/governosp
Diversos intérpretes se reúnem na noite do dia 6, no Memorial, para executar o oratório de Natal "El Pessebre", baseado no poema do escritor Joan Alavedra. A obra é do compositor e violoncelista catalão Pablo Casals. O concerto é uma iniciativa da Associação Cultural Catalonia.
O corpo musical formado especialmente para executá-la é formado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Coral Sinfônico Metropolitano de Campinas e o Canto Coral Exsultate. E os solistas Jamile Evaristo (soprano), Theresa Longatto (contralto), Eric Herrero (tenor), Vinícius Atik (barítono) e Paulo Menegon (baixo). A direção musical e regência é do maestro Hermes Coelho.
Constituído de uma abertura (em estilo de Sardana) e mais quatro partes (A Caminho de Belém, A Caravana dos Reis do Oriente, O Presépio e A Adoração), "El Pessebre" é um oratório composto por Pablo Casals, orquestrado por Enric Casals e texto de Joan Alavedra –o companheiro de exílio de Pablo Casals –, e concebido em Prada de Conflent entre os anos 1943 e 1958.
Durante seu exílio, em plena II Guerra Mundial, Casals teve a necessidade de musicar um poema, ingênuo para alguns, de seu amigo Joan Alavedra sobre as figuras do presépio de Natal. Desta obra ele fez, anos depois, a sua mensagem de Paz para todos os homens de boa vontade, reconhecida pela comunidade internacional.
Esta obra converteu-se, a partir de sua estréia, em 1960 no México, num estandarte que Casals levaria para o mundo inteiro. Ele, que havia renunciado a tocar o seu instrumento em público como protesto pela barbárie da guerra, canalizou nesta obra todo o seu amor pela humanidade, a sua esperança em um futuro melhor e, acima de tudo, o seu forte desejo pela paz universal.
"El Pessebre" foi interpretado em inúmeros lugares ao redor do mundo como um chamado à paz e à fraternidade entre os povos. Especialmente significativas foram as estréias na sede das Nações Unidas (1963), em Sant Miquel de Cuixà (1966), Barcelona (1967) e a apresentação em Montserrat (1971).
Infelizmente, por estar Casals persistindo em seu exílio voluntário de oposição à ditadura franquista, ele não pode estreá-la em Barcelona. Foi seu irmão, Enric Casals, quem dirigiu a estréia do "El Pessebre" no Palau de la Música Catalana, em Barcelona, no Natal de 1967.
O oratório também foi interpretado em cidades como Berlim, Londres, Nova Orleans, Buenos Aires, Córdoba (Argentina), Washington, Menphis, Budapest, Atenas, Genebra, San Salvador, Chicago, Madrid, Guadalajara (México), Jerusalém.
Mais recentemente, em junho de 2004, foi interpretada no l’Auditori de Barcelona, pela Orquestra Sinfônica e Nacional da Catalunha e diversos corais, sob a direção de Antoni Ros Marbá, durante os eventos do Forum Universal das Culturas.
O texto do "El Pessebre" já foi traduzido para o castelhano, francês, italiano, alemão, grego, húngaro, russo e hebreu.
Intérpretes:
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Coral Sinfônico Metropolitano de Campinas
Canto Coral Exsultate
Solistas:
Soprano: Jamile Evaristo
Contralto: Theresa Longatto
Tenor: Eric Herrero
Barítono: Vinícius Atik
Baixo: Paulo Menegon
Direção Musical e Regência: Maestro Hermes Coelho
Serviço:
Concerto de Natal Catalonia
Quarta-feira, 6 de dezembro
Horário: 21h
Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar
Entrada pelos portões 12 a 16
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone para informações: (11) 3823-4600