morro.
A relação de Beth com Cartola é outro ponto alto do documentário. A sabedoria e simplicidade de Cartola, que orienta Beth a gravar “As Rosas Não Falam” em vez de “O Mundo é um Moinho”, revela a profundidade da conexão entre eles. Beth se tornou uma espécie de filha adotiva de Cartola e Dona Zica, e essa relação é retratada com carinho e respeito.
O documentário também destaca a faceta agregadora de Beth, que somava e multiplicava amizades, parcerias e sua própria arte. A relação com Dinho Sete Cordas e outros grandes parceiros é pontuada com leveza, assim como sua maternidade cantada e encantada, que, ao tempo em que pontua sua intimidade, também nos conduz a um momento histórico de divisão de águas para o samba no Brasil.
Em uma entrevista documentada, Beth responde com elegância à pergunta sobre o futuro do samba do morro e do fundo de quintal no Brasil, e se isso seria aceito na zona sul do Rio de Janeiro, afirmando que “não existe zona norte, zona sul ou subúrbio quando o assunto é samba. Existe quem gosta e quem não gosta de samba.” Essa frase sintetiza a visão inclusiva e universal de Beth sobre a música. A faceta de filha do samba sai de cena e a madrinha do samba surge ao lado dos hoje consagrados Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, dentre tantos outros a quem ela abriu as portas dos estúdios de gravação.
O documentário ganha um viés político ao apresentar uma Beth que assume sua negritude e pontua questões importantes relativas às desigualdades de tratamento no meio musical. “Tem que ter um discurso político, senão não sou eu”, afirma Beth, destacando a necessidade de união entre os artistas brasileiros.
O momento de sua carreira de maior emoção, segundo a própria Beth, é quando sua vida e sua história se tornam samba enredo de uma escola campeã no grupo de acesso. No último ato do documentário, é impossível não se emocionar ao ver Beth, já debilitada fisicamente, mas com a alma gigante, cantando e encantando seu público, deitada e acompanhada por um coral de fãs apaixonados.
O recorte temporal para finalizar o documentário, com uma memória de Beth no Cacique de Ramos ao som de “O Show Tem Que Continuar”, é uma lição de como Beth Carvalho trouxe o samba do fundo de quintal para a sala de estar de todos os brasileiros. “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, é mais do que um documentário, é uma celebração da vida, da música e do legado de uma das maiores artistas do Brasil.
Ficha Técnica
- Título Original: Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho
- Ano de Realização: 2022
- Direção: Pedro Bronz
- Roteiro: Pedro Bronz
- Direção de Fotografia: Pedro Bronz
- Produção: Pedro Bronz, Felipe Bronz, e Mariana Marinho
- Edição-Montagem: Pedro Bronz
- País de Produção: Brasil
- Meios de Distribuição: Cinema, TV, plataformas digitais (como Globoplay e Claro TV)
Sobre o Diretor: Pedro Bronz
Pedro Bronz é um cineasta brasileiro com uma carreira multifacetada, atuando como diretor, fotógrafo e montador. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, Bronz trabalha com cinema desde 1993 e é um dos criadores da mostra O Incinerasta (2000) e da Mostra do Filme Livre (2002). Seu primeiro trabalho de destaque na montagem foi o documentário “Língua – Vidas em Português” (2002), de Victor Lopes. Ele estreou na direção com “Herbert de Perto” (2009), ao lado de Roberto Berliner, e dirigiu outros documentários notáveis como “A Farra do Circo” (2014) e “O Astronauta Tupy” (2017).
Em “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, Pedro Bronz utiliza sua habilidade narrativa para criar uma obra íntima e abrangente, capturando a essência de Beth Carvalho e seu impacto na música brasileira. O diretor tinha uma relação próxima com Beth, quase como se fosse parte da família, o que lhe permitiu um acesso único ao material produzido pela própria artista. Quando a saúde de Beth começou a se deteriorar, Bronz teve a sensibilidade de reunir esse material e emprestar seu olhar para criar um documentário que é tanto um tributo quanto uma celebração de sua vida e legado.
João Carlos Corrêa
Diretor de Atividades Culturais da
Fundação Memorial da América Latina
Exposição "El Gran Camino Inca" Comemora Bicentenário da Libertação do Peru no Memorial da América Latina
11/10/2024
Em uma celebração que une história, cultura e diplomacia, destacando os 200 anos de consolidação da libertação do Peru e a importância das relações institucionais entre os países latino-americanos, a Fundação Memorial da América Latina, ao lado do Consulado Geral do Peru em São Paulo, inaugurou a exposição “El Gran Camino Inca”, que centra-se no Qhapaq Ñan, a monumental rede viária Inca que interligou vastas regiões do império Tahuantinsuyo desde o século XV – e que é usada até hoje.
Composta por 35 fotografias, a exposição oferece ao público uma visão detalhada do Qhapaq Ñan, permitindo apreciar sua complexidade e beleza. Esse sistema de caminhos não apenas conectou diferentes povos, mas também gerou uma dinâmica interativa de valores sociais, econômicos e culturais. O Ministério das Relações Exteriores do Peru, em colaboração com o Projeto Qhapaq Ñan – Sede Nacional, trabalha para preservar e divulgar essa história internacionalmente.
Importante destacar a sintonia que tenho com o pensamento do Dr. Pedro Machado Mastrobuono, presidente da Fundação Memorial da América Latina, que destacou, em sua declaração sobre a exposição, a missão do Memorial em integrar o continente, comparando o Qhapaq Ñan ao Peabiru, a rede de trilhas guarani. Nas palavras dele, “Agradecemos ao Ministério das Relações Exteriores do Peru a oportunidade de apresentar aos brasileiros o Grande Caminho Inca”, reforçando a importância da exposição para o fortalecimento das relações culturais entre os países.
Pude dar as boas-vindas a representantes do governo estadual, cônsules e autoridades culturais de São Paulo. O cônsul-geral do Peru em São Paulo, Sr. Luis Armando Monteagudo Pacheco, discursou sobre a relevância histórica e cultural desta obra de engenharia. “O Qhapaq Ñan é uma obra eterna pela sua dimensão, desenho de construção e tecnologia, facilitando a comunicação na América pré-colombiana”, afirmou. Também ressaltou que, em 2014, o caminho foi declarado Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. Após o discurso, o Sr. Monteagudo propôs um brinde, rompendo protocolos de forma amistosa, e declarou a exposição oficialmente aberta. O evento foi abrilhantado por uma apresentação da Tunantada, dança que encantou os convidados.
A exposição “El Gran Camino Inca” está aberta ao público de 4 de outubro a 3 de novembro, das 10h às 17h, de terça a sábado, no Salão Gabo da Fundação Memorial da América Latina. Esta é uma oportunidade única para os visitantes explorarem a rica herança cultural do Peru e compreenderem a importância histórica do Qhapaq Ñan. Acredito que a exposição não celebra apenas um marco significativo na história do Peru, mas também reforça os laços culturais e históricos que unem os países da América Latina, promovendo um intercâmbio cultural que enriquece a todos.
SERVIÇO:
Data: 04 de outubro a 03 de novembro – terça a domingo
Horário: das 10h às 17h
Entrada: gratuita
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo (SP)
Acesso: Próximo ao Metrô Barra Funda
Estacionamento: Portões 4, 8 e 15
Bicicletário: Ao lado do portão 9
João Carlos Corrêa
Diretor de Atividades Culturais da
Fundação Memorial da América Latina