
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) anuncia a abertura das inscrições para concessão de bolsas de pesquisa em estudos interdisciplinares sobre transtornos aditivos e políticas públicas de drogas. Com orientação da Professora Doutora Clarice Sandi Madruga e do Professor Doutor Divane de Vargas. a iniciativa visa estimular a produção acadêmica e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas em evidências científicas e estratégias de intervenção.
Clarice Sandi Madruga é professora afiliada ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica e atuação na área de epidemiologia e prevenção do uso de substâncias psicoativas. Com mestrados em Neurociências e Dependência Química e pós-doutorado na área, liderou programas como #TamoJunto e Famílias Fortes, e coordena o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) e o Levantamento de Cenas de Uso em Capitais (LECUCA).
Divane de Vargas é professor titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (USP), com doutorado e pós-doutorado em Enfermagem em Adições. Líder do Núcleo de Estudos em Enfermagem em Adições e Saúde Mental (NEPEASM), atua também como orientador de pós-graduação e membro de várias organizações internacionais. Foi presidente do Capítulo Brasileiro da International Nurses Society on Addictions (IntNSA) e coordena programas de pesquisa e intervenções em saúde mental e adições. Além do trabalho de campo realizado na cidade de São Paulo, a pesquisa contará com a colaboração de pesquisadores latino-americanos, que contribuirão com exposições teóricas e metodológicas, análises de casos e promoverão momentos de intercâmbio com os bolsistas, desenvolvendo, assim, uma abordagem científica que integra perspectivas locais e regionais.
As bolsas terão duração de maio a agosto de 2025, com possibilidade de renovação. Podem se inscrever pesquisadores em todos os níveis acadêmicos, desde a graduação até o pós-doutorado, que desenvolvam pesquisas nas seguintes áreas:
Epidemiologia (psicologia e/ou ciências sociais): Epidemiologia dos Transtornos Aditivos, com enfoque em estudos epidemiológicos populacionais na área de álcool e outras drogas.
Intervenções psicossociais (psicologia e/ou ciências sociais): Abordagens e intervenções baseadas em evidências para o tratamento e reinserção social de indivíduos com transtornos aditivos.
Vulnerabilidade social (psicologia e/ou ciências sociais): Análise dos determinantes sociais que impactam na saúde dos indivíduos, em especial a relação entre a vulnerabilidade social e os Transtornos Aditivos, com enfoque em populações em situação de rua ou outras formas de vulnerabilidade social extrema.
Políticas públicas de prevenção em saúde e cuidados para populações vulneráveis e que abusam substâncias (psicologia e/ou ciências sociais): Análise e debate sobre as Políticas públicas de saúde e assistência disponíveis no Brasil, notadamente as políticas públicas para prevenção, tratamento e reinserção social dos Transtornos Aditivos, especialmente para os Transtornos por Uso de Álcool, Cocaína ou Crack.
Tratamento da dependência química (ciências médicas): Panorama de guidelines nacionais e internacionais sobre o tratamento de pessoas com transtornos aditivos, notadamente no que diz respeito às abordagens e intervenções baseadas em evidências.
Serviços da rede a assistência psicossocial (ciências médicas): Identificação e análise de serviços da rede de saúde e assistência psicossocial, especialmente sobre a Rede de Atenção Psicossocial, as linhas de cuidados para álcool, tabaco e outras drogas, desenhadas e implementadas pelo Ministério da Saúde.
Áreas de pesquisa: Epidemiologia dos Transtornos Aditivos, Políticas Públicas de Drogas voltadas para tratamento e reinserção social, bem como áreas pertinentes à interdisciplinaridade das linhas de pesquisa.
Os interessados devem acessar a íntegra dos editais e seguir as orientações para inscrição: