/governosp
David Toscana nasceu na cidade mexicana de Monterrey, em 1961. Considerado um dos autores mais representativos da nova literatura latino-americana, foi traduzido para mais de dez línguas. Recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio de narrativa Casa de las Américas, pelo romance O Exército Iluminado.
Obras
O escritor tem cinco livros publicados no Brasil: Santa Maria do Circo, O exército iluminado, As Pontes de Königsberg e O último leitor, editados pela Casa da Palavra, e Lontananza Bar, da Editora Realejo.
Participou como convidado oficial da quarta edição da Festa Internacional de Parati (FLIP), em 2006, quando lançou Santa Maria do Circo.
Em agosto de 2012, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Editora Casa da Palavra, promoveu um encontro com David Toscana, na Biblioteca Latino-Americana, para lançamento da edição brasileira do livro As pontes de Königsberg.
Obras de Toscana no acervo da Biblioteca Latino-Americana
TOSCANA, David. Santa Maria do circo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. 224 p.
A história de um grupo circense desgarrado que funda uma sociedade em pleno deserto mexicano. Formado por anti-heróis como Barbarela, a mulher-barbada, e Natanael, o anão megalomaníaco, o grupo busca a própria redenção em meio ao absurdo.
TOSCANA, David. O exército iluminado. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007. 163 p.
Ignacio Matus é um maratonista, professor de história e patriota inveterado, que decide lutar contra o tempo perdido e recuperar o Texas para o México. Para realizar este sonho quixotesco, Matus organiza um exército de jovens com deficiência mental que incorporam às suas vidas o objetivo de tomar o território em uma empreitada delirante.
TOSCANA, David. Los puentes de Königsberg. México: Alfaguara, 2009. 242 p.
O paralelo entre a cidade mexicana de Monterrey e a antiga cidade prussiana de Königsberg, conhecida pelo mistério matemático a cerca de suas sete pontes, é o pano de fundo de um enredo, onde a imaginação transpõe tempos e subverte geografias. Com personagens que viajam no tempo, descrições sobre a Segunda Guerra Mundial e o enigmático sumiço de seis meninas, o autor une fantasia e realismo em uma narrativa surpreendente.
TOSCANA, David. El último lector. México: Alfaguara, 2010. 182 p.
No último poço de uma cidade sem água foi encontrado o cadáver de uma menina. Na biblioteca daquela cidade sem leitores, a resposta.