/governosp
EXPOSIÇÃO URUGUAI, CULTURA E ARTE
O Memorial da América Latina e o Consulado Geral do Uruguai em São Paulo, tem o prazer de apresentar a exposição de arte uruguaio, que acontecerá dos dias 22 de março até 7 de abril. Nesta mostra, serão exibidas obras de renomados artistas uruguaios de escultura, aquarela, artes plásticas e cerâmicas.
A mostra contará com obras de reconhecidos artistas como Angeli Arregui, Juan Muzzi, Luca Benites, Mauricio Borgarelli, Miren Edurne e MIRTA, trazendo um panorama diversificado e rico da arte uruguaia contemporânea.
Sobre os artistas:
Angeli Arregui artista plástica, aquarelista e professora uruguaia premiada em exposições de Arte Bunkyo. Possui obras em acervos como o da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” de Piracicaba.
Juan Muzzi artista uruguaio construtivista conhecido por suas obras em óleo e pintura acrílica sobre tela, além de esculturas, telas e cerâmicas. Recebeu prêmios como a Medalha de Ouro no Gabinete de Arte e Studium E. Nascimento Ltda. e a Medalha de Prata na Sociedade Brasileira de Belas Artes.
Luca Benites artista e arquiteto brasileiro que começou a pintar em 1998, em Montevidéu. Em 2016 decidiu queimar todos os seus trabalhos, fato que originou o documentário “Fogo” (Áustria, 2017), que registra as 300 obras de arte virando cinzas. Ele passou a produzir ampulhetas com essas cinzas, bem como pinturas e instalações. Benites já realizou mais de 100 exposições em diversos países.
Mauricio Borgarelli artista uruguaio com ampla formação em pintura e desenho, que tem participado de inúmeras exposições individuais e coletivas desde o final da década de 1980. Sua obra se caracteriza por ser naturalista e paisagística, com foco especial no mar e seu entorno.
Miren Edurne escultora uruguaia que vive em Embu das Artes, em São Paulo, há mais de 50 anos. Com formação em cerâmica e escultura em terracota, Miren Edurne continua a expandir seu trabalho e participar de diversas exposições no Brasil e no exterior.
Mirta artista plástica nasceu em Montevidéu e mora no Rio de Janeiro. Iniciou os estudos em aquarela com Alberto Kaplan em 1990, seguindo para o desenho e a pintura no Parque Lage, onde atualmente estuda. Participou de diversas exposições como as coletivas “QUARTETA – mulheres que pintam”, “Afetos Insurgentes” e “Bela Bienal 2023 – Arte, Vida e Sustentabilidade.
.