Atividade de extensão “Migrações de crise e o nexo entre mobilidade e imobilidade forçada na Colômbia”

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Atividade de extensão “Migrações de crise e o nexo entre mobilidade e imobilidade forçada na Colômbia”

15.12.2022, 15:00 - 17:00

Livre

O Memorial da América Latina, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) promove a atividade de extensão “Migrações de crise e o nexo entre mobilidade e imobilidade forçada na Colômbia”, da bolsista da fundação Raquel Araújo de Jesus. O evento on-line acontece no dia 15 de dezembro, às 15h, com transmissão pelo Youtube do Memorial, neste endereço.

A atividade se justifica devido ao número crescente de trabalhos e pesquisas sobre migrações forçadas, isto é, sobre a mobilidade humana em contextos de conflito armado e de violações de direitos humanos. No entanto, ainda são escassos os estudos sobre a mobilidade forçada dentro das fronteiras do Estado-nação, ou seja, o deslocamento interno forçado de pessoas, e a imobilidade, ou a restrição à mobilidade, entendida como o confinamento forçado de pessoas, em meio a esses mesmos cenários. Considerando, portanto, a necessidade de perspectivas analíticas voltadas para essas questões, o presente seminário tem como objetivo debater o nexo entre mobilidade e imobilidade humana a partir da problemática colombiana. Assim, serão explorados como o campo das “migrações de crise” contribui para a sua compreensão, bem como seus principais aspectos, à luz de problematizações de cunho teórico-conceitual e prático. O evento tem como público-alvo estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema das migrações forçadas e nos estudos sobre Colômbia.

Raquel Araújo de Jesus é doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ) e bolsista do CBEAL.

Serviço:
Atividade de extensão das bolsas CBEAL: “Migrações de crise e o nexo entre mobilidade e imobilidade forçada na Colômbia”
15 de dezembro, às 15h
Inscrições: https://forms.gle/ATarrEbTV3qhsiSZ7
Transmissão ao vivo pelo Youtube do Memorial: https://www.youtube.com/MemAmericaLatina

Detalhes

Data:
15.12.2022
Hora:
15:00 - 17:00
Preço:
Livre
Website:
https://www.youtube.com/MemAmericaLatina
Governo do Estado de SP