Juan Sebastián Aguirre, conhecido como Apitatán, nasceu em Quito, em 1987. É pintor, ilustrador e designer gráfico. Seu amor pela arte começou quando ele era ainda criança. O artista pinta histórias do dia a dia em telas e murais não convencionais.
Os trabalhos revelam o olhar crítico do artista sobre a cultura de sua cidade natal, do seu país e da América Latina.
Seus esboços são inspirados por fragmentos de conversas escutadas na cidade. Elas são um reflexo da cultura latino-americana, composta por indivíduos com contornos afiados e geométricos, frequentemente com olhares sombrios ou sorrisos desdentados.
Esses anti-heróis habitam seu próprio universo, quebrando regras estéticas estereotipadas, exemplificando a beleza encontrada nas imperfeições com um senso de humor intergeracional.
A obra de Apitatán transforma espaços urbanos esquecidos em reflexões que nos lembram de rir de nós mesmos – algo que nos faz bem.
Com cores vibrantes inspiradas nas texturas andinas e nas paisagens equatorianas, ele narra suas experiências e visões pessoais em murais encontrados na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa.