Memorial da América Latina lança Bolsa Cátedra com o intuito de apoiar pesquisas acadêmicas sobre Cinema Latino-americano
A Fundação Memorial da América Latina publicou nesta terça-feira (16/07), o edital da bolsa Cátedra de Integração da América Latina UNESCO/UNITWIN. O tema da edição de 2024 é “Cinema da América Latina: Diálogos sobre de(s)colonialidade” e conta com a orientação catedrática da Profa. Dra. Ana Daniela De Souza Gillone (EACH-USP). Ao todo, serão 5 bolsas de estudos oferecidas a pesquisadores da pós-graduação, indo desde mestrandos até pós-doutores.
Os bolsistas selecionados não precisarão estar vinculados a alguma instituição acadêmica. A concessão das bolsas faz parte da missão institucional da Fundação em promover a produção e a disseminação do conhecimento e integrar países da América Latina a partir de pesquisas e extensão.
As inscrições para as bolsas Cátedra vão até o dia 6 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail contato.cbeal@memorial.org.br e catedra@memorial.org.br.
Missão do Memorial da América Latina
“Ser Cátedra da UNESCO é uma grande conquista e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade. Tal conquista é reflexo da gênese do Memorial pelas mãos do educador e antropólogo Darcy Ribeiro, sempre preocupado em sedimentar uma identidade latino-americana e democratizar o acesso à educação. Como antropólogo, para mim é um privilégio gerir este aparelho multidisciplinar, instituição eficaz em balizar políticas públicas através de suas atividades acadêmicas. A FMAL é eficiente laboratório para nortear políticos e rumos da gestão do executivo, além de lançar luz sobre questões de alta relevância, dentre as quais podemos citar o olhar debruçado de acadêmicos sobre cenas abertas de uso em São Paulo. Nossas frentes de pesquisas são diversas e multifacetadas tal qual o próprio Memorial. Um orgulho e uma grande responsabilidade, seguimos, pois, contribuindo de forma significativa para a comunidade acadêmica e científica, ao mesmo tempo que auxiliamos o desenrolamento de políticas públicas solidas”, afirma o Diretor-presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono.
Para o Diretor do Centro de Estudos Brasileiro da América Latina, Roberto Bertani, os editais proporcionam uma reflexão latino-americana profunda. “É parte da missão do CBEAL promover estudos acadêmicos que nos permitam refletir sobre a atualidade dos povos latino-americanos em diferentes recortes sociais e artísticos. Também muito nos interessa divulgar os saberes e as artes do nosso continente, então junto aos estudos vêm atividades de extensões abertas ao público. Vale acompanhar tudo de perto.”
Sobre o tema da Bolsa CBEAL
A professora-doutora Beatriz Ana Daniela De Souza Gillone (EACH-USP) será a orientadora dos bolsistas Cátedra, que terão de apresentar projetos de pesquisa a partir do tema “Cinema da América Latina: Diálogos sobre de(s)colonialidade”. Ela é pesquisadora pós-doutoral da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) sob a supervisão da Profa. Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi, com bolsa PDE-CNPq (2023) – Estância de investigação realizada junto ao CINEMA Colectivo de Investigación Estética de los Medios Audiovisuales da Universitat Pompeu Fabra Barcelona sob a supervisão do Prof. Francesc Xavier Pérez Tório. Integrante do Núcleo de Pesquisa, Diálogos Interseccionais e Epistemologias Latinoamericanas (NUPEDELAS) da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde desenvolveu pesquisas sobre a estética e a política do cinema brasileiro com bolsa CNPq (2010) e FAPESP (2011-2014). Doutora (2003-2007) e Mestre (2000-2002) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em História da Arte pela Universidad de Salamanca (USAL) (2022). Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade de Ribeirão Preto (1989-1993). Lecionou, como professora visitante, módulo de cinema latino-americano no Programa de Mestrado em Estudios Latino-americanos – Instituto Iberoamérica da Universidad de Salamanca (USAL), em 2019.
Nas palavras da catedrática, o projeto consiste em compreender os aspectos político e social e as formas de representações, em uma abordagem que situe o pensamento crítico aos sistemas coloniais na história do cinema da América Latina. Através das teorias e conceitos do pensamento decolonial e de práticas descolonizadoras, das análises fílmicas sob a perspectiva dos estudos da imagem, da análise do debate do cinema latino-americano, pretende-se visibilizar e avaliar as tensões que se armam no processo de construção das representações que suscitam questões de raça, classe e gênero em uma visada que permita amadurecer como essas questões estão sendo exploradas no atual debate crítico desse cinema. Os resultados pretendidos são:
- Apresentar uma avaliação das condições simbólicas de resistência nas representações latino-americanas e analisar o pensamento decolonial e práticas descolonizadoras implicados nos filmes.
- Análise da estrutura dos filmes, tendo como substrato os diálogos entre o pensamento crítico a colonialidade e a sociologia da imagem na prática cinematográfica para identificar historicamente as maneiras como se transmitem discursos de resistência pelas e através das representações latino-americanas.
- Questionamentos sobre a relação existente entre os aspectos políticos e sociais e o estilo das produções e identificação das epistemologias latino-americanas no discurso do filme.
- Identificar as tendências, pontos em comum e diferenças entre filmografias militantes do passado e do presente.
- Entender as relações entre a condição colonial e a postura de personagens, e constatar como o pensamento decolonial contribui para pensar as imagens em uma perspectiva crítica às questões de raça, classe e gênero na América Latina.
Desse modo, as linhas de pesquisa apresentadas contemplam estudos que reflitam sobre os diferentes aspectos e dimensões da relação entre o cinema da América Latina e a crítica aos sistemas coloniais, envolvendo reflexões acerca das memórias e das epistemologias latino-americanas sobre as relações de poder, desigualdade social, patriarcado, feminismo, questões de gênero, mulheres, raça, negros e indígenas.
- Cinema e pensamento crítico sobre os sistemas coloniais: Nesta linha se insere o debate conceitual das epistemologias da América Latina e referências dos estudos que caracterizam o pensamento crítico aos sistemas coloniais para pensar nos acontecimentos representados e nas questões de raça, mestiçagem e de classe, gênero e trabalho nos filmes da América Latina. Explorar as possibilidades de conexão entre os estudos críticos sobre colonialidade, a noção de descolonização e o cinema latino-americano.
- Cinema e feminismo na América Latina: Estudos sobre a imagem da mulher em uma perspectiva estética, política e histórica, compreendendo as relações de poder dos sistemas coloniais. Teorias feministas e política da representação da mulher nos filmes. Personagens femininos e coletivos de mulheres enquanto estratégia de visibilidade da pluralidade de vozes e saberes relacionados às lutas feministas e suas articulações. Nesta abrangente linha também se inclui os estudos sobre o cinema realizado por mulheres e questões sociais da mulher no audiovisual latino-americano.
- Cinematografias periféricas latino-americanas, cinema LGBTQIA+, cinema indígena e cinema negro: A importância das cinematografias periféricas, dos cinemas negros e indígenas na compreensão dos preceitos estéticos e políticos do cinema latino-americano contemporâneo. Discussões acerca da questão étnico/racial e as múltiplas opressões (classe/trabalho, raça, gênero) sobre a posição de sujeito (personagem latino-americano – mestiço ou também indígena/negro) – questões de minorias políticas, subalternidade e periferia.
- Crítica à colonialidade e ditaduras militares em países latino-americanos: A produção de um pensamento sobre e a partir da América Latina, apresenta-se em sua intensidade entre os anos 1950 e 1980, período em que ocorrem na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai.
- os regimes autoritários que reprimem as atividades de artistas e de grupos políticos. Nesse contexto, os cineastas com seus filmes criaram formas de resistência à repressão e representaram as ditaduras militares. Esta linha de pesquisa inclui reflexões em torno dos regimes ditatoriais e indaga as intervenções do cinema no processo de construção da memória desse passado em uma perspectiva crítica aos sistemas coloniais.
- Cinema da América Latina, estética e política: Cabem estudos sobre a criação artística, o acesso aos meios de criação, produção e difusão dos filmes, das experiências de engajamento político nos circuitos dos cinemas nacionais latino-americanos e das políticas públicas do passado e do presente. Revisão dos diversos discursos (filmes, manifestos, entrevistas, livros, documentos impressos) e do conceito de cinema militante no contexto latino-americano.
- Sobre a bolsa de estudos
A Bolsa Cátedra destina 5 bolsas para pesquisadores da pós-graduação, doutorandos e pós-doutorandos com matrícula ativa. O auxílio-financeiro é de R$ 1.500 mensais para cada pesquisador selecionado.
Cabe ressaltar que a bolsa de estudos tem duração de quatro meses. Para conferir os detalhes do edital e saber mais sobre as inscrições, acesse o link: https://memorial.org.br/editais/