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O curso aborda as cinematografias latino-americanas tendo como eixo as relações entre cinema, literatura e história. Passando por diferentes filmes (na home, foto de "Como era gostoso o meu francês", de Nelson Pereira dos Santos) e diretores (foto ao lado do argentino Fernando Birri, "pai do cinema-novo latino-americano"), pretende-se discutir tanto os aspectos estéticos das obras quanto aqueles de cunho sociopolítico, os quais permitem que a categoria cinema latino-americano signifique mais do que um mero agrupamento geográfico. O curso é dirigido a estudantes, profissionais e interessados em geral, que procuram alargar o conhecimento sobre o cinema latino-americano e as práticas de leitura de filmes.
Esta iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, deste Memorial, por meio da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, além de contribuir para a aquisição de competências para leitura, análise e interpretação de filmes, visa promover o conhecimento e a divulgação de filmes latino-americanos de escassa ou pequena circulação e difundir pesquisas teórico-acadêmicas sobre o cinema latino-americano, enriquecendo desta forma o debate e a crítica.
Na primeira parte do curso, a ênfase será dada aos movimentos conhecidos como cinemas novos, que configuram o momento em que os cinemas locais ultrapassam as fronteiras nacionais, constituindo-se o fenômeno que deu legitimidade ao termo cinema latino-americano.
Na segunda parte, os filmes abordados, ainda em diálogo com o movimento cinemanovista, serão vistos sob o vértice de sua relação com a literatura e a história, partindo da hipótese de que esta é uma relação específica na construção de uma identidade cinematográfica da região. Especialmente para os professores do Ensino Básico, espera-se que o curso contribua para o amadurecimento das atividades pedagógicas, uma vez que, do ponto de vista da formação cultural e educacional, a aproximação às obras cinematográficas são cada vez mais frequentes em contexto escolar. Como veículo ou ferramenta de ensino, os filmes aqui abordados permitirão aos professores refletirem sobre diferentes aspectos, temas e objetos de estudo dos programas curriculares, especialmente nas áreas de História e Literatura.
Coordenação e docência:
Maria Gutierrez é doutoranda na ECA-USP, com pesquisa sobre o cinema novo latino-americano em sua relação com a literatura. Em 2006, organizou a edição brasileira do Festival Latinoamericano de la Clase Obrera, e as retrospectivas do cinema militante latino-americano e do audiovisual militante brasileiro, no CINUSP e na Galeria Olido.
Elen Doppenschmitt é graduada em Ciências Sociais (USP) e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com uma passagem pelo Chile, onde viveu por quatro anos como bolsista do PNUD-ONU. Possui pesquisa sobre cinema e oralidade e sobre cinema cubano e desenvolve projetos acadêmicos e de divulgação cultural na área de Cinema e Literatura. Entre outras publicações, destaca-se a tradução de Memórias do Subdesenvolvimento, de Edmundo Desnoes (Fundação Memorial da América Latina: São Paulo, 2008).
Conteúdo Programático:
Primeira parte – Os cinemas novos
1) 13/08 – Cinemas novos: movimentos, manifestos e encontros
2) 20/08 – Argentina em coletivos, manifestos e filmes – Birri, Cine Liberación e Cine de la Base
3) 27/08 – Por un cine imperfecto de Julio García Espinosa, Dialética do espectador de Tomás Gutiérrez Alea, e o ICAIC
4) 03/09 – Da Estética da fome à Estética do sonho: Glauber Rocha em escritos e filmes
5) 10/09 – Chile: a câmera clandestina de Miguel Littín, o documentarismo de Guzmán e o experimentalismo de Ruiz
6) 17/09 – Índios, mineiros e campesinos na Bolívia pelas lentes de Jorge Sanjinés
7) Semana de 19 a 24/09 – Mostra de Cinema Chileno Contemporâneo, palestra da Profa. Marcela Parada (U.C. Chile).
Segunda parte – Cinema, literatura e história
8) 01/10 – De Erendira a Estorvo: as várias adaptações de Rui Guerra
9) 8/10 – Gêneros no cinema mexicano: do melodrama à renovação
10) 15/10 – A antropofagia de Joaquim Pedro de Andrade
11) 22/10 – Graciliano Ramos no cinema: Hirszman e Nelson Pereira dos Santos
12) 29/10 – Relatos de náufragos: Cabeza de Vaca e Como era gostoso o meu francês
13) 05/11 – A mulher como alegoria da história cubana
14) 19/11 – Carpentier vai ao cinema: Barroco de Leduc e El recurso del método de Littín
15) 26/11– A ditadura no audiovisual latino-americano: representações e reapropriações do tema
16) 03/12 – Palestras com especialistas convidados
Serviço:
Local: Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade Popular / Memorial da América Latina
Horário: das 9h às 12h30 (sábados)
Datas: de 13 de agosto a 3 de dezembro de 2011 (16 aulas – Carga horária: 56 horas-aula)
Incrições abertas
Inscrições: no valor de R$ 250,00 (taxa única). Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária. Caso não se atinja o número mínimo das inscrições necessárias para a sua realização, o curso poderá ser cancelado (nesse caso, a taxa de inscrição será devolvida integralmente).
Horário e local das inscrições: de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas-CBEAL / Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo).
Informações:
E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780
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